Início » Aplicativos e Software » Disney+ chega ao Brasil com séries faltando e problemas no catálogo

Disney+ chega ao Brasil com séries faltando e problemas no catálogo

Disney+ chega com alguns problemas, como séries faltando, com poucos episódios e um dos filmes exclusivos sem legenda

Felipe Vinha Por

O Disney+ finalmente entrou no ar no Brasil, iniciando o serviço nas primeiras horas do dia 17, ainda de madrugada. Porém, o streaming enfrenta alguns problemas, como séries novas com poucos episódios, seriados faltando e até mesmo um filme sem legendas.

Disney+ chega ao Brasil, mas decepciona em alguns pontos (Imagem: Felipe Vinha/Tecnoblog)

Disney+ chega ao Brasil, mas decepciona em alguns pontos (Imagem: Felipe Vinha/Tecnoblog)

Episódios faltando

Talvez a maior ausência notada por fãs tenha sido em episódios de seriados novos e que eram muito aguardados. Entre estes, apenas The Mandalorian conta com todos os capítulos lançados até agora, inclusive da segunda temporada. Já High School Musical: The Musical: The Series, a temporada final de Star Wars The Clone Wars e o seriado Bis!, com Kristen Bell, contam apenas com um episódio cada.

As três citadas já possuem temporadas completas no Disney+ dos EUA. Não ficou claro se a plataforma pretende seguir com lançamentos semanais por aqui ou se vai disponibilizar tudo junto em uma data posterior.

Séries ausentes

Algumas ausências também foram sentidas por fãs, como séries que estão completamente fora do Disney+ brasileiro, incompletas ou com poucas temporadas.

No caso de programas incompletos temos Agentes da S.H.I.E.L.D. e Os Fugitivos, sem as levas mais recentes de episódios. Já a animação Os Simpsons contempla apenas as temporadas 29 e 30. Sobre este caso em específico, em nota ao Tecnoblog a assessoria do Disney+ confirmou que, “por ora, não há previsão de inclusão de mais episódios” da família de Springfield.

Lizzie McGuire e As Visões de Raven, seriados populares do Disney Channel e também da TV aberta no Brasil, não estão disponíveis. Outras animações famosas como a nova versão de DuckTales, As Gárgulas e X-Men Evolution também estão ausentes, bem como algumas animações do Homem-Aranha, como Homem-Aranha e seus Incríveis Amigos.

No caso destes últimos, pode envolver problemas de licenciamento: por exemplo, X-Men Evolution é distribuído pela Warner; ele pode ser assistido no Disney+ dos EUA.

Filmes ausentes e sem legenda

Alguns filmes geraram reclamações entre os fãs. Descendentes 3 não está disponível, apesar de ter sido lançado em 2019 e os outros dois capítulos da saga estarem no Disney+ Brasil.

Já o filme Hamilton, com o musical de sucesso de Lin-Manuel Miranda, foi lançado por aqui mas sem qualquer localização em português. Não há dublagem e nem mesmo legendas, apenas Closed Caption em inglês e o idioma original, além de faixa de comentários.

De acordo com o site Filmelier, citando nota oficial da Disney, “foi uma decisão criativa de não ter legendas e nem dublagem em nenhum idioma na América Latina”, para o caso de Hamilton.

Filmes do Homem-Aranha e também O Incrível Hulk de 2008, apesar de serem parte do Universo Cinematográfico Marvel, não estão no Disney+ brasileiro, nem mesmo no norte-americano. Neste caso é, de fato, uma treta de direitos autorais, já que compartilham produção entre Marvel Studios e Sony/Universal, respectivamente.

Por ora não se sabe se estes e outros conteúdos serão adicionados conforme a plataforma se desenvolve no país ou como a Disney lançará as séries em andamento.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
24 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Eita (@mandatario)

Pensando que viria tudo, me enganei

brad (@brad)

> como séries faltando, com poucos episódios e um dos filmes exclusivos sem legenda

Parece o Amazon Prime Vídeo hoje.

josias rodrigues (@thejorsias)

O suporte de alternativas ilegais é melhor que o do aplicativo oficial. Como que alguém paga por isso?

A (@ksssskkkks)

No caso destes últimos, pode envolver problemas de licenciamento. Homem-Aranha é uma propriedade da Sony, que é dividida com a Disney e Marvel quando necessário. Já X-Men Evolution foi produzido pela Warner, apesar de poder ser assistido no Disney+ dos EUA.

Só duas correções: Homem-Aranha é propriedade da Marvel. A questão é que por causa de um acordo de licenciamento Sony é a única companhia que tem os direitos para produzir filmes de Homem-Aranha. Marvel mantém todos os outros direitos inclusive sobre séries animadas. É importante ter isso em mente porque é não é um problema de licenciamento entre Sony e Marvel, até porque a maioria dos desenhos do Homem-Aranha que não estão no Disney+ foram produzidos pela Marvel (com exceção de uma série animada, que foi feita pela Sony antes da compra da Marvel pela Disney). Essas séries podem não estar no Disney+ por problemas de licenciamento no Brasil não-relacionados.

A outra correção é que X-Men Evolution foi produzida pela Marvel (e algumas outras empresas), não pela Warner Bros. O problema mesmo é que a Warner é a distribuidora da série em alguns lugares, e provavelmente é esta a razão de não estar no Disney+ Brasil mas estar no Disney+ nos EUA.

⠀ (@mdcosta)

Dublagem em Hamilton não faz falta mesmo, já que a graça do negócio são as músicas. Ainda assim vale lembrar que nos fansubs da vida já tem legenda em português. E até bem feita. O musical é incrível mesmo.

Anderson Antonio Santos Costa (@Anderson_Antonio_San)

Tanta propaganda por pouco conteúdo. Acho que o Disney+ não vai dar certo no Brasil.

Andre Kittler (@Andre_Kittler)

E o pessoal achando que bastava pagar para poder sair da pirataria… doce ilusão…

Felipe Ventura (@felipe)

Ajustamos o texto levando isso em conta, obrigado!

Alex (@wuhkuh)

Ou seja, prometera, os bestas pagaram e não entregaram nada kk

Lucas (@Lucas)

Dublagem realmente não rolava, mas legenda é o mínimo do mínimo pra lançar aqui.

Nilberto Melo (@nilberto)

Gosto das antiguidades. Só tem 2 curtas da série “How To…” do Pateta (dos anos 40) e os 2 estão com a dublagem PT-PT. Também não tem os desenhos dos anos 90 que eu assistia, como Timão & Pumba, Super Patos, etc.

@ksio89

Olha, ao menos no Prime Video quase todos os filmes e séries têm legenda em inglês, que é o que me interessa. Testei o Telecine e HBO GO, não encontrei um filme sequer com legenda em inglês, só português e espanhol, desinstalei logo. Até na Netflix muita coisa você é obrigado a ler legendas em português, ridículo.

Adriano Garcez (@Adriano_Garcez)

De acordo com o site Filmelier , citando nota oficial da Disney, “foi uma decisão criativa de não ter legendas e nem dublagem em nenhum idioma na América Latina”, para o caso de Hamilton .

Sem legendas? Mano do céu… Sabia que o Disney+ seria fraco, mas não tanto.

Douglas Charles Cunha (@Genumano)

Eu diria “especialista em vadiagem”.

Diego M. Viegas (@Diego_Viegas)

Reed Hastings deve estar rindo alto agora com essas notícias…

Exibir mais comentários