Início » Jogos » PS5 quase triplica de preço no mercado cinza do Brasil

PS5 quase triplica de preço no mercado cinza do Brasil

PS5 chega a custar quase R$ 12 mil no Brasil; revendedores explicam que o preço mais caro se dá pela demanda e estoque

Felipe VinhaPor

O PS5 pode ser encontrado por até R$ 11 mil, atualmente, no Brasil. Acontece que o console esgotou em todos os revendedores oficiais e uma nova leva de unidades é prometida apenas para o final de dezembro. Enquanto isso, o “mercado cinza” oferece videogames a pronta entrega, mas com custo bem mais elevado.

PS5 (Imagem: Divulgação/Sony)

PS5 quase triplica de preço no mercado cinza brasileiro (Imagem: Divulgação/Sony)

O Tecnoblog fez um levantamento em sites como Mercado Livre e OLX e encontrou alguns anúncios com valores bem mais altos do que os praticados pela Sony, que variam entre R$ 4.199 e R$ 4.599, dependendo do modelo.

Em um dos anúncios, o vendedor oferece o PS5 a pronta entrega por R$ 10.900, mas promete vender por R$ 9 mil se o comprador pagar à vista, em dinheiro. Anúncios similares cobram uma faixa de preço sempre acima de R$ 9 mil pelo videogame.

PS5 por mais de R$ 10 mil é oferecido no Brasil (Imagem: Felipe Vinha/Tecnoblog)

PS5 por mais de R$ 10 mil é oferecido no Brasil (Imagem: Felipe Vinha/Tecnoblog)

O mesmo acontece em um famoso mercado popular no Rio de Janeiro, conforme apuração por telefone. Alguns vendedores prometem conseguir o PS5 por valores similares, chegando a até R$ 12 mil. Tudo com a mesma justificativa: falta de estoque da Sony fez crescer a demanda para quem perdeu a pré-venda, que foi iniciada por aqui ainda em setembro.

Os Xbox Series X e Series S também são encontrados no mercado cinza, mas com valores mais próximos dos oficiais do oferecido pela Microsoft e por revendedores oficiais.

No Brasil e no mundo

O fenômeno, porém, não é exclusivo do Brasil. De acordo com o site Business Insider, isso também tem ocorrido no Reino Unido, mas de maneira um pouco mais “organizada”.

O site alega que um único grupo se organizou para comprar milhares de unidades do PS5 e revender a preços mais elevados, após o lançamento. Mais de três mil consoles foram obtidos com este intuito na região.

No eBay é possível encontrar os novos consoles da Sony vendidos por £ 990, o que equivale a mais de R$ 7 mil, em conversão direta.

O PS5 voltou a ficar disponível para venda em alguns sites brasileiros, como a Amazon, mas voltou a esgotar. Não se sabe quando o anúncio voltará ao ar de maneira oficial.

Com informações: Business Insider.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
17 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

² (@centauro)

Nada de novo.
Fizeram isso com as RTX também (não aqui), provavelmente vão fazer isso com o RX 6900, e por ai vai.
Se não tem oferta pra atender a demanda, vai ter pico de preço mesmo, ainda mais pra itens tão aguardados assim (independente de serem essenciais ou não).

Igor Lana de Melo (@igor_meloil)

E nego achando q o mercado cinza ia ser a salvação deles sobre os 2500 de imposto q tem no PS5

Estranho Carioca (@MuitoChato)

Tem que ser no mínimo otario e sem noção pra comprar isso nesse valor

João Almeida (@Joao_Almeida)

O que me choca é que um console de 5K está esgotado kkkkk Crise?

Vinicius Amaral (@vinnamaral)

A maioria desses anúncios é golpe. Da pra perceber que muitos não aceitam mercado pago, o pagamento é através de um link deles ou por boleto. Nada que possa te assegurar caso não chegue ou chegue um tijolo no lugar. Mesmo você morando na mesma cidade e querendo buscar pessoalmente, eles respondem que não pode. Dado o hype do momento do PS5, é o produto perfeito que os criminosos encontraram pra aplicar esse golpe (que já é muito comum, principalmente em vídeo games e celulares)

João M. (@RonDamon)

Poucas unidades. As placas de 10 mil reais tb esgotaram em segundos.

Islan Oliveira (@Islan_Oliveira)

Mercado cinza pode até salvar, mas só depois que o hype inicial passar e a oferta estiver normalizada, só pro segundo semestre de 2021 ou então em 2022. Enquanto tiver em falta, vai acontecer isso aí.

Igor Lana de Melo (@igor_meloil)

Eu diria q é mais um fator de escassez do q de alta demanda mesmo, ainda mais q o BR não é exatamente a prioridade do mundo num caso desses

André (@andre00)

Acredito que do meio de 2021 pra frente vão aparecer os consoles com preço mais em conta no ML. 60% de imposto é um roubo absurdo.
Nunca comprei a primeira versão de nenhum console e até hoje não me arrependi. Sempre aparece algum tipo de problema.

Igor Lana de Melo (@igor_meloil)

E o mercado cinza paga 60% de imposto aonde?

André (@andre00)

O mercado cinza justamente é o que não paga os 60% de imposto. Por isso eles conseguem vender mais barato.
O mais provável é que este anúncio do artigo seja alguém que tenha comprado com preço normal aqui no Brasil pra aproveitar o hype revender.

Depois que tudo se normalizar você pode ter certeza que esse pessoal que traz os produtos do paraguay vai conseguir vender por um preço muito mais em conta no ML, pois esta será a única forma de competir com as lojas que oferecem NF.

Vinícius (@Lage)

Playstation eu não sei, mas o Xbox ta em falta no mundo inteiro. Outro dia na Amazon ficou disponível (sexta 20/11) e eu fui todo inocente pra comprar com maior calma. Não durou 5 minutos.

Vinícius (@Lage)

Cara, calma. Respira. Tá tudo bem?

Igor Lana de Melo (@igor_meloil)

PS5 tbm não vejo em canto nenhum, ao menos no BR, toda vez q vejo alguma página postar q tem uma loja q voltou o estoque é clicar no link e já está esgotado

Igor Lana de Melo (@igor_meloil)

Mercado negro é vc comprar ilegalmente, roubo, furto etc. Por tabela, o mercado “branco” seria comprar legalmente, por meios oficiais com NF e pagando os devidos impostos. Logo, se não é roubado, mas tbm não paga imposto e não tem NF, pq alguém comprou legalmente no paraguai ou outro país qualquer e está revendendo aqui, é mercado cinza

Exibir mais comentários