Como carregar o controle do PS4 [Nível de carga]

Aprenda a melhor maneira de como carregar o controle do PS4, e descubra como identificar quando é hora de uma nova recarga

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 1 ano
Controle DualShock 4 (Imagem: StockSnap/Pixabay)
Controle DualShock 4 (Imagem: StockSnap/Pixabay)

O DualShock 4 é o controle sem fio do PS4, que funciona com uma bateria interna não removível. O acessório é mais prático por não depender de pilha como os do concorrente, e pode ser carregado até mesmo em computadores. Confira a seguir como carregar o controle do PS4, e saber como está o nível de carga.

O controle do PS4 e a bateria interna

Diferente dos controles sem fio do Xbox, que usam pilhas ou baterias removíveis, o controle DualShock 4 é equipado com uma bateria de íons de lítio não removível de 1.000 mAh, similar à presente em celulares.

Esse design, presente desde o DualShock 3 do PS3 e repetido no DualSense do PS5, tem seus prós e contras. Primeiro, não é preciso adquirir consumíveis como pilhas conforme a energia se esgota, ou investir um valor considerável na aquisição de uma bateria removível, ambos os casos que ocorrem nos controles do Xbox.

Por outro lado, um problema na bateria compromete o controle do PS4 inteiro, já que tal cenário exige intervenção de um técnico autorizado para a troca ou reparo.

Como carregar o DualShock 4

O DualShock 4 carrega automaticamente quando conectado via cabo USB ao PS4, sendo que o console fornece a tensão correta (3,7 V) para o controle. Há outros acessórios capazes de fornecer energia para o acessório, como bases carregadoras.

Em geral, tais bases permitem carregar mais de um controle do PS4 por vez, e são conectados à rede elétrica por uma fonte própria.

Modelo original da Base Carregadora DualShock 4 (Imagem: Divulgação/Sony)
Modelo original da Base Carregadora DualShock 4 (Imagem: Divulgação/Sony)

Da mesma forma, o controle do PS4 pode ser carregado em portas USB de computadores, no caso daqueles que adquiriram o DualShock 4 para jogar no PC. O que a Sony não recomenda, no entanto, é usar outras formas de carregamento, como carregadores externos de celulares, por exemplo.

Caso o PS4 esteja no modo de repouso, o LED colorido do controle ficará acendendo e apagando lentamente, na cor laranja. Quando a carga termina, a luz é desligada.

Como saber o nível da bateria

Diferente do DualShock 3, que possuía pequenos LEDs para indicar a carga do controle, o DualShock 4 não possui nada do tipo. Para saber quanto de energia ainda resta, é preciso verificar no PS4.

Faça o seguinte:

Meu rápido do PS4 (Imagem: Reprodução/Sony)
Meu rápido do PS4 (Imagem: Reprodução/Sony)
  1. Aperte e segure o botão “PS” do DualShock 4;
  2. No Menu rápido, será exibido o indicador de energia do controle do PS4, ao lado do nome do usuário.

Simples assim.

Como configurar desligamento do DualShock 4

O controle do PS4 se desliga automaticamente após um certo período de tempo para poupar energia, caso ele não seja acionado ou movido de lugar. O usuário pode configurar quanto tempo ele permanecerá ligado até apagar, de acordo com as suas preferências.

Faça o seguinte:

20201117234412
  1. Acesse “Configurações”, “Configurações de economia de energia”;
  2. Selecione a opção “Definir o tempo até os controles serem desligados”;
  3. Escolha sua opção de preferência, de 10, 30 ou 60 minutos até o desligamento, ou “Não desligar”, caso não queira que o controle do PS4 se desligue sozinho.

E pronto.

Com informações: PlayStation.net.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre PlayStation 4 (PS4) na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Relacionados