iPhone 12 Pro fica atrás de Huawei e Xiaomi em teste de câmera

Celular da Apple perde para os Huawei Mate 40 Pro e P40 Pro, e para o Xiaomi Mi 10 Ultra nos testes do DxOMark

Ana Marques
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
iPhone 12 Pro (Imagem: Divulgação/Apple)

iPhone 12 Pro (Imagem: Divulgação/Apple)

O iPhone 12 Pro é um dos modelos mais caros da nova geração de celulares da Apple. Um dos principais trunfos do smartphone é a câmera tripla traseira, que conta com diversos recursos profissionais para fotos e vídeos. Mas de acordo com os testes práticos do site especializado em câmeras, DxOMark, o telefone não é capaz de vencer os modelos mais avançados da Huawei e da Xiaomi nesse quesito.

Ocupando a 4º posição no ranking, o iPhone 12 Pro atingiu 128 pontos, e ficou atrás do Huawei Mate 40 Pro (136), Xiaomi Mi 10 Ultra (133) e Huawei P40 Pro (132).

As especificações de câmera do iPhone 12 Pro incluem:

  • Sensor principal de 12 MP (f/1,6) OIS
  • Lente ultra-wide com sensor de 12 MP (f/2,4)
  • Lente teleobjetiva com sensor de 12 M (f/2,0) OIS
  • Scanner LiDAR
  • Gravação de vídeo: 4K em Dolby Vision HDR (até 60 fps)

Apesar de contar com o mesmo número de câmeras que o seu “irmão maior”, o iPhone Pro Max, existem diferenças no conjunto de câmeras: o Max traz sensor principal maior e uma teleobjetiva ligeiramente mais longa.

No geral, o iPhone 12 Pro mostra uma evolução (não tão grande) em relação ao iPhone 11 Pro Max, lançado em 2019. O calcanhar de aquiles do modelo de 2020 é o zoom, especialmente porque a lente teleobjetiva oferece aproximação óptica de apenas 2x, diferente dos concorrentes das primeiras posições, que chegam a 5x.

Câmera do iPhone 12 Pro vs Huawei P40 Pro (Imagem: Reprodução/DxOMark)

Câmera do iPhone 12 Pro vs Huawei P40 Pro (Imagem: Reprodução/DxOMark)

iPhone 12 Pro se sai bem no foco automático

Para fotos, um dos grandes destaques do iPhone 12 Pro é o foco automático que, segundo o DxOMark, fornece desempenho realmente rápido e preciso. O celular consegue manter uma boa exposição, apesar de a faixa dinâmica ser um pouco limitada.

Com a lente telefoto, as imagens tendem a perder detalhes quando você tenta reduzir o zoom. Já a lente ultra-wide se saiu bem nos testes, entregando boas capturas no geral – mas ainda peca em detalhes e suavidade de canto.

Em ambientes internos ou pouco iluminados, o nível de ruído sobressai, e há problemas com a renderização de cores em fotos externas, com tendências de manchas nos tons de de azul e verde.

Abaixo, você pode conferir uma comparação entre o iPhone 12 Pro, o Huawei P40 Pro e o Galaxy Note 20 Ultra 5G.

Câmeras iPhone 12 Pro, Huawei P40 Pro e Samsung Galaxy Note 20 Ultra 5G (Imagem: Reprodução/DxOMark)

Câmeras iPhone 12 Pro, Huawei P40 Pro e Samsung Galaxy Note 20 Ultra 5G (Imagem: Reprodução/DxOMark)

iPhone 12 Pro se destaca em vídeos

Aqui, sim, é o “lugar de fala” do iPhone 12 Pro. O smartphone fica à frente do Mi 10 Ultra nesse quesito, e praticamente empata com o P40 Pro (apenas 1 ponto de diferença, para menos).

O modelo consegue entregar gravações com boa exposição em HDR, além de oferecer ampla faixa dinâmica, que proporciona cenas com aspecto cinematográfico quando há maior contraste.

A renderização de cor também foi elogiada, e a filmagem 4K entrega bom nível de detalhes em condições de iluminação favoráveis – as coisas complicam apenas quando o ambiente fica bastante escuro.

Em vídeos, o foco automático também tem uma boa performance, e o sistema de estabilização é bastante eficiente, mantendo a suavidade de movimento mesmo em cenas bem dinâmicas.

Você pode conferir a análise completa do DxOMark nesse link – vale lembrar que a linha iPhone 12 ainda está em pré-venda no Brasil. Em breve, você poderá ver o review completo dos smartphones da Apple aqui, no Tecnoblog.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Relacionados