Como carregar o controle do Xbox One

Fugindo da pilhas; saiba como carregar o controle do Xbox One e algumas medidas para manter a durabilidade do kit

Leandro Kovacs
Por
• Atualizado há 11 meses
Como carregar o controle do Xbox One (Imagem: Leandro Kovacs/Tecnoblog)
Como carregar o controle do Xbox One (Imagem: Leandro Kovacs/Tecnoblog)

De fábrica, os controles do Xbox One vem com espaço para utilização de pilhas descartáveis ou recarregáveis. Para fugir desse gasto, a Microsoft oferece o kit “jogar e carregar” com baterias que substituem as pilhas e podem ser recarregadas. Veja abaixo como carregar o controle do Xbox One e fazer a manutenção de suas baterias.

Como carregar o controle Xbox One

Antes de carregá-lo é importante saber como fazer a instalação correta da bateria, prevenindo desperdícios e redução de vida útil.

  1. Abra a tampa do compartimento da bateria do controle;
  2. Insira a bateria recarregável com o lado de conexão primeiro, alinhado com os pontos de conexão no compartimento. As baterias são projetadas para serem inseridas apenas nesta direção;
  3. Feche a tampa do compartimento da bateria.
Instalação da bateria (Imagem: Leandro Kovacs/Tecnoblog)
Instalação da bateria (Imagem: Leandro Kovacs/Tecnoblog)

Carregamento

Existem 2 maneiras básicas para carregar sua bateria, no caso de ter 2 controles com os kits, poderá deixar uma das baterias carregando em uma saída USB do Xbox One, enquanto joga com o controle, fazendo revezamento. Também é possível carregar estando o controle conectado e funcionando, pela porta frontal USB.

  1. Conecte o cabo de jogar e carregar à porta USB na parte frontal do controle;
  2. Conecte a outra extremidade do cabo de jogar e carregar a uma porta USB no controle do Xbox One;
  3. Se o console Xbox One estiver desligado, ligue-o. O console deve ser ligado depois que o controle for conectado ou caso contrário, a bateria não será carregada. Mas você poderá desligá-lo novamente se quiser.
Carregamento fora do joystick (Imagem: Leandro Kovacs/Tecnoblog)
Carregamento fora do joystick (Imagem: Leandro Kovacs/Tecnoblog)

Ambos os modos de carregamento são feitos com esses passos. Quando a luz de LED ficar branca, indica que as baterias estão carregadas. Pode-se fazer o mesmo processo de conexão, mas diretamente em uma fonte de tomada, compatível, nessa modalidade o tempo de recarga é variável.

Problemas

Se o controle não estiver carregando, temos uma série de testes para descobrir a origem do problema.

  • Problema na bateria: retire a bateria e coloque pilhas no controle, se estiver funcionando o problema poderá estar na vida útil de sua bateria recarregável;
  • Problema no cabo: teste com outro cabo USB e micro USB, se a bateria carregar normalmente, o problema está no cabo de alimentação;
  • Problema no controle: se os testes anteriores falharem, o problema pode estar no seu joystick, sendo necessário levar para reparo ou comprar um novo.

Outras opções de carregamento

Além da forma normal, existem decks que fazem carregamento dos controles de uma vez, além da Microsoft, muitas outras marcas oferecem esse recurso. Eu tenho um deck simples para 2 controles, me facilita muito. Essas opções extras vão da necessidade de cada gamer.

Base alternativa para carregamento (Imagem: Leandro Kovacs/Tecnoblog)
Base alternativa para carregamento (Imagem: Leandro Kovacs/Tecnoblog)

Dica

Limpe sempre os contatos de sua bateria e do controle, com pano seco ou álcool isopropílico com cotonetes. Nunca utilize água, também existem “limpa contatos” para circuitos eletrônicos, manter a manutenção em dia garante a durabilidade de suas baterias.

Com essas informações o gamer já sabe como carregar o controle do Xbox One e soluções para problemas simples. Nada substitui uma boa manutenção. Bons jogos!

Com informações: Xbox

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Xbox One na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Leandro Kovacs

Leandro Kovacs

Ex-autor

Leandro Kovacs é jornalista e radialista. Trabalhou com edição audiovisual e foi gestor de programação em emissoras como TV Brasil e RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Atuou como redator no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo artigos explicativos sobre softwares, cibersegurança e jogos.

Canal Exclusivo

Relacionados