Talvez o Pix possa, em um futuro não muito distante, ser integrado nativamente ao WhatsApp. Enquanto esse dia não chega, as instituições participantes podem fazer a ponte entre ambos os serviços. É o caso do Banco do Brasil: clientes do banco já podem usar o WhatsApp para realizar transações via Pix.
Para tanto, basta ao usuário adicionar o número (61) 4004-0001 à sua lista de contatos. Esse é o número do chatbot da instituição. Por meio dele, o correntista do Banco do Brasil pode realizar uma série de transações: pagamento de contas, consulta de limite de cartão, recarga de celular, entre outros.
O chatbot foi atualizado para suportar a nova modalidade de transferências e pagamentos instantâneos. Basta enviar o comando correspondente à operação desejada. São três possíveis:
- Cadastrar uma chave;
- Enviar um Pix;
- Receber pelo Pix.
Ao optar por enviar um valor — comando “enviar Pix” —, por exemplo, o chatbot do Banco do Brasil pedirá ao usuário para informar a chave Pix (CPF, código, número de celular ou e-mail) do recebedor. Em seguida, o serviço perguntará a agência e a conta do pagador.
Na sequência, o chatbot enviará um código por SMS para habilitar o celular do usuário para as transações seguido de um link para conclusão do procedimento. No endereço, o usuário deve informar a sua senha de oito dígitos. Note que essa etapa é realizada apenas uma vez. Nas transações seguintes, o aparelho já estará habilitado.
Depois disso, o chatbot perguntará o valor a ser transferido, exibirá os dados do recebedor e pedirá que a operação seja confirmada. Um link que leva a uma página do Banco do Brasil será mostrado para que o pagador faça a confirmação. Ali, o usuário terá apenas que informar a sua senha.
Se tudo der certo, o chatbot exibirá um comprovante da operação dentro do próprio WhatsApp.
Esse passo a passo deixa claro que o chatbot do Banco do Brasil é apenas um facilitador. As transações possíveis, sejam elas relacionadas ao Pix ou a outros serviços, não são realizadas dentro do ambiente do WhatsApp.
Comentários da Comunidade
Participe da discussãoOs mais notáveis
Prevejo muitos espertinhos dando golpes usando esse meio de autenticação… rs
ainda acho mais pratico abrir o app e ler o QR Code
O bot também consegue ler código qr, é só enviar que ele já identifica que você quer fazer uma transferência via pix.
Uma mão na roda, pois muitas pessoas ainda não entenderam o funcionamento do pix e ficam mandando código qr via whatsapp e você não tem como pagar
Acho que o Bacen deu mole no modus operandi dessas chaves Pix.
Deveriam ter feito o QR Code linkar para por ex https://pix.bc.gov.br/parametros_da_chave, desta forma ao ler o QR Code com a câmera do celular o próprio O.S. reconheceria que se trata de um link de pagamento e sugeria “abrir” com o aplicativo do banco que o usuário tivesse instalado no seu celular.
Nunca pensei que leria “Caixa” e “fácil” na mesma frase.