Celulares com NFC poderão fazer recarga sem fio de caneta stylus

Nova forma de carregamento pode facilitar a adoção da caneta stylus em mais smartphones no futuro

Ana Marques
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
S Pen (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

A Universal Stylus Initiative (USI) e o NFC Forum estão estudando uma nova forma de recarga sem fio para canetas stylus. A proposta é que o novo padrão utilize a tecnologia NFC, já presente em muitos celulares, para o carregamento do componente, o que excluiria a necessidade de um sistema dedicado no interior do dispositivo.

O novo padrão usa frequência base de 13,56 MHz e pode permitir o fornecimento de até 1W por NFC, o que seria suficiente para realizar o carregamento da caneta. A vantagem principal é a eliminação do sistema de recarga dedicado para stylus, o que além de reduzir custos, poderia liberar espaço para outros recursos, como uma bateria maior, por exemplo.

O WLC do NFC Forum já estava em fase de estudos e havia sido reportado em maio deste ano. De acordo com Koichi Tagawa, presidente do grupo, o projeto “é adequado para carregar canetas USI porque permitirá um mercado globalmente interoperável”.

A ideia é que a tecnologia seja aberta – isto é, qualquer fabricante poderia tirar proveito dela para adicionar canetas stylus aos seus aparelhos de forma relativamente mais simples.

Cabe lembrar que o NFC Forum conta com o patrocínio de empresas como Apple e Google, e um dos membros é a Samsung, o que abre a possibilidade para que o projeto apareça em diversos aparelhos no futuro. A expectativa é de que os primeiros produtos com a tecnologia sejam vistos a partir de 2021.

Com informações: XDA-Developers e NFC Forum

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Relacionados