Início » Aplicativos e Software » 7 dicas para usar o Mensagens no iPhone

7 dicas para usar o Mensagens no iPhone

O aplicativo nativo Mensagens envia SMS e iMessages no iPhone. Com o iOS 14, algumas funções interessantes foram adicionadas

Bárbara Chieregate Por

O aplicativo Mensagens, exclusivo do iOS, é uma boa alternativa para usuários do sistema da Apple que desejam se comunicar entre si. O iOS 14 trouxe mais funcionalidades para o Mensagens no iPhone, algumas delas parecidas com o que estamos acostumados no WhatsApp.

iMessage no iPhone (Imagem: Divulgação/Apple)

iMessage no iPhone (Imagem: Divulgação/Apple)

7 dicas para o Mensagens no iPhone e iPad

É por ele que se envia e recebe SMS no iPhone, mas o maior diferencial está no iMessage, mensagens enviadas pelo app quando há conexão com internet — elas aparecem em um balão azul e são sempre criptografadas. Veja as dicas para usufruir melhor do app.

Mudar nome e foto

Desde o iOS 13, o Mensagens permite que os usuários compartilhem o nome e foto ao iniciar uma conversa ou responder uma mensagem pelo aplicativo. Você pode usar uma foto de sua preferência ou um Memoji.

O nome a foto podem ser compartilhados em qualquer chat do Mensagens, mas o app pedirá uma confirmação ao fazer isso. Se você quiser, também consegue desativar o compartilhamento

  1. Abra o aplicativo e toque em “Editar” no canto superior esquerdo;
  2. Selecione “Editar nome e foto”;
  3. Digite o seu nome e toque no círculo da imagem para escolher a foto ou Memoji;
  4. Toque em “Ok” para finalizar.
Memojis da Apple (Imagem: Divulgação/Apple)

Memojis da Apple (Imagem: Divulgação/Apple)

Silenciar conversas

Quando ativada, a opção “Ocultar Alertas” interrompe notificações da conversa em questão. O ícone de lua crescente — o mesmo do modo “Não Perturbe” – vai aparecer ao lado do chat silenciado. Todas as outras notificações continuam sendo entregues normalmente, com exceção das que você ocultou os alertas.

  1. Com o app Mensagens aberto, deslize para a esquerda sobre a mensagem que você deseja mutar;
  2. Toque no botão “Alertas”.

Se quiser voltar a receber as notificações, é só seguir os mesmos passos.

Procurar os anexos de uma conversa

Não quer olhar a conversa inteira para achar uma mídia específica ou link? É só buscar pelos anexos da mensagem.

  1. Abra o chat no aplicativo;
  2. Toque no nome do contato na parte superior da tela e depois em “Informações”;
  3. Você verá as fotos e links enviadas na conversa. Mantenha o anexo pressionado para ver as opções “Salvar”, “Copiar”, “Compartilhar” e “Apagar”.

Fixar conversas importantes

Assim como acontece no WhatsApp, também é possível fixar as conversas com seus contatos preferidos. Ao fazer isso, o chat será fixado na parte superior do app e poderá ser acessado com mais facilidade.

Para fixar uma conversa, abra o aplicativo e deslize o dedo para a direita sobre o chat em questão. Você verá um ícone de alfinete em amarelo — toque nele e pronto. O limite é de até nove conversas fixadas por vez.

Fixar mensagens no iPhone (Imagem: Divulgação/Apple)

Fixar mensagens no iPhone (Imagem: Divulgação/Apple)

Compartilhar a localização com alguém

O recurso de compartilhar a localização com outros contatos, também presente no WhatsApp, pode ser usado no Mensagens.

  1. Abra o Mensagens e escolha o contato com quem você quer compartilhar;
  2. Toque no nome do contato na parte superior da tela e depois em “Informações”;
  3. Toque em “Enviar Minha Localização Atual” para o destinatário ver sua localização no mapa. Será preciso escolher por quanto tempo você quer compartilhar — indefinidamente, até o fim do dia ou por uma hora.

Responder mensagens em thread

Ao responder uma mensagem específica com esse recurso, a resposta aparecerá logo abaixo, sem atrapalhar o “fluxo” do restante da conversa.

Para isso, pressione a mensagem desejada e toque na opção “Responder” no menu. Se você clicar em cima da resposta, conseguirá ver o conteúdo completo — o texto original e o que foi respondido.

Marcar alguém na mensagem

A opção de mencionar alguém é comum em várias redes sociais, como Facebook, Instagram e Twitter, e também no WhatsApp. No Mensagens, o objetivo é o mesmo — as pessoas receberão notificações. Isso vai acontecer mesmo se a conversa for em grupo e estiver mutada.

Para marcar alguém no Mensagens, é só digitar o nome da pessoa e tocar nele quando ficar cinza. Ele deve ficar azul — se isso acontecer, a menção funcionou. Depois disso, basta enviar normalmente.

Com informações: The Next Web.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando