iPhones terão suporte ao controle do Xbox Series X e S

Além dos controles do Xbox Series S e X, há indícios no iOS 14.3 beta para suporte ao DualSense do PlayStation 5 nos iPhones

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Botão Share é novidade n o controle do Xbox Series S (Imagem: Felipe Vinha/Tecnoblog)
Controle do Xbox Series S (Imagem: Felipe Vinha/Tecnoblog)

A Apple está trabalhando com a Microsoft para levar o suporte aos controles dos Xbox Series S e X para iPhones, iPods Touch e iPads. O movimento não é inesperado e nem inédito, já que outros modelos do periférico já podem ser conectados ao iOS com ajuda do Bluetooth.

Desde o iOS 13, lançado em 2019, já é possível utilizar controles do Xbox One e do PlayStation 4 para curtir um game que pode estar em um iPhone, iPad, iPod Touch, macOS e até mesmo em um Apple TV, seja 4K ou não. Com a recente chegada dos novos Xbox Series X e S, sua versão dos joysticks também poderá entrar para o gameplay.

A informação vem diretamente de uma página de suporte da própria Apple, onde diz que “a Microsoft e a Apple estão trabalhando juntas para trazer compatibilidade ao controle Xbox Series X para os clientes em uma atualização futura”. No endereço não existe previsão para o lançamento de um novo iOS com a compatibilidade para o controle – que é o mesmo em ambas as versões do console da gigante do software.

iPhones já oferecem suporte para outros controles

Atualmente usuários do iOS 14 podem utilizar alguns tipos de controles, de diversas fabricantes e isso inclui as versões com Bluetooth dos Xbox One e o DualShock 4 do PlayStation 4. Além deles também é possível parear o joystick Xbox Elite Série 2 e o Xbox Adaptive. O suporte para os dois últimos modelos foi adicionado recentemente, neste ano mesmo.

O DualSense, controle do PlayStation 5, ainda não apareceu na página de suporte da Apple, mas algumas pessoas já encontraram indícios de que a compatibilidade está dentro do iOS 14.3, em versão beta. Certamente é questão de tempo para que os novos controles da Sony possam ser utilizados nos dispositivos da maçã.

Com informações: Apple e The Verge.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Canal Exclusivo

Relacionados