Google Chrome 87 promete salto em velocidade e uso menor de bateria

Com novo gerenciamento de guias, Chrome promete consumir menor quantidade de RAM e facilita o encontro de abas abertas

Ana Marques
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Google Chrome para iPhone (Foto: Bruno Gall De Blasi/Tecnoblog)
Aplicativo do Google Chrome (Imagem: Bruno Gall De Blasi/Tecnoblog)

O Google lançou, nesta terça-feira (17), o Chrome 87, versão do navegador que promete grande melhoria em desempenho, com um salto em velocidade e menor consumo de bateria. Entre os destaques, estão o aprimoramento do cache de retrocesso/avanço e o novo sistema para gerenciamento de abas abertas.

O Chrome 87 abrirá até 25% mais rápido, de acordo com o Google. Já o carregamento de páginas terá velocidade até 7% superior se comparado à versão anterior do browser. Segundo a empresa, esses processos também irão consumir menor quantidade de memória RAM.

Já o Chrome para Android promete carregamento “praticamente instantâneo” ao utilizar os botões de avançar ou voltar – fruto de um cache mais inteligente.

Otimização para guias

O foco principal da atualização está nas guias – o que é uma ótima notícia para quem vive com várias abas abertas no navegador.

Com a versão 87, o Google Chrome irá priorizar as guias ativas, o que deve evitar que as demais abas em segundo plano consumam energia e memória. O upgrade tem relação com a nova forma encontrada pela empresa para que o navegador lide com JavaScript, que reduz o uso da CPU em até 5x e estende a vida útil da bateria em até 1,25 horas.

A otimização de guias é capaz de considerar recursos importantes, como a reprodução de música e o recebimento de notificações, para que o gerenciamento não os deixe de lado quando estiverem em segundo plano.

Com o rastreamento de oclusão, o Chrome consegue saber quais abas estão visíveis para o usuário, o que permite potencializar os recursos nas guias que você está usando no momento.

Além disso, o Chrome 87 terá uma nova seção que permitirá buscar e encontrar abas facilmente.

Realize ações diretamente da barra de endereços

Outra novidade que chega ao Chrome 87 é a possibilidade de realizar ações de configuração a partir da barra de endereços do navegador.

Funciona da seguinte forma: para excluir o histórico de navegação, por exemplo, basta digitar na barra “excluir histórico” e aguardar pela sugestão que o levará até a tela de configurações do browser – sem a necessidade de acessar um menu e buscar por essa opção entre tantas outras.

Chrome 87 (GIF: Divulgação/Google)

Chrome 87 (GIF: Divulgação/Google)

Inicialmente, você poderá:

  • Limpar dados de navegação: digite ‘excluir histórico’, ‘limpar cache’ ou ‘limpar cookies’;
  • Gerenciar métodos de pagamento: digite ‘editar cartão de crédito’ ou ‘atualizar informações do cartão’;
  • Abrir uma janela anônima: digite ‘iniciar modo anônimo’ ou ‘anônimo’
  • Gerenciar senhas: digite ‘editar senhas’ ou ‘atualizar credenciais’
  • Atualizar o Chrome: digite ‘atualizar navegador’ ou ‘atualizar google chrome’
  • Traduzir página: digite ‘traduzir isto’ ou ‘traduzir esta página’

Por fim, o Chrome também irá adicionar novos cartões às páginas de nova guia para sugerir páginas acessadas em buscas realizadas previamente, o que permitirá aos usuários retomar uma pesquisa.

O Chrome 87 já começou a ser liberado no mundo inteiro. De acordo com o Google, todas as novas funções devem chegar aos usuários nas próximas semanas.

Com informações: Google (1 e 2)

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Relacionados