Como funciona o sistema de filmes e séries recomendadas da Netflix
Entenda como funciona o sistema de filmes e séries recomendadas da Netflix, que identifica quais conteúdos o usuário mais gosta
TB Responde
A Netflix tem um poderoso algoritmo de sugestão de conteúdos, capaz de recomendar as obras que mais são capazes de agradar um consumidor. O sistema se baseia no uso, e quanto mais produções o espectador assistir, melhores serão as dicas do serviço de streaming. Neste artigo, você vai entender como o sistema de filmes e séries recomendadas da Netflix funciona.
TV com logo da Netflix (Imagem: David Balev/Unsplash)
A Netflix se baseia nos hábitos dos consumidores para aprimorar seus algoritmos de sugestão. Para novos assinantes, a plataforma fará recomendações básicas. Eles estimam a probabilidade de alguém assistir a algum título do catálogo com base em informações como:
Também existem outros fatores que a Netflix também leva em conta:
Exatamente para alimentar o sistema de recomendações, a Netflix tenta “forçar” o novo usuário a selecionar algumas séries e filmes favoritos após criar uma conta, para que a análise de comportamento possa ser feita desde o início. Este passo, no entanto, pode ser pulado.
Com o tempo, a Netflix observa e analisa os costumes e gostos do assinante: as produções que adicionou em “Minha lista”, quais obras assiste com mais frequência, quais ele maratona, quais ele assistiu uma vez e não voltou mais, quais filmes ele não terminou, etc.
Esses dados são cruzados com os de outros usuários que tenham gostos e preferências parecidos, de modo a tentar identificar os gostos do assinantes e “prever” quais tipos de conteúdos ele se sentirá mais inclinado a assistir.
Página inicial da Netflix na web (Imagem: Reprodução/Netflix)
Uma vez que esses dados são reunidos e analisados, o algoritmo de séries recomendadas da Netflix passa a sugerir conteúdos de várias formas. Uma delas é através das barras de navegação “Em alta”, “Continuar assistindo”, “Principais escolhas”, “Séries empolgantes” e outras organizadas por estilo, entre as que o assinante mais consome.
Por exemplo, a Netflix pode exibir barras de navegação separadas por temas como terror, comédia, aventura e animes, e também por tópicos customizados como “Séries com mulheres fortes”, “Animes de ficção científica”, “Séries dignas de maratona” e etc.
Já a barra “Porque você assistiu a” faz sugestões com base em um conteúdo que o usuário assistiu recentemente, ou consome de forma recorrente, para recomendar produções com temas similares.
O algoritmo de obras recomendadas da Netflix também sugere conteúdos similares no fim de um filme, ou do último episódio de uma série.
Exemplos de barras de navegação personalizadas (Imagem: Reprodução/Netflix)
Embora nem sempre o algoritmo acerte, ele vai melhorando sua capacidade de sugerir obras que agradem o consumidor, quanto mais ele assiste seus filmes e séries favoritos na Netflix.
Com informações: Netflix.
Comentários da Comunidade
Participe da discussãoOs mais notáveis