Como limpar o cache do Xbox One

Aprenda a como limpar o cache do Xbox One e execute uma faxina periódica nos arquivos temporários do console da Microsoft

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 1 ano
Alexa pode realizar comandos no Xbox One (Imagem: Corentin Detry/Pexels)
Xbox One S (Imagem: Corentin Detry/Pexels)

O Xbox One, assim como computadores e celulares, possui um arquivo de memória cache para o carregamento rápido de informações e tal como acontece nesses dispositivos, com o tempo, pode deixar o console lento. Confira no tutorial a seguir como limpar o cache do Xbox One.

O que é memória cache?

A memória cache é um intermediário de acesso rápido, que armazena arquivos temporários para uso pelo seu console, computador, celular ou tablet. A função do cache é agilizar a execução de processos, dispensando carregá-los toda vez da memória principal ou baixá-los constantemente por meio da internet.

O problema é que conforme o tempo passa, os dados de cache vão se acumulando e ocupando espaço precioso do armazenamento interno, o que pode deixar o sistema lento e limitar a instalação de novos jogos, apps ou programas.

Não apenas o Xbox One, mas o PS4, computadores Windows, Mac ou Linux, iPhones e celulares Android também estão sujeitos ao acúmulo de cache, e uma limpeza periódica dos arquivos é uma boa prática.

Como limpar o cache do Xbox One

Diferente de um computador, tablet ou celular, o Xbox One não possui um método dedicado para limpar o cache, mas é possível eliminar o banco de arquivos temporários completamente do console de um modo simples: cortando completamente a entrada de energia.

Faça o seguinte:

Menu Modo de energia e inicialização do Xbox One (Imagem: Reprodução, Microsoft)
Menu Modo de energia e inicialização do Xbox One (Imagem: Reprodução, Microsoft)
  1. Com o Xbox One ligado, aperte o botão “Xbox” do controle;
  2. No menu, navegue até a aba “Perfil & sistema” (a com sua foto de avatar);
  3. Entre em “Configurações”, “Geral”, “Modo de energia e inicialização”, “Desligamento completo”;
  4. Selecione a opção “Desligar” e confirme;
  5. Aguarde até as luzes do Xbox One e do controle se apagarem;
No destaque, porta de energia do Xbox One X (Imagem: Divulgação/Microsoft)
  1. Desconecte o cabo de energia da parte traseira do Xbox One (no detalhe, a porta no Xbox One X);
  2. Aguarde de 30 segundos a 2 minutos;
  3. Reconecte o cabo de energia no Xbox One e ligue-o.

Para limpar o cache do Xbox One, não basta apenas soltar o cabo de energia da tomada, é necessário desconectá-lo completamente da parte de trás do console. Isso evita qualquer entrada residual de energia no equipamento, e uma vez que o fornecimento é cortado, a memória cache é totalmente limpa.

Sem o arquivo de cache, o Xbox One precisará baixar novos dados e carregar informações da memória principal para criar um novo banco, mas no geral, a performance do console ficará melhor e a velocidade de carregamento aumentará. Por fim, você terá mais espaço disponível no disco interno para jogos e apps.

Com informações: Rockstar Games.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Xbox One na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Relacionados