Início » Aplicativos e Software » Como baixar todas as imagens e vídeos do Google Fotos

Como baixar todas as imagens e vídeos do Google Fotos

Quer mudar de serviço de nuvem ou fazer o backup local mesmo? Veja como baixar todas suas fotos e vídeos do Google Fotos

Lucas Lima Por

É possível que, em determinado momento, outro serviço se torne mais atrativo que o do Google Fotos para armazenamento das memórias em nuvem; ou mesmo que o próprio aplicativo do gigante das buscas não seja mais viável para continuar fazendo o backup de imagens do smartphone. Se pensa em migrar as fotos e vídeos para outro serviço, veja como baixar toda sua biblioteca do Google Fotos.

Google Fotos (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

Google Fotos (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

O fim do armazenamento ilimitado do Google

O Google anunciou que, a partir de 1º de junho de 2021, todas as novas fotos e vídeos armazenadas na nuvem serão contadas no armazenamento da conta — independente de ser na cota gratuita de 15 GB ou outra contratada.

A medida vale tanto para as imagens e vídeos com upload feito na resolução rápida ou em alta qualidade (os arquivos armazenados em qualidade original sempre descontaram da cota da nuvem).

Até lá, qualquer imagem ou vídeo armazenado na qualidade alta ou rápida segue sem contar para o espaço gratuito ou contratado.

Baixar imagens e vídeos do Google Fotos

No smartphone, o único jeito de fazer o download de todas as mídias armazenadas no Google Fotos é selecionando todas e depois escolhendo a opção de download (“Salvar no dispositivo”). Isso é inviável para aqueles que têm uma biblioteca enorme ou um espaço de armazenamento curto no telefone.

Felizmente, o processo é bem mais fácil se o usuário tem acesso a um computador. Pelo navegador, na página da conta do Google, dá para baixar todas as fotos e vídeos de uma vez, em um único arquivo comprimido.

  1. Acesse myaccount.google.com/dashboard com sua conta usada no Google Fotos;
  2. Na lista de produtos usados, clique no item “Fotos”;
  3. Na caixa que abrir (com informações sobre quantas mídias há na conta), clique nos três pontos, no canto inferior direito;opção para baixar google fotos
  4. Selecione a opção “Fazer o download dos dados”;
  5. Na próxima página, confira se o Google Fotos está marcado — é possível também escolher os álbuns que serão baixados — e clique em “Próxima etapa”;
  6. Escolha como as fotos e vídeos serão exportadas:
    1. Método de envio: define se o arquivo será enviado via link por e-mail ou armazenado no Google Drive, Dropbox e outros serviços;
    2. Frequência de exportação: se esse processo deve ser repetido por um período;
    3. Tipo e tamanho do arquivo: qual o formato do arquivo comprimido (.zip é a melhor escolha pela compatibilidade com vários sistemas) e o tamanho do arquivo (se escolher tamanhos muito curtos, como 2 GB, a biblioteca do Google Fotos será enviada em várias partes separadas);
  7. Ao final, clique em “Criar exportação”.

O arquivo pode demorar horas ou dias para ficar pronto, dependendo de quantas fotos e vídeos estão no Google Fotos. Um link será enviado por e-mail (se este foi o método de envio selecionado) para baixar o arquivo.

Depois de ter todas as fotos e vídeos salvas no computador, basta escolher o destino delas: enviar para outra nuvem ou armazenar em algum HD externo ou pendrive, se for o caso.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação