Início » Jogos » FIFA 21 pode render processo à EA por conta de jogadores de futebol

FIFA 21 pode render processo à EA por conta de jogadores de futebol

FIFA 21 pode ter problemas legais por conta de imagem de jogadores usadas dentro da série; EA responde acusações

Felipe VinhaPor

FIFA 21 pode render problemas legais à EA pro conta da imagem de jogadores de futebol usada no jogo. Tudo começou quando Zlatan Ibrahimović, centroavante do Milan, reclamou em seu Twitter sobre o uso de sua imagem dentro do game – ele não fazia ideia de que isso estava acontecendo e, portanto, não autorizou a reprodução eletrônica de seus traços. A partir daí, outros atletas questionaram a mesma situação.

Zlatan Ibrahimović reclamou de seus direitos em FIFA 21 (Imagem: Goal/Divulgação)

Zlatan Ibrahimović reclamou de seus direitos em FIFA 21 (Imagem: Goal/Divulgação)

“Quem deu à FIFA EA permissão para usar eu nome rosto? Não sou membro do FIFpro e mesmo que eu fosse, fui colocado lá sem ter conhecimento, a partir de alguma manobra esquisita”, questionou o jogador, em sua conta na rede social. “Alguém está tendo lucro com meu nome e meu rosto sem qualquer acordo em todos esses anos. É hora de investigar”, complementou.

Gareth Bale, ponta do Tottenham, foi outro que entrou no barco das reclamações e publicou no Twitter: “Interessante… O que é o FIFpro?”, acompanhado da hashtag #TimeToInvestigate, ou hora de investigar. Bale, inclusive, já foi capa do FIFA 14.

O agente de Bale comentou ao jornal The Guardian que é possível que uma ação legal seja colocada em prática contra a FIFA e a EA, já que os jogadores não estão sendo pagos por suas imagens.

O FIFpro citado pelos jogadores é a federação internacional de jogadores. Vários times são associados e, a partir daí, negociam diretamente com a EA, todos os anos, as imagens dos jogadores profissionais para serem usadas na série FIFA. O problema é que nem sempre eles são consultados a respeito e o acordo não é feito um a um.

Contudo, Ibrahimović joga na Itália, e lá os direitos de imagem para jogos não são negociados com a FIFpro, ao contrário de outros territórios. Já no Brasil, apenas para citar de exemplo, os direitos são sempre negociados diretamente com os clubes – ou com os próprios profissionais.

O que a EA diz

A EA tomou iniciativa rápida e respondeu as reclamações de Ibrahimović e de outros jogadores. Em nota enviada ao site Sport Bible, a empresa diz o seguinte:

EA Sports FIFA é o principal jogo de videogame de futebol do mundo e, para criar uma experiência autêntica, todos os anos, trabalhamos com várias ligas, times e jogadores individuais para garantir os direitos de imagem de cada um em nosso jogo.

Um desses trabalhos é um relacionamento de longa data com a FIFpro, que faz parceria com vários licenciadores para negociar acordos que atendam os jogadores e seus sindicatos.

Ainda em declaração ao Eurogamer, a EA comentou ainda que “a atual situação sendo publicada nas redes sociais é uma tentativa de colocar FIFA 21 em uma disputa entre um grande número de terceiros e tem pouca relação com a EA Sports”. Por ora, o caso segue sem solução e ainda pode render problemas à série de jogos.

Com informações: Eurogamer.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
5 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Giovani (@Giovani)

Pelas respostas da produtora do jogo, aparentemente os jogadores tem razão, se eles tivessem os direitos tinham rebatido de primeira ao invés de dar uma resposta padrão que não respondeu nada específico.

Igor Lana de Melo (@igor_meloil)

Esses anos todos e esses caras não sabiam de NADA disso? Sério? Nenhum deles tem filho, sobrinho, qualquer coisa pra mostrar pra eles o jogo? Fora os que não jogam, inclusive o próprio Ibrahimovic comprou PS5 pros jogadores do Milan há alguns dias e ele NÃO SABIA q ele está no jogo esses anos todos? Muito estranho

De fato a resposta da EA é no mínimo questionável, mas esse é o padrão de resposta jurídica q se espera em casos assim, ainda mais vindo da EA.

Giovani (@Giovani)

Pode ser, o jogador tem tanta fontes de rendimento que pode não saber de alguma, ainda assim eu fico com o pé atrás, se do lado do jogador há essa desconfiança eles tem que investigar mesmo …

Igor Lana de Melo (@igor_meloil)

Com certeza precisa investigar, sem dúvidas. Mas eu imagino que tenha alguma cláusula no contrato dos jogadores que cite a FIFPro ou algo com relação aos direitos de imagem ser passado ao clube, aí se tem mesmo já era. Assinou não leu, pau comeu

Caleb Enyawbruce (@Enyawbruce)

Em que mundo esses caras vivem??

Dark (@Darkalliance)

Essa questão ai a FIFA vai ter que correr atras, tipo criar uma entidade internacional que controla esses direitos de imagens, por exemplo, a partir do momento que um jogador é inscrito em um campeonato que é afiliado a FIFA ele automaticamente cede seus direitos de imagens para promover o esporte, ou ainda essa organização divide os lucros de direitos de imagens de forma igualitária, sei lá.

Enfim vai ser uma questão complexa que uma hora ou outra ela vai ter que mexer e regularizar, ou é isso ou a EA/Konami vai ter que se virar fazendo um jogo inteiramente de jogadores fictícios como era nos antigos games.

Igor Lana de Melo (@igor_meloil)

No meu entendimento é EXATAMENTE isso q é a FIFpro