Apple e Samsung têm forte alta em vendas de computador e tablet

Apple lidera mercado de tablets, mas Samsung cresce 80%; Lenovo a é líder no mercado total de PCs

Ana Marques
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
MacBook Pro de 16 polegadas (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)
MacBook Pro de 16 polegadas (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

Com um terceiro trimestre de alta nas vendas de computadores e tablets, a Apple e a Samsung registraram forte crescimento em relação ao último ano, de acordo com o levantamento da Canalys apresentado na última quinta-feira (12).

No geral, o mercado total de PCs observou um aumento de 23% no comparativo anual, sendo a Lenovo a líder com 23,5 milhões de tablets, notebooks e desktops vendidos.

Ao todo, 124,5 milhões de unidades de PCs foram vendidas. O período foi marcado pela alta demanda por Chromebooks – um crescimento anual de 122%. Já os tablets e notebooks tiveram aumento de 88% nas vendas, sendo a segunda categoria de maior desempenho em computação pessoal.

O cenário é influenciado pelo contexto que envolve a pandemia da COVID-19 e as medidas de isolamento social, o que acabou levando ao aumento do consumo de equipamentos de computação mais acessíveis. De acordo com a Canalys, a demanda deve continuar crescente no curto prazo.

Não vemos a mesma tendência em desktops, apesar do crescimento de 7% na venda dos all-in-one. No geral, a categoria caiu 32% contra o último ano.

A Apple tem a segunda maior cota de mercado no terceiro trimestre de 2020 (17,7%), seguindo de perto a Lenovo (18,9%) e registrando crescimento de 40,9%. A Samsung tem o maior crescimento percentual (86,2%), mas ainda está longe em números absolutos, com cota de 8% no mercado de PCs.

Mercado de tablets cresce 44%

No entanto, fazendo um recorte para o mercado de tablets, exclusivamente, a fabricante sul-coreana conseguiu um ótimo desempenho, com crescimento de 79,8% e cota de mercado de 20,4%. Nesse segmento, a Samsung fica atrás apenas da Apple, que conquistou uma fatia de 34,4% com a venda de 15,2 milhões de iPads no terceiro trimestre.

No geral, a categoria registrou aumento de 44% e as fabricantes Huawei, Amazon e Lenovo ajudam a compor o Top 5.

Samsung Galaxy Tab S6 Lite - Review

Samsung Galaxy Tab S6 Lite (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

Para a Canalys, os tablets são mais amigáveis a usuários iniciantes e terão papel fundamental na transformação digital daqui em diante:

Os tablets são uma escolha natural para os usuários de PC iniciantes que desejam algo descomplicado e acessível para trabalhar. A extensão natural do Android e iOS em tablets torna mais fácil para pais, alunos e educadores que se envolveram com o aprendizado remoto estendido pela primeira vez em suas vidas e preferem a facilidade de instalação de aplicativos que essas plataformas oferecem. […] Os tablets conectados permitem que as empresas implantem terminais em estágios cruciais de suas jornadas de cliente e força de vendas, ajudando assim essas empresas a enfrentar a tempestade.

Victoria Li, analista da Canalys

Por fim, o estudo revela que a HP lidera o mercado de Chromebooks, com a maioria das remessas nos Estados Unidos, mas a Lenovo surpreendeu no crescimento de 300% para este segmento, vendendo 1,8 milhão de unidades.

Com informações: Canalys

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Relacionados