Claro e empresas de blockchain testarão voto online com TSE

Claro, IBM e outras 24 empresas farão teste para votação online do projeto Eleições do Futuro, do TSE (Tribunal Superior Eleitoral)

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Tribunal Superior Eleitoral (Imagem: Marcus Amorim/Flickr)
Tribunal Superior Eleitoral (imagem: Marcus Amorim/Flickr)

As Eleições Municipais de 2020 estão marcadas para 15 de novembro, mas a data também vai servir de palco para as demonstrações do projeto Eleições do Futuro, que visa abrir caminho para votações online no Brasil nos próximos anos. Entre as companhias que irão participar dos testes estão Claro, IBM e empresas focadas em blockchain.

Em setembro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizou um chamamento público para recrutar empresas interessadas em apresentar soluções para viabilizar a votação online. Todas as propostas deveriam se basear em três requisitos: segurança da votação, proteção ao sigilo do voto e eficiência.

Mais de 30 companhias manifestaram interesse, das quais 26 foram selecionadas. O próximo passo consiste justamente na realização de demonstrações com as soluções apresentadas por cada uma.

Os testes serão feitos em Curitiba (PR), Valparaíso de Goiás (GO) e São Paulo (SP). A Claro, por exemplo, vai realizar demonstrações na primeira cidade. Por sua vez, a IBM fará testes na capital paulista. A lista completa de participantes é esta:

Valparaíso de Goiás São Paulo (local 1) São Paulo (local 2) Curitiba
Infolog Tecnologia Gold Lock Neuvote Claro Fidelity Mobile
GoLedger OriginalMy Procerti Exsis Nova Opção Representação
RelataSoft BlueTrix Thomas Greg & Sons do Brasil Indra Company Lever Tech
Smartmatic Griaule Waves Enterprise Servix Informática Perseu Software
Certsign IBM VSoft INEPP
DigiSign Criptonomia

Repare que, além de Claro e IBM, a lista inclui companhias especializadas em certificação digital (Certisign, DigiSign), segurança digital (como a Gold Lock) e tecnologias biométricas (como a VSoft), por exemplo.

Também é notável a participação de empresas especializadas em blockchain, como GoLedger, OriginalMy e Waves Enterprise. Pudera: a forma como os dados são registrados no blockchain fazem soluções do tipo serem bastante cogitadas para reduzir ou até eliminar o risco de fraudes em eleições online.

Locais das demonstrações

As demonstrações serão realizadas das 10:00 às 15:00 nos seguintes endereços:

  • Curitiba: PUC/PR, Rua Imaculada Conceição, 1.144, Prado Velho;
  • Valparaíso de Goiás: Colégio da Polícia Militar Fernando Pessoa, Rua Juscelino Kubitschek, 59, Jardim Céu Azul;
  • São Paulo (local 1): Instituto Presbiteriano Mackenzie, Rua Itambé, 145, Higienópolis;
  • São Paulo (loca 2): a definir.

Todas as demonstrações serão acompanhadas pelo TSE e serão abertas ao público, que poderá testar os sistemas votando em candidatos fictícios.

De acordo com o TSE, o objetivo das demonstrações é “conhecer o que as empresas têm a oferecer em conhecimento e tecnologia” para as votações no futuro. “Não está em discussão a possibilidade de o TSE abrir mão do controle do sistema de votação”, destaca o órgão em nota.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados