Como saber se um celular roubado está sendo usado

Recursos de rastreamento no Android e no iPhone podem indicar a localização do celular roubado; saiba como ativar

Ana Marques
Por
• Atualizado há 11 meses
Celular roubado (Imagem: Marcos Paulo Prado/Unsplash)
Como descobrir se o celular roubado está sendo usado (Imagem: Marcos Paulo Prado/Unsplash)

Foi vítima de roubo ou furto de smartphone? Além de registrar o Boletim de Ocorrência, usuários podem tomar outras providências, como saber se o celular roubado está sendo usado, solicitar o bloqueio da linha e do IMEI à operadora de telefonia e inutilizar o aparelho remotamente.

Saiba quando um celular roubado está sendo usado

Se o celular roubado for um Android

Quando você adiciona uma Conta Google ao seu celular Android, o recurso “Encontre meu dispositivo” é ativado automaticamente. Caso o seu celular esteja sendo usado e conectado a uma rede de internet, será possível rastreá-lo – a localização é exibida em um mapa.

Para utilizar o recurso, faça o seguinte:

  1. Acesse o endereço www.google.com/android/find a partir de um navegador
  2. Faça o login com as credenciais da mesma Conta Google cadastrada no smartphone;
  3. É possível que haja mais de um aparelho conectado à sua Conta Google – selecione o que deseja buscar.
Google Encontre Meu Dispositivo Imagem: Reprodução/Google)
Google Encontre Meu Dispositivo Imagem: Reprodução/Google)

Donos de smartphones Samsung Galaxy conseguem ir além: a fabricante conta com um recurso que permite identificar o paradeiro de um celular mesmo que ele esteja offline. Portanto, caso ele esteja ligado, sendo usado sem uma conexão à rede de internet, será possível saber a sua localização com o auxílio de outro smartphone Galaxy.

Para usar a função, é necessário que ela tenha sido previamente habilitada no telefone roubado, e que ele esteja logado em uma conta Samsung. Vale lembrar que nem todos os dispositivos receberão a função – inicialmente ela chega para usuários que têm celulares Galaxy com Android 10 e SmartThings na versão 1.7.51.

Buscar meu telefone Samsung (Imagem: Reprodução/Samsung)
Buscar meu telefone Samsung (Imagem: Reprodução/Samsung)

É possível rastrear o smartphone Galaxy por meio do endereço findmymobile.samsung.com/. Você deve fazer login com a mesma conta Samsung utilizada no celular roubado.

Se o celular roubado for um iPhone

Caso o seu iPhone tenha sido roubado, é possível rastreá-lo com o recurso “Buscar meu iPhone”, que funciona de forma semelhante ao “Encontre meu dispositivo” do Google. Para usar a função, faça o seguinte:

  1. Acesse icloud.com/find em um navegador web;
  2. Faça o login com o seu Apple ID (o mesmo utilizado no iPhone roubado);
  3. Caso o iPhone esteja sendo utilizado e conectado a uma rede, ele será localizado no mapa em alguns segundos.
Buscar meu iPhone Imagem: Reprodução/Apple
Buscar meu iPhone (Imagem: Reprodução/Apple)

Assim como em smartphones Galaxy, caso o iPhone roubado esteja offline, é possível encontrá-lo com ajuda do app “Buscar”. A Apple explica: “Quando você marca seu dispositivo como perdido e outro dispositivo da Apple está próximo, mesmo que seja de outro usuário, ele pode detectar e informar a localização para você” – o sinal é emitido via Bluetooth.

Veja mais dicas sobre o que fazer em caso de roubo de smartphone:

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre iPhone na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Canal Exclusivo

Relacionados