Início » Celular » O que fazer antes de vender um celular usado? [Android]

O que fazer antes de vender um celular usado? [Android]

Saiba o que fazer antes de vender um celular usado; é possível migrar seus arquivos e informações importantes para outro modelo

Wagner Pedro Por

Se você comprou um celular novo e pretende vender o antigo para outra pessoa, é importante seguir alguns passos antes disso. Afinal, todas as suas informações pessoais, contas de redes sociais (e até bancárias) estão armazenadas no aparelho. Por isso, irei te mostrar o que fazer antes de vender um celular usado.

Alguns passos devem ser seguidos antes de vender um celular usado (Imagem: Luis Villasmil/Unsplash)

Alguns passos devem ser seguidos antes de vender um celular usado (Imagem: Luis Villasmil/Unsplash)

Remova os cartões SIM e microSD

Antes de mais nada, você deve remover o cartão SIM e microSD (se houver). O primeiro é extremamente importante para receber e fazer chamadas telefônicas, além de ser necessário para cadastrar o WhatsApp no novo aparelho. Já o segundo armazena suas fotos, vídeos e músicas, conteúdos que valem a pena migrar.

Para remover os dois cartões, basta usar a pequena ferramenta (semelhante a uma agulha) que vem na caixa do celular — a bandeja de armazenamento normalmente fica posicionada na lateral esquerda/direita do aparelho.

Faça backup dos seus dados

Se você vinculou seus dados à conta do Google, então todos os contatos, compromissos da agenda, e-mails e histórico do Chrome, por exemplo, já estão armazenados na nuvem. Ou seja, assim que você ligar o novo celular e entrar com sua conta, essas informações serão baixadas automaticamente.

Vale lembrar que isso se aplica apenas se a opção de sincronização automática estiver ativada. Caso contrário, siga as instruções abaixo para saber como sincronizar seus dados manualmente e fazer um backup:

  1. Abra o aplicativo “Configurações”;
  2. Toque em “Contas e sincronização”;
  3. Toque em “Google”;
  4. Selecione a conta que deseja fazer backup;
    É importante fazer backup antes de vender um celular usado (Imagem: Reprodução/MIUI 12)
  5. Toque em “Mais” na parte inferior da tela;
  6. Toque em “Sincronizar agora”.

Para salvar suas fotos, músicas e vídeos (caso não tenha um cartão microSD), basta enviá-los para nuvem usando serviços como Google Drive e Dropbox. Agora se você já usava o Google Fotos nem precisa se preocupar. Afinal, todas as fotos capturadas são armazenadas na nuvem automaticamente — vídeos também entram no backup.

Restaure às configurações de fábrica do celular

Assim que tiver certeza que todos os seus dados estão salvos, a última etapa é redefinir o celular para às configurações de fábrica, mas primeiro você tem que remover suas contas do Google. Saiba como fazer isso:

  1. Abra o aplicativo “Configurações”;
  2. Toque em “Contas e sincronização”;
  3. Toque em “Google”;
    Processo para remover a conta do Google (Imagem: Reprodução/MIUI 12)
  4. Selecione a conta que deseja remover;
  5. Toque em “Mais” no canto inferior da tela;
  6. Toque em “Remover conta” para concluir a exclusão.

Ainda no menu de configurações, o Android também exibe uma seção que permite restaurar o aparelho. É importante lembrar que esse processo apagará todos os dados, incluindo aplicativos, fotos e músicas, por exemplo. Considerando que você pretende vender o celular, essa limpeza é extremamente necessária para que suas informações não sejam compartilhadas com outra pessoa.

O procedimento abaixo foi feito em um Xiaomi Pocophone F1 com MIUI 12, então as instruções podem ser um pouco diferentes dependendo da interface do seu celular. Veja como restaurar às configurações de fábrica:

  1. Abra o aplicativo “Configurações”;
  2. Toque em “Meu dispositivo”;
    Processo para restaurar às configurações de fábrica (Imagem: Reprodução/MIUI 12)
  3. Toque em “Apagar todos os dados (restauração de fábrica);
  4. Na parte inferior da tela, toque em “Apagar todos os dados”;
  5. Assim que o sistema notificar que o processo não tem volta, confirme sua decisão para iniciar a restauração.

Reúna os acessórios do celular

Agora que seu celular estar formatado, é importante reunir todos os acessórios para conseguir um valor de venda maior. Coloque na caixa original do aparelho a nota fiscal, cabo USB, carregador, fones de ouvido e a ferramenta para remoção do cartão SIM.

Para aumentar ainda mais suas chances de venda, sugiro que inclua também acessórios de terceiros, como capinhas personalizadas adquiridas ao longo do tempo. Afinal, você não precisará desses itens quando se desfazer do celular.

Pronto, agora você já conhece algumas dicas importantes sobre o que fazer antes de vender um celular usado. Realizando um backup dos seus dados e removendo qualquer informação pessoal, basta colocar seu aparelho à venda em sites especializados.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação