Início » Educação » O que significa NBR? [Normas técnicas ABNT]

O que significa NBR? [Normas técnicas ABNT]

O produto final; saiba o que significa NBR, para que serve e como está ligada diretamente às normas técnicas da ABNT

Leandro Kovacs Por

Essas siglas e conceitos mexem com a cabeça de quem está concluindo um trabalho acadêmico. É regra disso, norma daquilo; afinal, o que significa NBR e como ela está ligada ao padrão de normas técnicas ABNT? Vou dizer as respostas em meu artigo. Se você quer entender de uma vez por todas o que é a sigla, basta conferir.

Trabalhos acadêmicos (Imagem: Priscilla Du Preez/Unsplash)

Trabalhos acadêmicos (Imagem: Priscilla Du Preez/Unsplash)

A ABNT criou a NBR

A Associação Brasileira de Normas Técnicas ou ABNT, é a entidade privada sem fins lucrativos, responsável pela normalização técnica de diversos setores no Brasil. Podemos dizer que a ABNT é o Foro Nacional de Normalização. Portanto, todas as NBR foram criadas por essa associação.

O que significa NBR?

NBR é a sigla que define “Norma técnica brasileira”, tudo bem, não são as iniciais, mas o “N” significa “Norma” e o “BR” é referente ao país de origem, Brasil.

A sigla define o conjunto de normas e regras técnicas que vão agir sobre processos empresariais, procedimentos, formatação de documentos e outras situações específicas.

Função da NBR para a ABNT

A NBR serve para padronizar, organizar e qualificar a produção de documentos e/ou procedimentos. Essa padronização facilita o entendimento e compreensão geral. Os documentos são todos feitos da mesma forma ou são produzidos tamanhos específicos de peças, por exemplo.

Vantagens da NBR para a ABNT

Seguir padrões específicos, basicamente, minimizam as chances de erros e falhas. É possível destacar as vantagens:

  • Reduzir a ocorrência de falhas nos processos;
  • Garantir um padrão de qualidade nos documentos;
  • Mais confiabilidade aos materiais elaborados.

Segundo a ABNT, outra vantagem do uso da NBR é a melhora na eficiência da produção de documentos empresariais, seguindo sempre o mesmo padrão. As empresas ganham agilidade na otimização dos seus processos e produção.

Tipos de NBR

Claro, é mais fácil escutar sobre a NBR e ABNT quando pensamos em nosso TCC. Mas, não é somente sobre trabalhos acadêmicos que as normas brasileiras atuam. Existem outros tipos de normas que valem a pena ser destacados:

  • Construção, acústica e engenharia;
  • Normas de acessibilidades;
  • Normas de sistemas de gestão de qualidade;
  • Métodos de medição,
  • Controle de combustíveis.

NBR ISO

São as normas brasileiras (NBR) correspondentes ao ISO, que é a Organização Internacional para Padronização. Essas normas feitas em conformidade com o ISO tem validade internacional. São de grande importância para uma sociedade globalizada. A padronização faz com que um tênis feito em qualquer lugar do mundo, possa ser usado em qualquer lugar do mundo, por exemplo.

Diferença entre NR e NBR

Basicamente, a diferença entre as NR e as NBR são a obrigatoriedade. NR são normas reguladoras, previstas na CLT, controladas pelo Governo Federal, com força de lei. As NBR não são obrigatórias por lei e estão a cargo da ABNT. As normas brasileiras são feitas para padronizar e melhorar os procedimentos, mas não garantem direitos como as NR.

Espero ter tirado suas dúvidas sobre o que significa a sigla das normas brasileiras e qual a relação dela com a Associação de Normas Técnicas (ABNT). Essas regras podem, em um primeiro momento, parecer chatas, mas são de fundamental importância para o desenvolvimento da sociedade brasileira.

Com informações: ABNT, UFVJM, Mettzer.

Comentários

Envie uma pergunta