Finalmente uma boa notícia para os fãs do Google Wave, serviço revolucionário – e quiçá, incompreendido – de comunicações colaborativas que teve sua morte agendada para o final do ano há cerca de um mês por sua empresa-mãe. Ontem o blog oficial do Wave anunciou que todo o código-fonte do serviço estará disponível para que desenvolvedores rodem-o como uma aplicação a partir de seus próprios servidores ou aproveitem alguns de seus recursos em seus próprios serviços, num projeto chamado Wave in a box.


“Estamos aumentando em cerca de 200 mil linhas o código que já oferecíamos”, diz o post que apresenta a novidade, que também diz que o Wave in a box irá oferecer “um pacote de aplicações que inclui a criação de um servidor e um cliente web” para o serviço, suporte para conversas colaborativas, o futuro desenvolvimento de uma loja de apps e suporte a gadgets e APIs, entre outros recursos.

Além de oferecer maiores oportunidades para os desenvolvedores, com o Wave in a box o Google também pretende atender aos usuários que se sentiram órfãos com o fim da linha do serviço. “Desde o começo o Wave foi nossa visão de uma nova geração de comunicação e ferramentas colaborativas. A resposta da comunidade de desenvolvedores foi incrível e gratificante. (…) Quando o Wave in a box for uma aplicação funcional, seu futuro será definido por suas contribuições”, afirma o Google.

Com informações Google Wave Blog

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
João Brunelli Moreno

João Brunelli Moreno

Ex-redator

Formado em comunicação e jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba, João Brunelli Moreno é redator, blogueiro, roteirista e produtor de conteúdo. Venceu mais de 100 prêmios de publicidade, incluindo o 40° Profissionais do Ano realizado em 2018. Foi autor no Tecnoblog entre 2009 e 2012 cobrindo assuntos relacionados a gadgets, computadores, Apple, Google, Microsoft, entre outros.

Relacionados