Google Fotos quer sua ajuda para melhorar algoritmos no Android

Para treinar a inteligência artificial do Google Fotos o usuário poderá apontar coisas importantes em algumas de suas fotos

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Google Fotos quer sua ajuda para melhorar o serviço (Imagem: reprodução/Google Fotos)
App quer sua ajuda para melhorar o serviço (Imagem: reprodução/Google Fotos)

O aplicativo do Google Fotos para Android foi atualizado com uma ferramenta para ajudar a inteligência artificial do próprio sistema. A novidade precisa do usuário, para apontar itens importantes dentro das fotos e que não foram reconhecidos pelo serviço de backup de imagens.

O Google Fotos é um dos melhores sistemas de backup e catalogação de fotos e vídeos da atualidade, oferecendo espaço ilimitado em nuvem e todo o aprendizado de máquina na hora de organizar tantas imagens. Mesmo com uma ferramenta tão competente na hora de separar fotos com neve de outras tiradas na praia, alguns detalhes ainda passam longe dos olhos dos algoritmos do serviço.

Google Fotos vira um captcha com suas fotos

Uma forma de ajudar no trabalho de aprendizado da inteligência artificial é dizendo o que está na foto, com um humano apontando mesmo. Você já faz isso sempre que diz onde está a faixa de pedestres em um captcha, mas a partir de agora também poderá fazer dentro do app. Basta ter a versão mais recente disponível do app na Play Store e depois tocar na lupa, que fica na parte inferior da interface inicial.

Respostas no Google Fotos treinam a IA (Imagem: reprodução/Google Fotos)

Respostas treinam a IA (Imagem: reprodução/Google Fotos)

Rolando a tela que aparece para baixo, uma opção chamada “Ajudar a melhorar o Google Fotos” aparece. Tocando nela o app começa a perguntar o que de importante existe em algumas de suas fotos. A resposta parece ser livre, mas depende de resultados exibidos em uma lista pré determinada.

Nos testes que fiz por a lista sempre acertou, indo de selfie, inseto, aracnídeo, televisor e uma caneca. Um segundo momento do teste pergunta mais coisas, como identificar qual festival está acontecendo na imagem exibida, qual é a melhor forma de imprimir uma foto e até como é a forma de colagem que você prefere.

O que o Google Fotos faz com tudo isso?

O objetivo destas perguntas é de “melhorar os recursos existentes e construir novos; por exemplo, melhorias nas sugestões sobre quais fotos imprimir ou maior qualidade em criações que você pode gostar”, segundo o Google em uma página de suporte do Fotos.

É possível apagar as respostas enviadas e, ao menos neste momento, apenas usuários do Android poderão contribuir.

Com informações: The Verge e Android Central.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados