Início » Aplicativos e Software » Google Pay ganha conta digital Plex e novo visual para Android e iOS

Google Pay ganha conta digital Plex e novo visual para Android e iOS

Google Pay traz interface diferente e novo logotipo; conta digital Plex é gratuita nos EUA e vem atrelada a um cartão de débito

Felipe Ventura Por

O Google realizou um evento nesta quarta-feira (18) para anunciar a nova versão do Google Pay para Android e iPhone: ela traz uma interface diferente com foco em seus contatos e em estabelecimentos que aceitam essa forma de pagamento. Além disso, a conta digital Plex faz sua estreia nos EUA: ela é gratuita, permite estabelecer metas de guardar dinheiro, e vem atrelada a um cartão de débito.

Cartão da conta Plex (Imagem: Reprodução/Google)

Cartão da conta Plex (Imagem: Reprodução/Google)

Logo de cara, a interface do novo app traz uma lista de contatos para que o usuário possa receber ou enviar dinheiro. Logo abaixo, temos os estabelecimentos com venda online ou lojas próximas que permitem pagar com Google Pay, incluindo restaurantes, postos de gasolina e estacionamentos.

Na parte superior, fica uma miniatura do seu cartão preferido. Toque nele, e você poderá selecionar outro cartão, visualizar ingressos e acessar vales-presente ou cartões de fidelidade.

Nova interface do Google Pay (Imagem: 9to5Google)

Nova interface do Google Pay (Imagem: 9to5Google)

Há ainda uma aba Perfil com QR Code para compartilhamento; saldo disponível; e uma opção de recomendar usuários para ganhar créditos. Nos EUA, o usuário recebe US$ 10 ao indicar outra pessoa a usar o Google Pay pela primeira vez; ela, por sua vez, ganha até US$ 5.

A nova interface do Google Pay é basicamente a mesma do Tez, versão do aplicativo que está disponível na Índia há algum tempo. O logotipo também é o mesmo, trocado recentemente — junto ao redesign dos ícones do Gmail, Docs e outros — para parecer uma carteira. Mas será que parece mesmo?

Novo ícone do Google Pay (Imagem: Divulgação/Google)

Novo ícone do Google Pay (Imagem: Divulgação/Google)

Conta Plex do Google Pay

Rumores indicavam que o Google iria oferecer uma conta digital, e aqui está ela: a conta Plex é integrada ao Google Pay e promete facilitar o gerenciamento de dinheiro com organização automática e funções de busca. Não há mensalidade nem taxa por uso de caixa eletrônico.

Conta Plex (Imagem: Reprodução/Google)

Conta Plex (Imagem: Reprodução/Google)

O app mostra o saldo de conta corrente e poupança e tem atalhos rápidos para fazer transferência, adicionar dinheiro ou bloquear o cartão de forma temporária. Sim, a Plex tem um cartão físico que também funciona via NFC para pagamentos por aproximação.

Há ainda um recurso de metas personalizáveis para poupar dinheiro: você escolhe um valor específico (1.000) e pode configurar submetas (como 100, 200 e 500) para ajudar a chegar lá.

A conta Plex será oferecida em 2021 apenas nos EUA, em parceria com o Citi e o Stanford Federal Credit Union. Por enquanto, é possível entrar em uma lista de espera. O novo app do Google Pay, por sua vez, está na Play Store e na App Store, mas só para os americanos — outros países, como o Brasil, seguem na versão anterior.

Conta Plex (Imagem: Reprodução/Google)

Conta Plex (Imagem: Reprodução/Google)

Com informações: 9to5Google.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
3 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Matheus Motta (@Matheus_Motta)

Basicamente o PicPay do Google

Kaue Lima (@kauelima)

Essa movimentação estaria super encaixada com o lançamento do PIX aqui no Brasil. Pode ser que o PIX dê uma leve priorizada no Brasil no planejamento de release dessa vez apesar de eu ainda ser cético com os lançamentos do Google no Brasil.

De qualquer maneira não parece ter nenhuma super vantagem em relação aos vários bancos digitais que temos hoje em dia aqui na nossa terra tupiniquim.