Como usar ou tirar o zoom do Apple Watch

Ficou tudo grande? Saiba como usar ou tirar o zoom do Apple Watch, recurso de acessibilidade que aumenta os elementos da tela

Lucas Lima
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Apple Watch Series 4 (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)
Apple Watch Series 4 (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

O zoom do Apple Watch é um recurso de acessibilidade que ajuda pessoas com deficiência visual a usar o acessório. É possível ajustar a ampliação a níveis confortáveis, até um máximo de 15 vezes. Nesse artigo, mostrarei como usar ou tirar (se foi o caso de ter ativado acidentalmente) o zoom do Apple Watch.

Como ativar o zoom do Apple Watch

Para usar o zoom no Apple Watch é preciso ativar o recurso nas configurações. Esse procedimento pode ser feito tanto pelo acessório quanto pelo aplicativo “Watch” no iPhone. O caminho é o seguinte:

  1. Acesse os ajustes do Apple Watch (ícone da engrenagem);
  2. Toque em “Acessibilidade”;
  3. Selecione a opção “Zoom” e mude a chave seletora para a posição de ativada.

Nessa configuração, também é possível controlar o nível da ampliação em até 15 vezes. Contudo, esse ajuste pode ser feito com os gestos de controle do zoom.

Como usar o zoom

Há três gestos que facilitam o controle do zoom no acessório da Apple:

  1. Ampliar ou reduzir: toque duas vezes na tela com dois dedos;
  2. Mover pela tela: arraste dois dedos na tela para mover livremente pelo conteúdo exibido;
  3. Ajustar ampliação: toque com os dois dedos duas vezes e mantenha o segundo toque, em seguida arraste para cima e para baixo para aumentar ou diminuir o zoom.

Como tirar o zoom do Apple Watch

Se for o caso de querer desligar o recurso, se ativou acidentalmente ou não precisa mais para o momento, o primeiro passo para tirar o zoom do Apple Watch é tocar duas vezes na tela para remover a ampliação e depois seguir as mesmas etapas do primeiro tópico para desativar por completo.

Se for o caso de manter ativo, para futuros usos, basta lembrar que o toque com dois dedos é o que ativa o recurso.

Com informações: Apple.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Apple Watch na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Canal Exclusivo

Relacionados