Início » Aplicativos e Software » Google prepara Android para receber novos emojis sem atualizar sistema

Google prepara Android para receber novos emojis sem atualizar sistema

O local de instalação dos emojis poderá mudar nas próximas versões do Android, facilitando sua atualização com novas carinhas

André Fogaça Por

O Google está estudando uma forma para desvincular a adição de novos emojis para o Android de uma atualização no sistema operacional. A novidade pode diminuir o tempo entre o update no banco de dados do padrão Unicode e o real uso das carinhas chegadas pelos usuários.

Novos emojis do Emoji 13.0 (Imagem: divulgação/Emojipedia)

Novos emojis do Emoji 13.0 (Imagem: divulgação/Emojipedia)

Os emojis fazem parte importante da vida de muitas pessoas, seja para carregar uma mensagem de sentimentos e emoções, ou então para responder uma pergunta sem precisar de nenhuma palavra. De tão importante que são, a Emojipedia recebe novas carinhas de tempos em tempos e cada sistema operacional precisa ser atualizado para começar a exibir os desenhos recentes.

A fragmentação do Android coloca uma pedra extra no sapato de quem espera ansioso pelos novos emojis, principalmente pelo fato do local onde ficam todas as carinhas: dentro de /system/fonts, pasta que fica em partição com atribuição de apenas leitura e só pode ser alterada em atualizações do próprio sistema operacional móvel do Google.

Alteração torna o local dos emojis mais acessível

Uma mudança deste processo já está sendo estudada dentro de fóruns de discussão no Gerrit do Android Open Source Project (AOSP). Em duas postagens a ideia é de mudar o local onde ficam armazenados os emojis para /data/fonts/files, mantendo alguma segurança na escrita.

Neste caso, mesmo em uma área onde a escrita e leitura são permitidas pelo sistema operacional, apenas o processo system_server poderá alterar os arquivos – leia como: adicionar novos desenhos. Ambas as postagens estão recebendo atualizações frequentes e elas começaram na última quarta-feira (18).

Ainda é cedo para afirmar que a partir do próximo Android os emojis adicionados na Emojipedia chegarão para os usuários precisando apenas de uma atualização enviada pela na Play Store, muito menos se a mudança neste processo afetará pessoas que estão com uma versão mais antiga do sistema operacional.

De qualquer forma, é muito bom saber que existe trabalho para facilitar a vida dos amantes de emojis – como eu.

Com informações: XDA-Developers.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
8 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@wellerstz

essa é uma grande vantagem do android frente ao IOS, pois no IOS para atualizar algo do safari (por exemplo) ou corrigir um bug, vc tem que atualizar todo o sistema e eu acho isso ridículo, se fosse no android, bastaria atualizar o chrome e pronto.

um dos métodos que vejo seria criar um aplicativo de emojis (como já tem para diversas outras coisas) ou usar o play services para isso

Willian M. (@willmarq)

Isso já deveria ser possível faz tempo, assim como atualizações poderiam muito bem vir pela PlayStore, garantindo que mais dispositivos continuem atualizados. Foda é que um PC de 5 ou até 10 anos com Windows, Linux ou Mac pode se manter atualizado mas um smartphone top (às vezes mais poderoso que muito PC velho aí) “dura” cerca de 3 anos e olhe lá…

Vítor Gomes Neves Oliveira (@vctgomes)

Finalmente. N sei o pq o Google demorou tanto pra tomar uma providência dessas, embora tenha sido um pouco tarde. Sempre comentei isso em vários fóruns gringos… pena q só deve aparecer lá para o Android 12 ou talvez até o 13.

Hj qualquer app q se preze, já disponibiliza emojis próprios por conta da fragmentação do Android. Além de trabalhoso pra o desenvolvedor, ainda deixa o app maior e quebra o design do do sistema ao adicionar emojis diferentes.