Android prepara alerta para quem usa o celular andando na rua

Encontrada "escondida" no aplicativo Bem-estar Digital, função Heads Up alerta para usuário não usar celular enquanto caminha

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Heads Up no Bem-estar Digital (capturas: XDA Developers)

Heads Up no Bem-estar Digital (capturas: XDA Developers)

Usar o celular enquanto você caminha na rua nunca é uma boa ideia: você pode tropeçar, esbarrar em alguém ou protagonizar a tradicional cena de bater a cabeça no poste. Há indícios de que o Android poderá te alertar sobre isso: uma função que orienta o usuário a não usar o smartphone enquanto caminha foi encontrado no aplicativo Bem-estar Digital.

A informação vem do XDA Developers, que analisou o arquivo APK da versão 1.0.342229637.beta da ferramenta. O aplicativo foi atualizado recentemente, mas não trouxe nenhum recurso adicional significativo. No entanto, o veículo identificou um código para uma função ainda não liberada chamada Heads Up.

As capturas de tela divulgadas indicam que, se o Heads Up for ativado, o Android emitirá alertas para que o usuário preste atenção ao seu redor caso detecte que a pessoa está andando e olhando para o celular ao mesmo tempo.

Para tanto, o Bem-estar Digital pedirá permissão para identificar atividades físicas e, opcionalmente, a localização geográfica do usuário. Aparentemente, esta última função serve para verificar se a pessoa anda ao ar livre, circunstância na qual o risco de acidentes é maior.

De acordo com o 9to5Google, os alertas incluem avisos como “olhe em volta”, “cuidado onde pisa”, “olhe para cima” e “seja cuidadoso”. Todos são acompanhados de um emoji relacionado.

Não está claro quando e se o Heads Up será mesmo liberado. Pode acontecer de uma funcionalidade passar por um teste interno e simplesmente ser descartada sem ser lançada.

No entanto, as capturas de tela sugerem que o recurso está em fase avançada de desenvolvimento e, portanto, poderá ser disponibilizado na versão final do Bem-estar Digital em breve.

Fiquemos de olho, de preferência, enquanto estivermos parados em algum lugar.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados