Google prepara Android para receber novos emojis sem atualizar sistema

O local de instalação dos emojis poderá mudar nas próximas versões do Android, facilitando sua atualização com novas carinhas

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Novos emojis do Emoji 13.0 (Imagem: divulgação/Emojipedia)

Novos emojis do Emoji 13.0 (Imagem: divulgação/Emojipedia)

O Google está estudando uma forma para desvincular a adição de novos emojis para o Android de uma atualização no sistema operacional. A novidade pode diminuir o tempo entre o update no banco de dados do padrão Unicode e o real uso das carinhas chegadas pelos usuários.

Os emojis fazem parte importante da vida de muitas pessoas, seja para carregar uma mensagem de sentimentos e emoções, ou então para responder uma pergunta sem precisar de nenhuma palavra. De tão importante que são, a Emojipedia recebe novas carinhas de tempos em tempos e cada sistema operacional precisa ser atualizado para começar a exibir os desenhos recentes.

A fragmentação do Android coloca uma pedra extra no sapato de quem espera ansioso pelos novos emojis, principalmente pelo fato do local onde ficam todas as carinhas: dentro de /system/fonts, pasta que fica em partição com atribuição de apenas leitura e só pode ser alterada em atualizações do próprio sistema operacional móvel do Google.

Alteração torna o local dos emojis mais acessível

Uma mudança deste processo já está sendo estudada dentro de fóruns de discussão no Gerrit do Android Open Source Project (AOSP). Em duas postagens a ideia é de mudar o local onde ficam armazenados os emojis para /data/fonts/files, mantendo alguma segurança na escrita.

Neste caso, mesmo em uma área onde a escrita e leitura são permitidas pelo sistema operacional, apenas o processo system_server poderá alterar os arquivos – leia como: adicionar novos desenhos. Ambas as postagens estão recebendo atualizações frequentes e elas começaram na última quarta-feira (18).

Ainda é cedo para afirmar que a partir do próximo Android os emojis adicionados na Emojipedia chegarão para os usuários precisando apenas de uma atualização enviada pela na Play Store, muito menos se a mudança neste processo afetará pessoas que estão com uma versão mais antiga do sistema operacional.

De qualquer forma, é muito bom saber que existe trabalho para facilitar a vida dos amantes de emojis – como eu.

Com informações: XDA-Developers.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Canal Exclusivo

Relacionados