Início » Aplicativos e Software » Como acompanhar a apuração das Eleições 2020

Como acompanhar a apuração das Eleições 2020

Aplicativo do TSE permite acompanhar a apuração das Eleições 2020, em tempo real; veja como baixar e configurar o app

Leandro KovacsPor

O segundo turno das eleições municipais ocorre neste domingo (29), até às 17h. Com o encerramento da disputa e o início da contagem dos votos, é possível acompanhar a apuração das Eleições 2020, em tempo real. O aplicativo “Resultados” é a ferramenta oficial que a Justiça Eleitoral oferece para os eleitores observarem o progresso até o resultado final.

Aplicativo para acompanhar apuração das eleições 2020 (Imagem: TSE Twitter/Divulgação)

Aplicativo para acompanhar apuração das eleições 2020 (Imagem: Divulgação/TSE)

Como baixar o aplicativo das eleições

Para acompanhar a apuração das Eleições 2020 em cada município brasileiro, o TSE atualizou o app “Resultados” que já vem sendo usado há alguns anos no período eleitoral. O aplicativo está disponível para Android e iOS, basta pesquisar por ele na Google Play ou App Store.

  1. Pesquise por “eleições 2020”;
  2. Selecione o aplicativo “Resultados” da Justiça Eleitoral Brasileira;
  3. Clique em instalar;
  4. Pronto, já pode acompanhar a apuração de 2020.
Baixando o aplicativo "Resultados" (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

Baixando o aplicativo “Resultados” (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

Configurando o app para apuração das eleições 2020

Abrindo o aplicativo pela primeira vez, as primeiras telas são dos avisos iniciais. A aceitação do termo para o bom uso do aplicativo encerra esse primeiro contato.

Na primeira tela do “Resultados” temos todos os ícones disponíveis, para configurar são necessários os seguintes passos:

  1. No canto superior direito, clique em “Escolher local”;
  2. Abra o menu de “Estado” e “Município, selecionando o seu;
  3. Após confirmar, voltará para a primeira tela, já com os candidatos à Prefeito;
  4. Descendo a página, encontrará o menu “Vereadores”, basta clicar para ver os candidatos;
  5. Caso tenha algum favorito, seja Prefeito ou Vereador, clique para entrar na página do candidato;
  6. Pressionando o botão “Favoritar”, os resultados do candidato vão para uma aba específica do app, podendo acompanhar o resultado individualmente.
Selecionando a região (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

Selecionando a região (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

Selecionar os favoritos faz mais sentido para concorrentes ao cargo de Vereador, onde o número de inscritos é muito grande e a dificuldade para encontrar o nome é maior.

Funcionamento do aplicativo

O Download do app já pode ser feito tranquilamente pois está atualizado. A divulgação dos resultados das eleições ficará disponível assim que forem encerradas as votações, oficialmente. O aplicativo permite acompanhar em tempo real o registro dos resultados de cada urna.

Na aba totalização, para ambos os cargos, estarão disponíveis gráficos com a quantidade percentual do eleitorado apurado, total de seções, gráficos de comparecimento e abstenção, além dos votos válidos, nulos e brancos.

Métricas da apuração (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

Métricas de apuração (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

A Justiça Eleitoral fez uma boa atualização no app para o eleitor ter o máximo de dados e informações oficiais ao seu alcance. Esses são os dados necessários para saber como acompanhar a apuração das Eleições 2020. Boa votação!

Com informações: TSE.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
6 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

André Sampaio (@Andreh)

Pra quem usa o Telegram e está com o celular cheio, lá tem o bot que usa esse aplicativo como base, e você tem acesso a todos os resultados do Brasil inteiro. Basta utilizar o @resultadoeleicoesbot no Telegram.

Vote com consciência.

Igor Lana de Melo (@igor_meloil)

E ainda tem gente q fica babando ovo do país q fica contando papelzinho durante uma semana

Mike Hunt (@MikeHunt)

Correção: E ainda tem iludido que acha votação eletrônica é superior ao voto impresso, mesmo sabendo que literalmente nenhum país de primeiro mundo utiliza votação eletrônica para eleições.

https://www.youtube.com/watch?v=LkH2r-sNjQs

Link não-clicável por conta desta seção de comentário imbecil que não me deixa postar links.

Igor Lana de Melo (@igor_meloil)

Se é tão seguro assim, pq o laranjão ta reclamando de fraude?
Que eu saiba no tempo que papagaio e morto votava no Brasil há uns séculos nem energia elétrica se usava, então o problema não é a urna eletrônica…

MarcosHenrique (@MarcosHenrique)

O brasileiro é incrível mesmo, vive e chafurda na merda e no mar de corrupção, desgraça e subdesenvolvimento mas fica na internet falando “ain olha como nosso sistema é superior ao sistema que diversos países de primeiro mundo utilizam” e "se é tão seguro assim por que o laranjão (“laranjão"puta que pariu que coisa ridícula) ta reclamando de fraude”. Mas não percebe que toda essa treta com o sistema de votação nos EUA aconteceu justamente quando os Democratas e seus simpatizantes apoiaram o sistema de votação por correios, que tem tudo para dar merda e abre várias vulnerabilidades que podem ser exploradas para fraudes. E por mais pontos negativos que o sistema de votação por papel possa ter, como a demora para aferir os resultados da votação, ele possui uma grande vantagem sobre o sistema eletrônico, a possibilidade de aferição, fiscalização e recontagem dos votos (que é o que está ocorrendo nesse exato momento), já o sistema eletrônico você precisa confiar cegamente que aquele resultado está correto e que ninguém responsável possa ter modificado os números, já que o código da urna é FECHADO. Sem contar que vários países desenvolvidos usam esse mesmo sistema de votação por papel até hoje, mas o gênio fodão aqui acha o sistema brasileiro superior. Vou parar por aqui, porque sei que para pessoas com esse pensamento binário “isso BOM aquilo RUIM” como o seu não importa a quantidade de argumentos e fatos concretos que são apresentados, continuará com essas ideias engessadas que a mídia e os outros enfiaram na sua cabeça. Melhore.

// (@Francisco)

Na moral, volta pro G1.

Mike Hunt (@MikeHunt)

É esse o seu melhor argumento?

Mike Hunt (@MikeHunt)

pq o laranjão ta reclamando de fraude?

Imagine levar a sério Donald Trump. Até os próprios republicanos estavam repudiando a ‘denúncia de fraude’ de Trump:

https://apnews.com/article/mitt-romney-no-evidence-vote-fraud-0ac291da7ab09f6336d24290ef81f53b

(Obs.: lixo de seção de comentários que não me permite postar links)

E outra, nunca disse que o voto impresso é infalível. O ponto é que ele é superior ao voto eletrônico porque ataques à ele não escalam tão bem quanto no eletrônico.

// (@Francisco)

Meu comentário não foi um argumento, leia de novo.

Mike Hunt (@MikeHunt)

Então pra que comentar se não for adicionar algo de útil à discussão? Que tal seguir sua própria sugestão?

Francisco
Na moral, volta pro G1.

// (@Francisco)

Acho mais fácil te pedir pra visitar o G1 do que argumentar. Você é como um terraplanista, não basta explicar os problemas logísticos de uma votação impressa em um país pobre e de tamanho continental, dos mesários displicentes e do custo financeiro que uma votação impressa tem, você sempre vai bater na tecla de que o voto impresso é melhor.