Início » Aplicativos e Software » Microsoft vai forçar atualização em PCs com Windows 10 antigo

Microsoft vai forçar atualização em PCs com Windows 10 antigo

Quem estiver com a versão 1903 do Windows 10 ainda poderá utilizar o PC, mas a Microsoft não atenderá chamados do suporte

André Fogaça Por

A Microsoft divulgou no último final de semana a data para o fim do suporte para a versão 1903 do Windows 10, lançada no primeiro semestre do ano passado. A maior mudança para os usuários está em uma atualização mandatória para uma compilação mais recente e compatível com o hardware detectado no PC.

Windows 10 May 2020 Update (Imagem: reprodução/Windows 10)

Windows 10 May 2020 Update (Imagem: reprodução/Windows 10)

O Windows 10, na versão 1903 e internamente chamado de 19H1, foi lançado para o público em maio de 2019 e é a sétima grande atualização do sistema operacional da Microsoft. Ele trouxe algumas novidades como um tema claro completamente novo, a possibilidade de esconder notificações em apps ou jogos que estão em tela cheia, a separação da Cortana da barra de buscas e a possibilidade de pausar atualizações de software por 35 dias.

Mesmo com pouco mais de um ano de vida, a Microsoft anunciou para o dia 8 de dezembro deste ano o fim do suporte desta versão do Windows 10, nas seguintes versões:

  • Windows 10 Home;
  • Windows 10 Pro;
  • Windows 10 Pro Education;
  • Windows 10 Pro for Workstations;
  • Windows 10 Enterprise;
  • Windows 10 Education;
  • Windows 10 IoT Enterprise.

Isso significa que a partir da data divulgada o Windows não receberá mais atualizações de segurança e clientes que entrarem em contato com o suporte da Microsoft, utilizando a versão 1903 do Windows 10, serão direcionados para atualizar o dispositivo. Só após este passo o atendimento poderá prosseguir.

Microsoft tem cronograma para Windows 10

Por mais abrupto que isso possa parecer, a Microsoft não esconde o tempo de vida de cada versão do Windows 10 lançada. O atual cronograma de atualização garante dois updates por ano, com 18 ou 30 meses de garantia para o suporte. O mês de lançamento de cada atualização pode dar o prazo máximo para o suporte, mas apenas para as versões Enterprise, Education e IoT do Windows.

Com informações: Microsoft.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
14 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Anderson Antonio Santos Costa (@Anderson_Antonio_San)

É bom saber como anda a fragmentação das builds do Windows 10.
Atualmente estou na build 20H2, mas é bom saber disso.

Jardel (@Jardel)

Na minha humilde experiência, isso só acontece em maquinas com crack para ativação. E isso geralmente apenas em atualizações de segurança. Em grandes atualizações quase todos os arquivos são substituídos, beira uma instalação limpa.

² (@centauro)

Sei lá, pergunta pro Ricardo.

Pessoalmente eu partiria pro Linux, mas cada um é um.

Tori Niwikari (@Tori)

Em questão de gerenciamento de animações, Windows 8.1 dá um show se comparado ao seu irmão Windows 10.
Talvez seja pq o 8.1 ainda tivesse um Aero mais polido e com raízes do Windows 7.

Windows 10 ainda tem problemas com transições entre animação, blur e textura, vide o Action Center que não renderiza a animação de forma sutil.

Unica coisa que o Windows 8.1 perde é o Dark Mode.