Início » Jogos » Como jogar The Sims 4 [Guia para Iniciantes]

Como jogar The Sims 4 [Guia para Iniciantes]

Veja algumas dicas de como jogar The Sims 4 e dê um upgrade na vida do seu Sim

Diego MeloPor

The Sims 4 foi lançado para PC, PS4 e Xbox One, e mesmo não tendo uma jogabilidade muito complexa, ainda assim guarda alguns truques que podem facilitar a vida de quem está jogando pela primeira vez. Confira algumas dicas de como jogar The Sims 4 e comece bem a jornada (e as aventuras) do seu Sim.

The Sims 4 fica grátis no Steam e expansões têm desconto (Imagem: EA)

Veja algumas dicas de como jogar The Sims 4 (Imagem: Divulgação / EA)

1. Capriche nas características do seu Sim

Não existe uma forma “correta” de se jogar The Sims 4, e essa é uma das maiores vantagens do jogo. Você pode começar criando seus Sims baseando-se em você ou em pessoas próximas, mas também pode ir para um lado totalmente oposto, criando um personagem com traços de personalidades completamente diferentes dos seus, para ver como ele lida com as situações.

Alguns traços podem deixar seu jogo mais fácil por serem considerados “bons”, como “Confiante” ou “Ativo”, enquanto outros podem tornar seus personagens instáveis e até imprevisíveis, como “Malvado” ou “Invejoso”.

Já quanto as Aspirações, que também determinam como seu sim se comporta, há ainda um outro benefício: elas podem ser trocadas sem precisar de cheats, pelo próprio menu do jogo. No entanto, o Traço Extra continuará sendo aquele ligado com a aspiração selecionada ao criar o seu Sim.

Como jogar The Sims 4 / EA / Divulgação

Cada Sim tem sua própria personalidade (Imagem: Divulgação / EA)

2. Cuide bem das necessidades do seu Sim

Se você não quer que seu Sim tenha crises emocionais ou fisiológicas, é uma boa ideia ficar de olho em suas necessidades básicas. Assim como todo ser humano (até mesmo o virtual), eles também precisam comer, dormir, se divertir, e tomar banho.

Clicar no ícone da necessidade fará com que o Sim resolva o problema sozinho. Se quiser ter mais controle, pode aproveitar alguns “atalhos” que resolvem várias necessidades ao mesmo tempo, como tomar banho na temperatura que seu Sim gosta, que faz com que ele fique mais feliz ou energizado.

Os itens de The Sims 4 também afetam as necessidades dos Sims. Objetos com pontuações altas aumentam as barras mais rápido e tem efeitos mais duradouros.

Como jogar The Sims 4 / Divulgação / EA

Sims interagindo em uma festa (Imagem: Divulgação / EA)

3. Aproveite outras formas de ganhar dinheiro

A carreira do seu Sim é sua principal fonte de simoleons (a moeda do jogo). Mas existem outras formas de complementar a renda do seu personagem (ou família), mesmo se você não tiver a expansão Ao Trabalho.

Algumas habilidades que envolvem passatempos, como Escrita, Pintura e Programação, permite que seu Sim escreva livros, pinte quadros e crie aplicativos para vender por algumas centenas de simoleons.

Ao explorar a vizinhança, você pode encontrar objetos valiosos que também podem ser vendidos, garantindo mais algum dinheiro extra para sua família.

4. Use as teclas de atalho no modo construção

O modo de construção do The Sims 4 é o mais completo e personalizável da série. Há até uma inteligência artificial que ajuda a posicionar portas, janelas e até cômodos inteiros automaticamente.

Pode parecer um pouco complicado construir a casa dos sonhos no começo, mas logo que “pegar o jeito”, experimente usar as teclas de atalho, como “H” para selecionar coisas ou “K” para deletar objetos e paredes, pois elas facilitam e agilizam bastante o processo. O próprio jogo indica qual é o atalho ao parar o mouse sobre a ferramenta que pretende usar.

Como jogar The Sims 4 / EA / Reprodução

Teclas de atalho facilitam a construção (Imagem: Divulgação / EA)

5. Fique de olho no humor do seu Sim

Assim como na vida real, o ânimo do seu Sim afeta as atividades que ele realiza. Você pode aproveitar esses momentos para ganhar alguns bônus em determinadas habilidades, como Cozinhar, ou ver que tipo de obra de arte seu Sim pode criar quando está muito triste ou muito alegre, por exemplo.

No caso das pinturas, se você pendurá-las na parede e clicar em uma delas quando algum Sim estiver por perto, ele vai passar a sentir momentaneamente o sentimento que influenciou na criação daquela obra de arte.

6. Não tem problema usar cheats (de vez em quando)

A situação financeira da sua família virtual apertou, você precisa progredir rápido em alguma habilidade, quer ter acesso a itens que ainda não foram desbloqueados… Não importa o motivo, praticamente para cada situação, em The Sims 4 há um truque que pode te ajudar.

The Sims 4 não é um jogo competitivo, e uma de suas maiores vantagens é justamente a liberdade que dá ao seus jogadores para se divertirem da maneira que quiserem. Não tem problema usar um cheat ou outro de vez em quando para ter uma vantagem ou simplesmente mudar as coisas. Para isso, veja uma lista com todos os códigos e truques para The Sims 4 aqui.

The Sims 4 é uma das mais franquias de maior sucesso da história dos videogames. Se você ainda não jogou, vale a pena experimentar. As dicas aqui foram dadas com base no jogo base, e ainda há muito mais para aproveitar com as expansões (mas é preciso ter dinheiro pra isso).

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando