O Pix só será liberado para todos os brasileiros a partir do dia 16 de novembro, mas desde o dia 3 deste mês alguns correntistas de bancos ou fintechs podem testar a nova forma de transferência. Eu aparentemente estou na lista de testes do banco onde tenho conta e o processo foi rápido, mas não tão simples assim.
Eu tenho conta em quatro bancos diferentes, sendo duas fintechs, um banco e uma divisão de outro banco tradicional. Dando nome aos bois, as contas estão no Santander, Next (braço digital do Bradesco), Nubank e C6, cada um deles conta com ao menos uma chave para o Pix. Sim, é uma zona com CPF, e-mail e celular para todo lado – ao menos o dinheiro sempre cairá em alguma conta que eu movimento.
O Santander é o banco onde acontece a maior parte das minhas transações, seja de chegada ou mesmo distribuição de valores para as outras contas – basicamente para pagamento de cartão de crédito de cada instituição. Pois bem, essa história toda está aqui para explicar a minha surpresa.
Existem dois caminhos até o Pix
O banco onde minha conta é mais antiga é o Santander e foi nele que notei a possibilidade do Pix. Chegar até a opção de Pix é simples, mas não acontece onde as transferências bancárias ficam no aplicativo. Eu sempre faço transferências e o caminho normal é: Menu lateral > Transações > Transferência. Dentro desta parte ainda estão disponíveis apenas TED e DOC.
Eu notei a presença do Pix em outro lugar: pagamento de conta, dentro do botão “Pagar”. Ok, faz sentido, o Pix pode ser utilizado como pagamento para alguma pessoa. Imagine que seu vizinho faz bolinhos no pote, você pode pagar o bolo utilizando este método de pagamento.
Neste momento a curva de aprendizado aparece e notei que existe um botão chamado “Pix” na tela inicial, longe da parte de transferências. Nela está a opção para ler um código QR e efetuar o pagamento, ou então transferir o dinheiro para outra conta com ajuda de uma das chaves – CPF/CNPJ, número do celular, e-mail, agência e conta, ou chave aleatória.
A chave aleatória é composta por 182 caracteres com números sem muito significado, mas dentro do texto (que pode estar em um código QR) eu encontrei meu endereço de e-mail cadastrado no Santander como chave do Pix, além do meu nome completo. Estes dois dados estão abertos para quem colar o código em algum lugar.
O Pix chegou em um segundo
Se você utilizar uma chave para efetuar o Pix, como o CPF, a tela seguinte exibe o nome completo do destinatário, junto de parte do CPF e a instituição bancária cadastrada. É possível adicionar uma informação, como “pagamento do bolo” e que fica visível para ambas as partes.
Uma segunda tela com todas as informações sobre o pagamento é exibida, o que me parece uma forma extra para evitar a transferência para outra pessoa. É possível ver a lista de Pix feitos ou recebidos, mas senti a falta de um botão de ajuda para quem fez a transação para a pessoa errada.
Por regra não é possível reverter um pagamento por Pix, então é bom prestar atenção e o banco, ao menos no meu caso, ofereceu três toques no “Ok” para que você consiga ler atentamente os dados inseridos.
O tempo para o dinheiro sair da minha conta e chegar no destino é de até 10 segundos e ele aconteceu em um segundo, a informação fica visível nos comprovantes de envio e de recebimento. A notificação do banco recebedor levou exatos 10 segundos para aparecer no outro celular, eu contei.
De qualquer forma, a experiência foi ótima. Só falta inserir o Pix dentro da parte de transferências, mantendo a presença dele na parte de pagamentos como está aqui.
Comentários da Comunidade
Participe da discussãoOs mais notáveis
O app do Santander (e o internet banking) nunca foram um primor de organização e simplicidade. Entendo sua insatisfação.
Pelo menos funcionou, que é o principal.
Bom saber, acabei de testar aqui e funciona super bem Nem vou mais precisar pagar boleto para depositar no meu nubank, já que minha conta do santander não tem TED/DOC :v
acho que eles deixam separado pra propagandear,pq o certo msm é ficar nas opções junto com doc e ted
@fogaca Acho que eles não pode colocar o Pix junto com TED e DOC é norma do Banco Central, no regulamento do Pix explica isso. 20201110_215540720×1141 134 KB
No Nubank não aparece a opção de fazer TED quando o PIX está disponível. Só vai por PIX mesmo.
Minha experiência foi ótima. O dinheiro realmente vai na hora, como se fosse transferência pra outra conta no mesmo banco.
Ainda dá pra fazer TED lá, basta ir na seção da conta (não dá na página inicial onde tem cartão e tudo mais) e ir em transferência.
Mesmo lá. Quando vai concluir a transação vai por PIX.
Vai não, eu usei hoje e continua por TED lá. Pix só na página inicial e no botão Pix também.
Você recebeu algum notificação que podia testar ou foi na sorte mesmo @fogaca?
No Banco do Brasil foi bem fácil. Tem uma opção Pix, que já mostra todas as opções possíveisIMG_20201110_2335521080×2400 682 KB Screenshot_2020-11-10-23-38-57-596_br.com.bb.android1080×2400 623 KB
Tá certo isso?
No Nubank não consigo ver minha chave aleatória. Na conta da CEF ela é um GUID padrão com 32 caracteres separados por hífen
Testei no banco do Brasil. Está na opção de transferências do app, e também na tela inicial. Tudo muito simples e rápido.
Aliás, sugiro que você faça um teste no banco do Brasil. Vai gostar tanto do app talvez decida ficar com ele como conta principal. Você pode abrir uma conta fácil pelo app mesmo, em poucos minutos. Depois de aberta faça o upgrade para uma conta corrente. Tudo pelo app, não precisa ir na agência pra nada. Se tiver alguma dúvida pode me chamar.
O problema do BB é q ele é um bom banco só pra quem é assalariado, servidor público, ou ruralista.
Apesar de poder abrir a conta pelo app, o banco é extremamente burocrático no q diz respeito a crédito.
Fui cliente por uns 10 anos, mas depois descobri q poderia ter muito mais credito em bancos privados e acabei fechando a conta no BB.
Cheguei a reabrir uma conta em meados de 2012, 2013 e a mesma coisa - extrema burocracia pra qualquer coisa, mesmo eu tendo um score muito alto. A conta acabou não durando 1 ano e fechei também.
Quanto ao app, evoluiu bem, mas isso era de se esperar. O BB sempre teve uma equipe de TI muito competente.
Você tem razão, o BB sempre foi conservador demais na questão de liberação de crédito. Nos últimos meses o Banco do Brasil tem mudado, aos poucos, essa atitude.
Eu ganhei acesso pelo NuBank e vou te falar, está uma bagunça a navegação, o app está com duas telas de transferência totalmente diferentes:
Uma no menu Inicial que te dá acesso ao Pix
Screenshot_20201111-103944-edit1080×2340 125 KB
Uma dentro da área de Conta que vai para a tela antiga
Screenshot_20201111-103212-edit1080×2340 127 KB
No NuBank especificamente parece que eles vão unificar tudo que é transferência nessa nova tela.
Fuçando bastante percebi que o NuBank já vai transferir via Pix sempre que possível, e se não for possível via Pix vai para opção TED.
Aparentemente você consegue transferir via Pix usando os dados tradicionais das contas (Banco, Agência, Conta, CPF), ou seja, os bancos conseguem substituir o TED pelo Pix sem fazer nenhuma mudança nos dados requeridos.
Então na prática no NuBank eles vão matar o TED, e as chaves só serão um atalho para você não precisar digitar todos os dados da conta destinatária.
Fluxo completo:
Screenshot_20201111-103944-edit1080×2340 125 KB Screenshot_20201111-103657-edit1080×2340 129 KB Screenshot_20201111-1037061080×2340 212 KB Screenshot_20201111-1037401080×2340 259 KB Screenshot_20201111-1037481080×2340 141 KB
PS: eu tenho esse tanto de conta porque é sem taxas e eu gosto de fuçar e testar.
Tem isso mesmo. Dentro dos regulamentos do PIX, o Bacen incluiu como deve ser a experiência do usuário, inclusive com exemplos (fonte - PDF). Todas as telas de exemplo mostram que o PIX deve ser acessado, gerenciado e utlizado a partir de um mesmo ambiente completamente à parte de outras formas de pagamento, como TED e DOC. Esse é um dos motivos que você não irá encontrar o Pix nos menus de transferências.
A conta lá tem taxas Márcio?
Acabei de testar o Pix no Iti (Itaú) também, e lá está bem legal e fácil de usar.
Está junto com transferência normal, não tem um menu específico para o Pix.
Abrindo pelo app, você pode escolher a conta corrente sem pacote de tarifas. Aí usa os serviços essenciais. E agora com o pix ficou ainda melhor, pois não vai ter mais custo com transferência entre bancos.
No itaú padrão, não estou conseguindo criar chaves para minha mãe ;/ Quem sabe uma hora dê
Estou curioso mesmo para ver isso funcionando para pagamentos de pedidos em sites/apps. Receber desconto para pagamento à vista sem ter que esperar o boleto compensar seria fantástico.
Vão usar o tal do PIX Cobrança, uma espécie de boleto com PIX que compensa na hora.
Eu também devo ter umas dez contas em fintechs pra ficar por dentro
Inclusive a minha é de serviços essenciais. A única coisa que eu ficava órfão é em relações a transferências. Agora não tô mais!
O BB é um banco estranho. Tem o app mais maduro que já vi, porém, é ruim em relação a crédito e investimentos, mas no resto te dá muita liberdade (e tem evoluído muito, como o Marcio disse).
Inclusive a função que eu mais amo é poder ajustar meus limites da forma que eu quiser. Posso ajustar meus limites de saque, de pagamento e de transferência e cada canal (aplicativo, internet banking, caixa eletrônico), além de poder transferir limite de empréstimo pro cartão de crédito e vice-versa.
Já baixou o app BB investimentos? Ali tem opções muito interessantes pra quem gosta de investir.
Ah, e tem também o app Ourocard pras transações de crédito e débito. Uma coisa que gosto é dos cartões virtuais. Coisa que todos ou quase todos os outros bancos copiaram.
Em relação a investimentos, uso aquele CDB basicão, de liquidez diária, só pra ter uma grana de emergência. Então, nunca experimentei o app de investimentos, pois fujo de bancos grandes pra ter um rendimento melhor.
Sobre o Ourocard, o app do banco tá tão maduro que possui quase todas as opções. Só instalei o Ourocard mesmo para configurar o Google Pay. Mas, para quem não é correntista do banco, é um excelente aplicativo para gerenciar o cartão.
Fica até parecendo que a gente tem dinheiro né?? Mas na verdade tem no máximo R$10 por conta, para eles não cancelarem por inatividade… rs
Eu não tenho dinheiro pra investir (já invisto tudo em viagens). Também tenho só o cdb. Mas fucei o app investimentos e acho que ele é muito bom pra quem investe.
Esse ajuste de limites existem em outros bancos tb.
Nunca precisei usar, mas é útil.
Investimentos eu não faço em nenhum bancão. Desde 2007 eu migrei tudo pra corretoras, q me oferecem condições melhores.
Eu estou torcendo demais pra que o PIX engrene mesmo, pois já tenho uma experiência parecida com o Mercado Pago, que conseguimos transferir e pagar instantaneamente entre contas do banco e a experiência é sensacional, não ter que mexer com dinheiro vivo e algo que só os chineses sabiam e é maravilhosa. sem falar na organização de pagamentos, acabou não saber com que gastou, pois dinheiro na mão-ao menos no meu caso, some!
A parte do cartão virtual é imbatível o banco do brasil ao meu ver.
Problema mesmo é credito, minha conta no nubank tem 10x mais credito que a do banco do brasil,mesmo com score 900 e bastante movimentação.
Eu tenho essa mania tambem. Só penso na trabalheira que vou ter pra declarar IR ano que vem kkk
Tenho que lembrar de transferir tudo pra uma conta só antes de virar o ano no dia 31/12.
Me impressiona o fato de o BB ter o melhor app entre os bancos tradicionais.
Melhor até que bancos digitais.
Mas aí você terá que declarar do mesmo jeito no ano que vem. Só vai se salvar em 2022. Hahaha
Posso tentar ajudar.
Em 2021 só precisa declarar as contas que tem algum saldo em 31/12/2020 e em 2022 precisa declarar contas que tem saldo em 01/01/2021 ou 31/12/2021.
Se eu transfiro tudo pra uma conta só dia 30/12/2020 e só volto a usa-las em 02/01/2021, não preciso declarar nem em 2021 e nem em 2022.
Pelo que entendi o que o @fogaca falou sobre não ser possível reverter o pix é no caso do pagador, certo? Porque hoje recebi uma transferência via pix no NuBank e lá embaixo tem uma opção de reembolso. Bom pra quem vende produtos ou serviços (como o exemplo da boleira no pote)
Fiz e foi feita em 3 segundos num final de semana. Muito bom.
o bradesco acabou de liberar para mim, vou testar aqui agora
E o Nubank que nem mostra qual minha chave aleatória nem permite copiá-la ou compartilhá-la:
Screenshot_20201113-210055_Nubank1080×2280 80 KB
E o PicPay que vai no mesmo embalo e não mostra a chave toda e também não permite a cópia e compartilhamento:
20201114_093823970×2048 130 KB
No BB pelo menos dá pra ver a chave aleatória, mas nada de copiar ou compartilhar.
Do mais, como o autor fala, falta ainda um refinamento por parte dos bancos quando a disposição das funcionalidades. Em apps diferentes às vezes o botão Pix reúne todos os recursos, às vezes só o gerenciamento de chaves, ainda está confuso.
Da pra ver a chave aleatória do Nubank no Registrato do Bacen.
Muito bom saber! Muito obrigado!
Está faltando o Banco Central se atentar é pela padronização da disposição das funcionalidades em todos os aplicativos. Tenho uma queixa enorme acerca da falta de um recurso, especificamente, que é o do uso livre da chave aleatória. Tem banco que decidiu simplesmente não colocá-la. Hoje na Comunidade do Nubank fui informado que as mesmas não são obrigatórias, falta de noção do Banco Central.
No Bradesco não existe a possibilidade de enviar para uma chave aleatória.
IMG-20201205-WA0038540×1080 34.1 KB
Antes tinha ficado puto deles forçarem o registro de alguma das outras chaves sem permitir fazer apenas uma aleatória (parece que já corrigiram).
E o Nubank, que é o queridinho do povo também deixa MUITO a desejar na interface do Pix, na área Pix só tem Pagar e Transferir.
Em Pagar não aceita colar uma chave aleatória. Em Transferir, ao invés de escolher o tipo de chave, pergunta é valor, depois pergunta CPF, ou seja, nada de oferecer a opção de chave aleatória de primeira. Você coloca CPF, depois tem que pesquisar pelo banco, nada de aparecer transferir com chave. Que desastre.Screenshot_20201206-101958_Nubank1080×2280 68.7 KB
Já me queixei aqui antes que não dava pra ver nem compartilhar a chave aleatória, depois de semanas já é possível ver, mas nada de compartilhar, estão de parabéns.
Agora já coloquei na cabeça que vou passar mesmo é o meu número de agência e conta, apenas solicitar que as pessoas façam a transferência pelo Pix. Chaves, enquanto o Banco Central não torna obrigatória a oferta das aleatórias, ou enquanto os bancos e fintechs não têm a boa vontade de disponibilizar, vai ficar em segundo plano.
Banco Central provocou uma insegurança aqui, ao não obrigar uma função, como é que vou enviar minha chave aleatória para receber pagamento se nem todo app oferece essa opção? Palhaçada.
A chave aleatória foi pensada para ser usado em forma de QR Code, justamente por não ser amigável de se passar e para que vc não tenha que passar algum dado pessoal.