Controle do Xbox One e Series; qual é a diferença?

Veja o que mudou e o que melhorou no controle do Xbox Series X e Series S em comparação ao do Xbox One

Diego Melo
Por
• Atualizado há 11 meses
Controle do Xbox One e Series; qual é a diferença?

A nova geração de consoles da Microsoft chegou e trouxe com ela uma nova versão do Controle Sem Fio Xbox. Veja quais são as diferenças, novidades e melhorias do controle do Xbox Series X e Xbox Series S em relação ao do Xbox One neste comparativo que o Tecnoblog preparou para você.

Design aprimorado

O design do controle sem fio do Xbox Series foi aprimorado sem muitas alterações drásticas em comparação ao do Xbox One. Visualmente, a mudança mais notável está nos botões direcionais (ou D-Pad).

A Microsoft optou por criar um formato híbrido entre o modelo utilizado no controle do Xbox One, em forma de cruz, com o modelo introduzido na versão Elite do controle da geração anterior, no qual o D-Pad tinha um formato de “prato facetado”, com todas as direções, incluindo as diagonais, em uma única peça.

Controle do Xbox One e Series; qual é a diferença? / Microsoft / Divulgação
Controle sem fio do Xbox Series X (Foto: Microsoft)

Outra influência no design veio do controle adaptativo do Xbox. De acordo com Ryan Whitaker, Designer Senior do Xbox, o objetivo foi torná-lo o mais inclusivo possível. Os cantos estão mais arredondados, e o controle foi pensado para ser usado confortavelmente tanto por quem tem mãos pequenas quanto por quem tem mãos maiores.

Os direcionais analógicos e os botões de gatilho receberam um acabamento texturizado com pontos táteis para facilitar a “pegada”, enquanto que os outros botões ganharam um acabamento fosco que melhora o contato com as mãos.

Conectividade

Outra novidade é a retrocompatibilidade. Controles do Xbox One funcionarão normalmente no Xbox Series X e no Xbox Series S, e o mesmo é válido para os novos controladores: basta sincronizá-los com o Xbox One.

No caso dos controles sem fio dos Xbox Series, eles também serão compatíveis com PC e com smartphones rodando Android e iOS – uma boa notícia para assinantes do Xbox Game Pass, que disponibiliza a plataforma xCloud para rodar jogos do console em celulares via internet.

Como conectar controle Xbox One no celular / Diego Melo / Reprodução
Apenas os modelos mais novos do controle do Xbox One se conectam a smartphones (Foto: Diego Melo)

A Microsoft implementou a tecnologia Bluetooth de baixa energia (BLE, na sigla em inglês), visando facilitar o pareamento do controle com outros dispositivos. Além disso, os controles do Xbox Series virão (finalmente) com conexão USB-C, que permite carregar o controle de maneira mais rápida enquanto estiver jogando com ele conectado ao console.

Por último, outro avanço está em uma nova tecnologia chamada Entrada de Latência Dinâmica (DLI, da sigla em inglês). Trata-se de uma tecnologia implementada no console que sincroniza os frames exibidos na TV com os comandos acionados pelo controle, tornando as interações mais imersivas e responsivas.

Botão de compartilhamento

O controle sem fio do Xbox Series S e X virá com um botão próprio para compartilhamento, que captura imagens e vídeos de maneira instantânea para os jogadores compartilharem em suas redes sociais – algo que não tinha no controle anterior e que era feito por meio de vários menus no console.

Controle do Xbox One e Series; qual é a diferença? / Microsoft / Divulgação

Pilhas, kits de carregamento e acessórios

Assim como no controle do Xbox One, o controle sem fio do Xbox Series continua dependente de duas pilhas tamanho AA (de preferência alcalinas, pois ele costuma consumir bastante energia).

O kit de carregamento, incluindo a bateria removível com conexão USB-C, será vendido separadamente ou em conjunto com o controle em um pacote especial. A decisão por continuar com as pilhas, segundo a Microsoft, foi tomada para atender a um pedido da própria comunidade.

O controle sem fio do Xbox Series X e do Xbox Series S também é compatível com acessórios da geração anterior, como headsets e o teclado Chatpad. Há um novo adaptador para conexão wireless com PCs para quem não tem a opção de conectar via Bluetooth, e que também é vendido separadamente.

Xbox Series X e S começam pré-venda no Brasil nesta terça (29) / Divulgação / Microsoft

Preço e disponibilidade

Toda edição do Xbox Series virá com um novo controle sem fio, sendo da cor preta (Carbon Black) para o Xbox Series X e da cor branca (Robot White) para o Xbox Series S. O controle também é vendido separadamente. O valor sugerido é de R$ 499. Até a publicação deste texto, não haviam informações sobre os preços dos acessórios no Brasil.

Já o controle sem fio do Xbox One também pode ser comprado separadamente. Os modelos mais novos possuem Bluetooth e se conectam a PCs e smartphones; os mais antigos, apenas utilizando um adaptador. O valor sugerido é de R$ 469,99.

Com informações: Xbox Wire

Receba mais sobre Xbox One na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Diego Melo

Diego Melo

Ex-redator

Diego Melo é jornalista e cursa Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Escreve sobre tecnologia desde 2011, fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2016 e 2022, produzindo pautas sobre programação, guias e tutoriais de programas. Hoje é desenvolvedor full-stack e trabalha diariamente com tecnologias como JavaScript (Vue.js), PHP (Laravel) e SQL (MySQL).

Relacionados