Como usar o Last.fm com o Apple Music

Aprenda a como usar o Last.fm com o Apple Music, e crie um perfil com seus artistas e músicas favoritas na comunidade musical

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 1 ano
Tela do Last.fm (Imagem: Reprodução/Last.fm)
Tela do Last.fm (Imagem: Reprodução/Last.fm)

O Last.fm é um velho conhecido dos aficionados por música: é uma comunidade que permite compartilhar com outros usuários o que você está ouvindo, ao ser capaz de se conectar com diversos serviços de streaming. Confira nosso passo a passo e aprenda como usar o Last.fm com o Apple Music.

Last.fm tem acesso parcial ao Apple Music

O Last.fm possui um serviço chamado Rastreamento (em inglês, Scrobble), que é capaz de se conectar à conta de um usuário de diversos serviços de streaming de música, e com isso, saber o que você está ouvindo no momento.

Com esses dados, o Last.fm exibe em seu perfil na comunidade as músicas, playlists e podcasts que você escuta, e com eles, montar um perfil de seus artistas favoritos. O acesso é praticamente total em diversos serviços, como Spotify, Deezer e outros.

Já no Apple Music, no entanto, o acesso é parcial. Por motivos não esclarecidos (provavelmente limitações aplicadas pela Apple), o Last.fm não é capaz de rastrear conteúdos ouvidos via streaming (pela web), apenas o que o usuário baixa e mantém localmente em seu dispositivo iOS, como iPhones e iPads.

Como usar

Antes de começar, é preciso ter contas de usuário tanto no Apple Music, quanto no Last.fm.

Com tudo pronto, faça o seguinte:

  1. Acesse apps.apple.com;
  2. Baixe e instale o app do Last.fm em seu dispositivo iOS;
  3. Entre com sua conta de usuário do serviço;
Tela de rastreamento do Last.fm no iOS (Imagem: Reprodução/Last.fm) / last.fm apple music
  1. Na tela com a mensagem “Connect application”, toque em “Yes, allow access”;
  2. Use o Apple Music normalmente, ouvindo músicas, playlists e podcasts salvos na memória do iPhone ou iPad;
  3. Para submeter uma execução, abra o app do Last.fm e toque em “Scan”;
  4. O app irá exibir as faixas executadas, toque em “Submit”.

E pronto.

Nota: o Last.fm não é capaz de detectar faixas em execução, apenas as que já foram finalizadas.

Lembre-se apenas que no iPhone ou iPad, o recurso de rastreamento (Scrobble) não é capaz de rastrear conteúdos executados via streaming, apenas os salvos localmente na memória do seu dispositivo.

Você pode realizar o rastreamento sempre que desejar, o Last.fm é capaz de acompanhar todas as execuções recentes e detectar as que não foram enviadas ao serviço pelo usuário.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre last.fm na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Relacionados