Início » Aplicativos e Software » Instagram enfim permite encontrar posts usando palavra-chave

Instagram enfim permite encontrar posts usando palavra-chave

A nova busca do Instagram utiliza o tipo de conteúdo postado, a legenda dele e até mesmo a data da publicação como variável

André Fogaça Por

O Instagram está mudando a forma de pesquisar conteúdo dentro da rede social, permitindo que o usuário encontre fotos e vídeos ao utilizar uma palavra-chave. A novidade evolui a ferramenta de busca, hoje limitada para hashtags, locais e contas de usuários ou empresas.

Instagram (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

Instagram (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

Se você abrir agora o Instagram e pesquisar por “cachorro”, vai encontrar vários usuários com esta palavra dentro do nome da conta (seja pessoal ou comercial), em alguma parte da bio ou então a hashtag com esse termo. A partir de agora, a rede social poderá exibir fotos e vídeos que não estão necessariamente com algum destes parâmetros.

Instagram utiliza muitas variáveis para a busca

A nova ferramenta chega primeiro para seis países com o inglês como língua oficial, incluindo Estados Unidos, Reino Unido, Canadá e Irlanda. A rede social pertencente ao Mark Zuckerberg não especificou como fará a busca, mas disse para a imprensa americana que leva em conta o tipo de conteúdo da postagem, a legenda e até mesmo quando foi publicado.

Aprendizado de máquina também faz parte das ferramentas de pesquisa do site, com o objetivo de encontrar o melhor resultado em qualidade da foto ou vídeo. Não está claro se este aprendizado alimenta uma base de dados de forma semelhante ao que o Google faz com as buscas por imagens – tente buscar por “praia” ou “prédio” no Google Fotos.

Para evitar problemas com algumas buscas, o Instagram afirma que “a pesquisa é limitada para tópicos de interesse geral e palavras-chave que estão dentro das diretrizes da comunidade”. Isso significa que buscar por alguma teoria da conspiração, por vacina ou nome de político não terá o mesmo tipo de resultado que uma pesquisa por “abelhas amarelas” ou “pizza sem ketchup”.

Com informações: The Verge.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação