Início » Brasil » Correios lançam edital para instalar lockers de entrega em SP e RJ

Correios lançam edital para instalar lockers de entrega em SP e RJ

Depois de instalar Locker no Distrito Federal, Correios querem expandir serviço para São Paulo e Rio de Janeiro

Emerson AlecrimPor

Depois de estrear o primeiro Locker, agora vem a fase de expansão da iniciativa. Nesta semana, os Correios lançaram um edital para credenciamento de fornecedores para esse serviço. O plano é instalar os próximos armários inteligentes nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo.

Correios Locker (Imagem: Vinícius de Melo/Agência Brasília)

Correios Locker (imagem: Vinícius de Melo/Agência Brasília)

O primeiro Locker dos Correios foi instalado em Paranoá, região administrativa do Distrito Federal, no final de outubro. O armário tem 40 gavetas de tamanhos variados e permite que o usuário retire ali itens comprados pela internet.

Para tanto, basta ao consumidor consultar no aplicativo ou site dos Correios o CEP do armário inteligente mais próximo e inserir essa informação no endereço de entrega ao realizar a compra, junto ao seu número de CPF / CNPJ.

A compra será entregue no Locker. Na sequência, os Correios enviarão um SMS com instruções para a retirada, incluindo um código que deverá ser digitado na tela do armário para abertura da gaveta. O pacote deve ser retirado em até três dias corridos. O serviço não gera custo adicional para o usuário.

Um serviço como esse é útil para consumidores que moram em locais com restrição de entrega por parte dos Correios ou que gostariam de retirar a compra perto do seu local de trabalho, por exemplo.

De acordo com os Correios, o Locker instalado em Paranoá atende a cerca de 6 mil famílias da região. A próxima unidade será inaugurada neste mês de novembro no Rio de Janeiro.

Correios Locker (Imagem: Vinícius de Melo/Agência Brasília)

Tela do Correios Locker (imagem: Vinícius de Melo/Agência Brasília)

Mas a empresa pretende expandir ainda mais o serviço. Para a próxima fase, os Correios querem que os armários inteligentes sejam instalados em shoppings, estações do metrô, rodoviárias e outros lugares com grande movimento de pessoas nas mencionadas capitais.

Para tanto, os Correios lançaram o edital para credenciamento de empresas interessadas em fornecer os armários. As empresas credenciadas também deverão fornecer toda a infraestrutura necessária para a operação do equipamento, incluindo espaço físico, energia elétrica, limpeza e manutenção.

Após a expansão do Locker pelas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, os Correios pretendem, a partir de 2021, instalar os armários em todo o Brasil.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
3 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

wesley soares (@wesley_soares)

Showww, eu uso os correios com frequência, e o serviço melhorou muito, seria reflexos de uma possível privatização? Dado a melhor substancial que eu vi nos últimos anos nem sei se ainda seria a favor, mas é um ponto aí a se pensar.

Felipe Silva (@Felipe_Silva)

Eu diria que teve um período que o correio piorou muito por falta de dinheiro, se tu tira todo o lucro de uma empresa antes dela usar parte dele para reinvestimento é esperado que a empresa piore nos próximos anos, parece que pararam com essa pratica e com os resultados positivos dos últimos anos a empresa tem investido e se reinventado, especialmente agora com o ecommerce em alta durante a pandemia.