Início » Jogos » Nvidia GeForce Now chega ao iPhone e terá Fortnite via streaming

Nvidia GeForce Now chega ao iPhone e terá Fortnite via streaming

Via webapp, GeForce Now dribla restrição da Apple para aplicativos de streaming e deixa rodar Fortnite e outros jogos

Felipe Vinha Por

Fortnite volta aos aparelhos iOS, ao menos de maneira indireta, graças ao GeForce Now, da Nvidia. Com uma nova atualização, o serviço de streaming de jogos agora permite rodar nos aparelhos da Apple sem precisar de aplicativo, via navegador Safari. Isso deixa não apenas a versão PC de Fortnite funcionar noa dispositivos, mas também de outras dezenas de games.

Destiny é outro jogo que pode ser aproveitado no GeForce Now (Imagem: Nvidia/Divulgação)

Destiny é outro jogo que pode ser aproveitado no GeForce Now (Imagem: Nvidia/Divulgação)

O GeForce Now via webapp já está disponível em formato de beta, ou seja, limitado, para os usuários registrados na plataforma. O formato não é exatamente inédito, já que é algo que a Microsoft mencionou há poucas semanas, planejando lançar o xCloud também nos iPhones, no mesmo formato.

Além disso, o Amazon Luna, que ainda está em testes nos EUA, foi lançado de maneira similar, com webapp para todas as plataformas, incluindo as da Apple.

De início, a Apple não permitiria que aplicativos de streaming sejam vendidos ou lançados de graça na App Store. Depois a empresa informou que poderia lançar aplicativos do tipo, mas que cada jogo oferecido nas plataformas teriam de ser submetidos separadamente e pagando a taxa de 30% de comissão, cada. Isso tornaria o funcionamento inviável.

Porém, não há regra que impeça o funcionamento por meio de navegadores, em especial navegadores mobile. Assim, as empresas buscam este tipo de solução, para viabilizar o negócio e expandir o funcionamento.

Fortnite fora do iOS

Para quem não se lembra, Fortnite foi removido da App Store e o do Google Play há alguns meses, após uma grande briga judicial entre Apple e Epic Games. Tudo começou quando a Epic desafiou o sistema de pagamento da Apple, oferecendo compra de V-Bucks, a moeda do jogo, por um site externo, sem passar pela taxa de 30%.

O problema é que esta é uma prática não permitida pela Apple, o que levou Fortnite a ser removido, após uma série de polêmicas. O jogo também saiu da loja do Android, mas ainda pode ser baixado para esta plataforma no site oficial ou por outras lojas, como em aparelhos Samsung.

Agora, com o GeForce Now via webapp, fica possível voltar a jogar Fortnite sem problemas nos sistemas Apple e também facilita o uso em aparelhos Android.

Com informações: The Verge.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
3 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Marco Pacheco (@Marco_Pacheco)

“Dribla restrição” como se a própria Apple não falasse desde sempre para fazerem isso! Putz…

Dark (@Darkalliance)

Me parecia a opção logica dês do inicio, principalmente para a Google que poderia meter um migué e afirmar que o seu streaming só funcionaria no seu próprio navegador por “questões de compatibilidade”. Pra ela seria Win-Win pois de certa forma poderia aumentar o uso do seu navegador no IOS.

Mas enfim, como sempre ela esperou alguém fazer antes dela, só para dai se mexer.