Início » Negócios » Microsoft 365 vai guardar dados do Teams e OneDrive no Brasil

Microsoft 365 vai guardar dados do Teams e OneDrive no Brasil

Segundo Microsoft, mudança ajuda empresas a migrarem para a nuvem e permanecerem de acordo com leis brasileiras

Victor Hugo Silva Por

A Microsoft expandiu a sua infraestrutura de nuvem e, a partir desta quarta-feira (18), vai armazenar no Brasil os dados clientes que estão no país. A medida vale para a suíte de produtividade Microsoft 365, que inclui aplicativos como Word, Excel e PowerPoint, e serviços como OneDrive e Exchange.

Microsoft inaugurou em outubro data center no Rio (Imagem: Raimond Spekking/Wikimedia Commons)

Microsoft inaugurou em outubro data center no Rio (Imagem: Raimond Spekking/Wikimedia Commons)

Os dados do Microsoft Teams, como conversas, arquivos de mídia e dados de gravação de reuniões também passaram a ser guardados localmente. A mudança faz parte do Microsoft Mais Brasil, um plano revelado em outubro para ampliar a presença da companhia no país. Ela deve ajudar empresas a migrarem negócios para a nuvem e permanecerem de acordo com necessidades regulatórias e de segurança.

Além do armazenamento dos dados no Brasil, o programa levou à criação, em outubro, de um data center no Rio de Janeiro. Ele se juntou ao que já existe em São Paulo desde 2014. A companhia informou ainda que, no primeiro trimestre de 2021, vai incluir a nova unidade no Microsoft 365 Multi-Geo, um serviço para usuários definirem onde os seus dados serão armazenados.

Até o fim do primeiro semestre de 2021, a Microsoft deverá ter armazenamento de dados no Brasil em mais dois serviços: Dynamics 365, um conjunto de aplicativos para contribuir com a tomada de decisões de empresas, e o Power Platform, voltado para a criação de soluções de negócios.

Em seu anúncio, a Microsoft afirmou que o armazenamento de dados no Brasil deve ajudar seus clientes a aumentarem a eficiência e a produtividade. Segundo a empresa, um desses clientes é a Controladoria-Geral da União (CGU), uma das que passará a ter dados guardados no país nas próximas semanas.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
2 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

LekyChan (@LekyChan)

deve ser tbm onde os servidores do xCloud BR vão ficar