BC libera Mercado Livre para atuar como instituição financeira

Aval do Banco Central para atuação como instituição financeira ampliará serviços de crédito do Mercado Livre

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
App do Mercado Livre (Imagem: Divulgação/Mercado Livre)
App do Mercado Livre (imagem: divulgação/Mercado Livre)

Nesta segunda-feira (9), o Mercado Livre recebeu autorização do Banco Central para atuar como instituição financeira no Brasil. Isso significa que a companhia poderá ampliar as suas operações de crédito no país, segmento do qual participa desde 2017.

De acordo com Tulio Oliveira, vice-presidente do Mercado Pago — divisão de pagamentos do Mercado Livre —, a companhia já concedeu R$ 10 bilhões em crédito, em um total superior a 10 milhões de transações realizadas desde 2017.

Ainda segundo o executivo, essas operações foram realizadas sobretudo por consumidores e pequenos empreendedores que não têm acesso aos serviços de crédito oferecidos por instituições financeiras tradicionais.

Ao atuar como instituição financeira autorizada pelo Banco Central, o Mercado Pago poderá formular novos produtos ou serviços financeiros e, com efeito, alcançar uma base maior de clientes.

Hoje, o principal serviço da empresa no segmento é o Mercado Crédito, que pode ser usado para que consumidores sem cartão de crédito financiem a compra de itens no Mercado Livre, por exemplo. As parcelas desse financiamento podem ser pagas via boleto bancário ou saldo no Mercado Pago.

O sinal verde do Banco Central surge quase dois meses depois de o Mercado Livre ter recebido um aporte de R$ 400 milhões do Goldman Sachs destinado justamente à ampliação dos serviços de crédito da companhia.

Além disso, o aval pode facilitar a captação de recursos financeiros pelo Mercado Livre por permitir que a companhia tenha acesso a um número maior de fontes de financiamento.

Com informações: Exame.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados