Início » Jogos » Como jogar Magic: The Gathering Arena [Guia para iniciantes]

Como jogar Magic: The Gathering Arena [Guia para iniciantes]

Jogo histórico de cartas; veja como jogar Magic: The Gathering Arena, versão digital para novos e velhos fãs da série

Leandro KovacsPor

Magic: The Gathering é um card game icônico, seu auge foi no fim dos anos 90 e início dos anos 2000. Agora, com a versão digital é muito mais simples montar seus decks e enfrentar adversários além do bairro. Veja abaixo como jogar Magic: The Gathering Arena, o que os jogadores precisam saber para entrar no universo do card game rico em mecânica e meta game.

Magic: The Gathering Arena (Imagem: Wizards of the coast/Divulgação)

Magic: The Gathering Arena (Imagem: Wizards of the Coast/Divulgação)

1. Requisitos mínimos e recomendados

Magic: The Gathering está disponível tanto para Windows como para o macOS. Vamos ver se o seu computador tem os requisitos mínimos ou se encaixa nos recomendados para jogar o game em ambas as plataformas.

Windows

ComponenteMínimoRecomendado
Sistema OperacionalWindows 7Windows 10
ProcessadorIntel Core2 Duo E4700 @ 2.60GHz / AMD Athlon 64 X2 Dual Core 5600+Intel Core2 Quad Q9300 @ 2.50GHz / AMD Athlon II X4 631 Quad-Core
VídeoGeForce 8800 GTX / Radeon HD 6570GeForce GTX 560 / Radeon HD 6870
RAM2 GB4 GB
Espaço livre2 GB2 GB
DirectX1111

macOS

ComponenteMínimo
OSmacOS X/10 (64-bit Intel)
ProcessadorIntel Core i5
RAM4 GB
Vídeo1024MB VRAM
Resolução1280 x 720 de exibição mínima

Temos a informação dos requisitos mínimos para macOS, mas dá pra perceber que o game tem exigências mínimas altas em comparação com a versão Windows.

2. Como jogar Magic: The Gathering Arena?

Magic: The Gathering Arena é a versão digital da aclamada série do jogo de cartas colecionáveis ​​que fez o gênero crescer. Ele traz toda a experiência do jogo físico, com os auxílios da tecnologia.

É grátis para jogar, tem o tutorial que ensina como entender o básico e oferece ajuda durante o jogo, automatizando todas as regras. Essa é a melhor oportunidade para praticar esse card game com milhões de fãs.

Arena de combate (Imagem: Wizards of the Coast/Divulgação)

Arena de combate (Imagem: Wizards of the Coast/Divulgação)

Aquisição de cartas e decks

Os decks são os baralhos montados pelos jogadores para enfrentar seus adversários, o sistema para acúmulo de cartas no jogo é: vencer partidas, ganhando algumas cartas de sorteio, participando de torneios ou comprando boosters (pacotes) na loja oficial. Os jogadores do modo físico de Magic: The Gathering gastavam muito dinheiro para conseguir cartas melhores.

Bom, na versão digital a quantidade de dinheiro gasto para ter um bom deck vai de acordo com a vontade do jogador. Já que existem outras possibilidades para conseguir novas cartas.

3. Jogue o tutorial

Assim que começar o game, um ser mágico te oferece batalhas preliminares para entender os funcionamentos básicos do jogo, não pule. Essa dica é tanto para os jogadores novos, aprendendo o básico das mecânicas de jogo, como para os experientes do jogo físico, que estão conhecendo a plataforma.

Jogadores que no passado jogaram Magic: The Gathering, podem aprender muito sobre novas mecânicas que foram incluídas ao longo do tempo, além de se familiarizar com o visual da arena de combate.

Tutorial de Magic: The Gathering Arena (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

Tutorial de Magic: The Gathering Arena (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

4. Ganhando cartas

No início, o jogador começará com centenas de cartas disponíveis, que são suficiente para se familiarizar com diversas estratégias, antes de precisar “comprar” ou abrir um novo booster (pacote com 15 cartas aleatórias).

Após terminar o tutorial você recebe 5 decks completos, um para cada cor de terrenos disponíveis no jogo. São decks divertidos de nível introdutório, com eles o jogador terá uma visão melhor das possibilidades de cada cor de carta.

Decks habilitados após o tutorial (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

Decks habilitados após o tutorial (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

Conforme for praticando, sua árvore de maestria crescerá, e a evolução dela oferece cartas mais poderosas para seus decks iniciais. Dando sequência na evolução, outros 10 decks já de nível intermediário serão liberados, contendo 2 tipos de cor em cada um. A fusão de cores é uma estratégia utilizada há muito tempo para ampliar o poder de combo do deck.

Desafios de cor para maestria (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

Desafios de cor para maestria (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

Premiações individuais com cartas são adquiridas por meio de alguns eventos e vitórias diárias. Sua recompensa será uma carta aleatória de raridade incomum ou melhor.

Tranquilamente, dá pra acumular a quantidade de ouro para comprar um pacote de cartas por dia. Se não tiver paciência, também pode comprar mais pacotes com “joias”, compradas na loja com dinheiro real.

Gemas compram pacotes de cartas e decks (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

Gemas compram pacotes de cartas e decks (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

5. Teste sempre seus decks

Fez alguma modificação no seu deck, mudou a estratégia do meta? Então, teste seu baralho em partidas contra bots antes de se aventurar com outros jogadores. Enfrente adversários reais buscando a vitória. Não perca tempo e nem paciência apenas testando seu novo combo contra jogadores.

6. Aproveite todos os modos de jogo

São diversos dentro de Magic: The Gathering Arena, cada um com sua característica principal, alguns mais competitivos ou simples recreação.

Partidas com Bots

O início de todos os seus testes, treinar para melhorar o domínio sobre o seu baralho, como ele funciona, adição de novas cartas. A inteligência artificial do bot em Magic: The Gathering Arena é suficiente para medir suas habilidades e resultados dos novos decks.

Jogar

Contra outros adversários humanos, partidas sem compromisso, apenas ganhar experiência e buscar suas primeiras vitórias. A quantidade de adversários é imensa nessa modalidade, de jogadores testando suas estratégias até pessoas passando o tempo.

Rankeada

Aqui a conversa já começa a ficar séria, ninguém entra nesse modo de jogo para brincar, todos querem subir no ranking para serem vistos como jogadores melhores. Depois de adquirir uma experiência, conhecer seus decks, bolar estratégias, já estará apto a participar desse desafio real.

Draft e Fechado

São dois modos muito famosos entre jogadores de Magic: The Gathering, desde o jogo físico de cartas. No Draft o jogador abre 3 pacotes de cartas, e faz escolhas alternadas para construir um baralho com o que estiver disponível.

No modo fechado, o deck já vem pronto, com algumas cartas adicionais para fazer adaptações, a habilidade principal nesses modos é dominar o jogo e ser capaz de montar bons baralhos com limitação na oferta de cartas. Quando tiver confiança em suas habilidades para montar um deck, ficará viciado nesse estilo de jogo.

7. Olho no calendário

Há muito para explorar em Magic: The Gathering Arena. Novos conjuntos de cartas são lançados em curtos períodos. Eventos para conferir todas as semanas.

Todo um cenário de esportes eletrônicos para se qualificar. Depois de aprender o básico, você encontrará algo que se encaixa no seu estilo. Com constantes lançamentos, o meta do game muda constantemente. Não perca nenhuma oportunidade para melhorar seu jogo.

Eventos são liberados na página Home (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

Eventos são liberados na página Home (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

8. Não se esqueça dos terrenos (Manas)

Essa dica é para qualquer iniciante, não tenha um deck poderoso se não conseguir acumular terrenos suficientes para utilizar as cartas. Os baralhos são de 60 cartas.

Caso suas criaturas, magias, encantamentos, forem de custo baixo, 20 terrenos do total de 60 cartas é suficiente. Alguns jogadores preferem a proporção de 24 terrenos para 36 cartas, a sua estratégia começa aí, mas não fique sem terrenos!

9. Deck inicial (dicas)

  • Mantenha a proporção de 24/60 para terrenos;
  • As 36 cartas restantes, divida em 9 cartas, com 4 cópias de cada;
  • Faça sua estratégia em combos com as 9 cartas;
  • 4 cópias aumentam a chance de estar com as cartas na mão;
  • Caso misture cores no deck, mantenha as proporções de terreno pelo volume de cor no baralho.

Com esse guia inicial, o jogador já está preparado para ingressar no Magic: The Gathering Arena. O game têm possibilidades gigantescas de estratégias. Para se tornar competitivo, será necessário dedicação, assim como a maioria dos jogos de estratégia da atualidade. Bons jogos!

Com informações: Magic: The Gathering Arena

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação