Início » Negócios » BC libera Mercado Livre para atuar como instituição financeira

BC libera Mercado Livre para atuar como instituição financeira

Aval do Banco Central para atuação como instituição financeira ampliará serviços de crédito do Mercado Livre

Emerson Alecrim Por

Nesta segunda-feira (9), o Mercado Livre recebeu autorização do Banco Central para atuar como instituição financeira no Brasil. Isso significa que a companhia poderá ampliar as suas operações de crédito no país, segmento do qual participa desde 2017.

De acordo com Tulio Oliveira, vice-presidente do Mercado Pago — divisão de pagamentos do Mercado Livre —, a companhia já concedeu R$ 10 bilhões em crédito, em um total superior a 10 milhões de transações realizadas desde 2017.

App do Mercado Livre (imagem: divulgação/Mercado Livre)

App do Mercado Livre (imagem: divulgação/Mercado Livre)

Ainda segundo o executivo, essas operações foram realizadas sobretudo por consumidores e pequenos empreendedores que não têm acesso aos serviços de crédito oferecidos por instituições financeiras tradicionais.

Ao atuar como instituição financeira autorizada pelo Banco Central, o Mercado Pago poderá formular novos produtos ou serviços financeiros e, com efeito, alcançar uma base maior de clientes.

Hoje, o principal serviço da empresa no segmento é o Mercado Crédito, que pode ser usado para que consumidores sem cartão de crédito financiem a compra de itens no Mercado Livre, por exemplo. As parcelas desse financiamento podem ser pagas via boleto bancário ou saldo no Mercado Pago.

O sinal verde do Banco Central surge quase dois meses depois de o Mercado Livre ter recebido um aporte de R$ 400 milhões do Goldman Sachs destinado justamente à ampliação dos serviços de crédito da companhia.

Além disso, o aval pode facilitar a captação de recursos financeiros pelo Mercado Livre por permitir que a companhia tenha acesso a um número maior de fontes de financiamento.

Com informações: Exame.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
3 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Eita (@mandatario)

Concorrência! Isso é ótimo

Alex (@wuhkuh)

Nem pra eles migrarem os clientes do Mercado Credito pra um cartão de crédito mesmo