O que é jogo conjunto no PS4?

Saiba o que é jogo conjunto no PS4, qual a diferença dele para o jogo completo, e aprenda a distinguir um produto do outro

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 11 meses
Controle DualShock 4 (Imagem: tdraehne/Pixabay)
Controle DualShock 4 (Imagem: tdraehne/Pixabay)

No PS4, a loja PS Store classifica jogos de acordo com a forma que eles são vendidos. Dois identificadores muito usados são o “conjunto” e o “jogo completo“, que são causa de bastante confusão entre os consumidores. Descubra o que é jogo conjunto no PS4 e qual a diferença dele para o jogo completo.

Jogo completo ou conjunto?

Ao abrir a PS Store, a loja de jogos, DLCs e outros produtos do PS4, você perceberá que os títulos do console vêm identificados com etiquetas, sendo as mais usadas “jogo completo” e “conjunto”. Muita gente confunde um com o outro, principalmente porque o nome não condiz exatamente com o que o produto deveria entregar.

Um mesmo jogo pode ter vários “conjuntos”, mas geralmente só um “jogo completo”, ou nem isso.

Página da PS Store no PS4, com jogos completos e conjuntos (Imagem: Reprodução/Sony)
Página da PS Store no PS4, com jogos completos e conjuntos (Imagem: Reprodução/Sony)

Sim, é um pouco confuso no início, mas quando você entende a lógica da Sony, tudo fica mais claro.

O que é jogo conjunto no PS4?

O jogo conjunto, ou apenas “conjunto”, como é usado na PS Store do PS4, é a adaptação para o português do termo “bundle”, que numa tradução mais fiel, significa “pacote”. Este produto em geral traz o jogo base e conteúdos extras, que podem ser DLCs, temas para o PS4, avatares, créditos ou moedas in game, o passe de temporada, e etc.

Um mesmo jogo pode ter vários conjuntos diferentes, trazendo conteúdos extras distintos. Um bom exemplo são os jogos da franquia Assassin’s Creed, que costumam ter conjuntos “Gold” e “Deluxe”, um parcial e outro com todos os extras.

Página do conjunto Mortal Kombat 11 Ultimate no PS4 (Imagem: Reprodução/NetherRealm Studios/Warner Bros. Interactive Entertainment/Sony)
Página do conjunto Mortal Kombat 11 Ultimate no PS4 (Imagem: Reprodução/NetherRealm Studios/Warner Bros. Interactive Entertainment/Sony)

Claro que dependendo do conjunto, o preço pode variar bastante em relação ao jogo base.

O que é jogo completo?

Este é o termo que confunde boa parte dos jogadores, isso porque “jogo completo” dá a entender que o produto é o jogo base e todos os extras/DLCs, só que não é o que acontece.

No PS4, “jogo completo” é o jogo base e tão somente, sem conteúdos adicionais, que deverão ser adquiridos separadamente.

Página do jogo completo Marvel's Spider-Man: Miles Morales no PS4 (Imagem: Insomniac Games/Sony Interactive Entertainment/Sony)
Página do jogo completo Marvel’s Spider-Man: Miles Morales no PS4 (Imagem: Insomniac Games/Sony Interactive Entertainment/Sony)

Há jogos do PS4 que não possuem nenhum tipo de conteúdo extra, e que aparecerão na PS Store apenas na versão “jogo completo”. Por outro lado, existem alguns títulos que mesmo na versão mais simples, são vendidos com algum tipo de extra, como avatares ou temas, o que os classifica como um “conjunto”.

Nesses casos, o jogo em questão não terá uma versão “jogo completo” na PS Store, apenas o “conjunto”, ou mais de um.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre PlayStation 4 (PS4) na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Relacionados