O que é xCloud?

Conheça mais detalhes sobre o serviço de streaming de jogos da Microsoft, quais dispositivos são compatíveis e como começar a jogar

Victor Toledo
Por
• Atualizado há 11 meses
O xCloud -- ou Xbox Cloud Gaming -- é o serviço de streaming de jogos da Microsoft disponível para Windows, Xbox e celulares. Com a ferramenta, é possível jogar sem precisar instalar o jogo no dispositivo, diretamente pela nuvem via internet. Para ter acesso, é preciso ser assinante do Game Pass Ultimate
Definição de xCloud (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

É possível jogar pelo Xbox diretamente da nuvem, sem precisar tem um console para isso. Com o xCloud, basta o usuário ter uma conexão com a internet e um controle compatível para conseguir ter acesso aos jogos oferecidos pela Microsoft no serviço. A seguir, veja do que se trata o Xbox Cloud Gaming e como jogar.

O xCloud é o serviço de streaming de jogos da Microsoft, que oferece diversos títulos compatíveis com Windows, Xbox One, Xbox Series X/S e celulares para serem jogados pela internet. O usuário precisa apenas de uma boa conexão de rede e um controle Xbox com Bluetooth, e poderá jogar em qualquer lugar.

Lançado em setembro de 2020 em 22 países, o Xbox Cloud Gaming é um serviço acessório do Xbox Game Pass Ultimate que foi incluído sem custos no plano de assinatura. Através dele, é possível jogar mais de uma centena de jogos, de diversos gêneros. No Brasil, o serviço passou a estar disponível em versão Beta apenas no fim de 2021.

Como jogar pelo Xbox Cloud Gaming

É possível jogar pelo Xbox Cloud Gaming de três formas diferentes: pelo PC, via Xbox ou pelo smartphone, seja ele Android ou iPhone. Entretanto, há alguns pré-requisitos.

Se você deseja jogar via navegador, a Microsoft sugere uma velocidade de internet de 20MB ou maior. Além disso, há a exigência de ser um assinante do serviço Xbox Game Pass Ultimate e ter uma conexão bluetooth 4.0 ou posterior para o uso de controles sem fio. É possível acessar via Google Chrome, Microsoft Edge ou Safari.

Microsoft xCloud (Imagem: Divulgação/Microsoft)
Microsoft xCloud (Imagem: Divulgação/Microsoft)

Por outro lado, caso prefira jogar pelo celular, a Microsoft recomenda que tenha um dispositivo Android 6.0 ou superior ou um iPhone com, no mínimo, iOS 14.4. Ambos aparelhos precisam ser compatíveis com o aplicativo Xbox Game Pass, que pode ser baixado na sua loja de apps.

Agora, se você possui um Xbox, mas não quer instalar os jogos disponíveis via nuvem no console, também é possível jogar via xCloud. Veja como acessar pelo aparelho e, assim, começar a jogatina.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Xbox Cloud Gaming na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Toledo

Victor Toledo

Analista de conteúdo

Victor Toledo é jornalista formado pela Unesp, com ensino técnico em informática. Antes de entrar para o time do Tecnoblog, em 2021, escreveu sobre informática, eletrônicos e videogames no TechTudo (Editora Globo) e no Zoom. Atua na estratégia de conteúdo e SEO do TB. É apaixonado por esportes e passa boa parte do tempo livre em simuladores de corrida e assistindo futebol.

Canal Exclusivo

Relacionados