Início » Computador » Apple se pronuncia sobre MacBooks antigos travados no macOS Big Sur

Apple se pronuncia sobre MacBooks antigos travados no macOS Big Sur

Apple publica documento com orientações a donos de MacBook Pro de 2013 e 2014 travados ao atualizar para o macOS Big Sur

Bruno Gall De Blasi Por

A Apple se pronunciou sobre os MacBooks Pro antigos travados no macOS Big Sur. Em documento publicado nesta quinta-feira (19), a companhia deu orientações aos proprietários dos notebooks de 13 polegadas lançados em 2013 e 2014 para reverter o problema causado durante a instalação do novo sistema operacional.

macOS Big Sur (Imagem: Divulgação/Apple)

macOS Big Sur (Imagem: Divulgação/Apple)

A manifestação da Apple veio ao ar após a queixa de donos de versões do MacBook Pro lançadas no fim de 2013 e em meados de 2014 de 13 polegadas. De acordo com os relatos, o computador trava ao instalar o macOS Big Sur (11.0), o que impede até mesmo o acesso ao modo de recuperação e outros recursos pelos atalhos do teclado.

O documento está disponível no site da Apple em inglês. “Quando você instala o macOS Big Sur nesses modelos de Mac, o instalador pode dizer que a atualização não pode ser instalada neste computador, ou seu Mac pode iniciar com uma tela em branco ou um círculo com uma linha através dela”, informa a página de suporte da companhia.

A Apple dá algumas dicas aos usuários caso o computador não ligue, como segurar o botão para ligar e desligar o Mac por dez segundos e depois soltá-lo para encerrá-lo ou remover todos os acessórios externos e cabos antes de iniciá-lo. Caso a falha persista, a marca também sugere reiniciar a SMC, NVRAM ou PRAM, de acordo com as instruções para o modelo do computador em questão, ou procurar a assistência técnica.*

macOS Big Sur rodando em ARM (Imagem: Divulgação/Apple)

macOS Big Sur rodando em ARM (Imagem: Divulgação/Apple)

Apple lança macOS Big Sur

A Apple disponibilizou a versão final do macOS no último dia 12. A atualização chega aos computadores da marca norte-americana com visual do iOS, novo Safari e faz parte do processo de transição de processadores Intel para chips Apple Silicon. O sistema ainda tem suporte a apps para iPhone e iPad em dispositivos com Apple M1.

A atualização é gratuita e está disponível para MacBook, MacBook Air, MacBook Pro, iMac, iMac Pro, Mac Mini e Mac Pro lançados de 2013 em diante, a depender do modelo. Saiba como atualizar o Mac.

Com informações: Apple (Suporte) e AppleInsider

*O Tecnoblog não se responsabiliza por eventuais problemas que possam surgir caso o procedimento seja realizado.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
4 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rodrigo (@rodrigo1)

Mas você é livre…

Ops, post errado.

Rafael Moreira (@Rafael_Moreira)

Instalei o sistema em um MBP 2012, funciona que uma beleza. Via patched… só foi retirado o check de verificação, todos os drivers funcionando. O que deixa claro que a Apple cortou os modelos 2012 e início de 2013 por questões comerciais.