Início » Aplicativos e Software » Google prepara Android para receber novos emojis sem atualizar sistema

Google prepara Android para receber novos emojis sem atualizar sistema

O local de instalação dos emojis poderá mudar nas próximas versões do Android, facilitando sua atualização com novas carinhas

André FogaçaPor

O Google está estudando uma forma para desvincular a adição de novos emojis para o Android de uma atualização no sistema operacional. A novidade pode diminuir o tempo entre o update no banco de dados do padrão Unicode e o real uso das carinhas chegadas pelos usuários.

Novos emojis do Emoji 13.0 (Imagem: divulgação/Emojipedia)

Novos emojis do Emoji 13.0 (Imagem: divulgação/Emojipedia)

Os emojis fazem parte importante da vida de muitas pessoas, seja para carregar uma mensagem de sentimentos e emoções, ou então para responder uma pergunta sem precisar de nenhuma palavra. De tão importante que são, a Emojipedia recebe novas carinhas de tempos em tempos e cada sistema operacional precisa ser atualizado para começar a exibir os desenhos recentes.

A fragmentação do Android coloca uma pedra extra no sapato de quem espera ansioso pelos novos emojis, principalmente pelo fato do local onde ficam todas as carinhas: dentro de /system/fonts, pasta que fica em partição com atribuição de apenas leitura e só pode ser alterada em atualizações do próprio sistema operacional móvel do Google.

Alteração torna o local dos emojis mais acessível

Uma mudança deste processo já está sendo estudada dentro de fóruns de discussão no Gerrit do Android Open Source Project (AOSP). Em duas postagens a ideia é de mudar o local onde ficam armazenados os emojis para /data/fonts/files, mantendo alguma segurança na escrita.

Neste caso, mesmo em uma área onde a escrita e leitura são permitidas pelo sistema operacional, apenas o processo system_server poderá alterar os arquivos – leia como: adicionar novos desenhos. Ambas as postagens estão recebendo atualizações frequentes e elas começaram na última quarta-feira (18).

Ainda é cedo para afirmar que a partir do próximo Android os emojis adicionados na Emojipedia chegarão para os usuários precisando apenas de uma atualização enviada pela na Play Store, muito menos se a mudança neste processo afetará pessoas que estão com uma versão mais antiga do sistema operacional.

De qualquer forma, é muito bom saber que existe trabalho para facilitar a vida dos amantes de emojis – como eu.

Com informações: XDA-Developers.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
8 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@wellerstz

essa é uma grande vantagem do android frente ao IOS, pois no IOS para atualizar algo do safari (por exemplo) ou corrigir um bug, vc tem que atualizar todo o sistema e eu acho isso ridículo, se fosse no android, bastaria atualizar o chrome e pronto.

um dos métodos que vejo seria criar um aplicativo de emojis (como já tem para diversas outras coisas) ou usar o play services para isso

Willian M. (@willmarq)

Isso já deveria ser possível faz tempo, assim como atualizações poderiam muito bem vir pela PlayStore, garantindo que mais dispositivos continuem atualizados. Foda é que um PC de 5 ou até 10 anos com Windows, Linux ou Mac pode se manter atualizado mas um smartphone top (às vezes mais poderoso que muito PC velho aí) “dura” cerca de 3 anos e olhe lá…

Matheus Motta (@Matheus_Motta)

Isso já deveria ser padrão faz tempo, é um saco você não poder visualizar um emoji pq você tá usando uma versão mais antiga do Android

Vítor Gomes (@vctgomes)

Finalmente. N sei o pq o Google demorou tanto pra tomar uma providência dessas, embora tenha sido um pouco tarde. Sempre comentei isso em vários fóruns gringos… pena q só deve aparecer lá para o Android 12 ou talvez até o 13.

Hj qualquer app q se preze, já disponibiliza emojis próprios por conta da fragmentação do Android. Além de trabalhoso pra o desenvolvedor, ainda deixa o app maior e quebra o design do do sistema ao adicionar emojis diferentes.

Vítor Gomes (@vctgomes)

Isso é chato no iOS, mas n acho tão problemático. Qnd a Apple lança uma correção, todos os dispositivos recebem instantaneamente.

O Google só precisou criar esse Play Service por conta da fragmentação do sistema. Se fossemos depender da fabricante pra recursos básicos, estaríamos bem encrencados.

Douglas Knevitz (@Douglas_Knevitz)

Para apps que podem ser apagados, recebem atualização independentes. Caso da suíte iWork.

John Biancato (@John_Biancato)

Ainda é cedo para afirmar que a partir do próximo Android os emojis adicionados na Emojipedia chegarão para os usuários precisando apenas de uma atualização enviada pela na Play Store

As atualizações de emoji na verdade são parte da atualização do Unicode. Não tem nada a ver com Emojipedia.

imhotep (@imhotep)

Pra mim não faz diferença.
Se eu uso uns 10 emojis é muito.

https://tecnoblog.net/?post_type=post&p=404942