Banco do Brasil integra Pix e WhatsApp para enviar dinheiro

Chatbot do Banco do Brasil agora permite que clientes da instituição usem WhatsApp para iniciar transações via Pix

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Pix (Imagem: Divulgação/Banco Central)
Pix (imagem: divulgação/Banco Central)

Talvez o Pix possa, em um futuro não muito distante, ser integrado nativamente ao WhatsApp. Enquanto esse dia não chega, as instituições participantes podem fazer a ponte entre ambos os serviços. É o caso do Banco do Brasil: clientes do banco já podem usar o WhatsApp para realizar transações via Pix.

Para tanto, basta ao usuário adicionar o número (61) 4004-0001 à sua lista de contatos. Esse é o número do chatbot da instituição. Por meio dele, o correntista do Banco do Brasil pode realizar uma série de transações: pagamento de contas, consulta de limite de cartão, recarga de celular, entre outros.

O chatbot foi atualizado para suportar a nova modalidade de transferências e pagamentos instantâneos. Basta enviar o comando correspondente à operação desejada. São três possíveis:

  • Cadastrar uma chave;
  • Enviar um Pix;
  • Receber pelo Pix.

Ao optar por enviar um valor — comando “enviar Pix” —, por exemplo, o chatbot do Banco do Brasil pedirá ao usuário para informar a chave Pix (CPF, código, número de celular ou e-mail) do recebedor. Em seguida, o serviço perguntará a agência e a conta do pagador.

Na sequência, o chatbot enviará um código por SMS para habilitar o celular do usuário para as transações seguido de um link para conclusão do procedimento. No endereço, o usuário deve informar a sua senha de oito dígitos. Note que essa etapa é realizada apenas uma vez. Nas transações seguintes, o aparelho já estará habilitado.

Depois disso, o chatbot perguntará o valor a ser transferido, exibirá os dados do recebedor e pedirá que a operação seja confirmada. Um link que leva a uma página do Banco do Brasil será mostrado para que o pagador faça a confirmação. Ali, o usuário terá apenas que informar a sua senha.

Banco do Brasil integra Pix ao WhatsApp (capturas: Felipe Ventura/Tecnoblog)

Banco do Brasil integra Pix ao WhatsApp (capturas: Felipe Ventura/Tecnoblog)

Se tudo der certo, o chatbot exibirá um comprovante da operação dentro do próprio WhatsApp.

Esse passo a passo deixa claro que o chatbot do Banco do Brasil é apenas um facilitador. As transações possíveis, sejam elas relacionadas ao Pix ou a outros serviços, não são realizadas dentro do ambiente do WhatsApp.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados