Início » Aplicativos e Software » Windows 10 ARM roda em Mac com Apple Silicon sem emulação

Windows 10 ARM roda em Mac com Apple Silicon sem emulação

O desenvolvedor que virtualizou o Windows 10 no Apple Silicon garante que até mesmo programas x86 rodam bem no Mac utilizado

André FogaçaPor

Com a chegada do chip Apple M1 nos Macs, morreu a possibilidade nativa de instalar o Windows 10 via Boot Camp. Pois bem, um desenvolvedor chamado Alexander Graf resolveu arregaçar as mangas e conseguiu colocar a versão do sistema operacional móvel da Microsoft para este tipo de chip em um Mac com Apple Silicon.

Chip Apple M1 (Imagem: Reprodução/Apple)

Chip Apple M1 (Imagem: Reprodução/Apple)

A instalação não é bem da forma simples como é possível em computadores da maçã com processadores Intel, mas ao menos o Windows 10 está rodando sem emulação. O sistema operacional da Microsoft foi virtualizado com base no código aberto do QEMU, que alinhou o lado ARM do Windows com as instruções do hardware presente no M1. Funcionou e como se espera de virtualização: acesso direto ao hardware, de forma nativa.

Programas para Windows 10 rodam bem no Apple Silicon

O grande problema de ter o Windows 10 em versão ARM pode aparecer na hora de rodar programas criados para processadores x86. Aparentemente não foi o caso desta virtualização. “O Windows 10 ARM64 pode executar aplicativos x86 muito bem. Não é tão rápido quanto no Rosetta 2, mas chega perto”, afirma Graf.

Windows 10 rodando no Apple Silicon (Imagem: Alexander Graf/Twitter)

Windows 10 rodando no Apple Silicon (Imagem: Alexander Graf/Twitter)

O QEMU utilizado recebeu um patch personalizado pelo desenvolvedor e a versão do Windows 10 instalada faz parte do programa de testes da Microsoft, o Insider. A virtualização foi feita com base no Hypervisor.framework da Apple e as notas inseridas por Alexander Graf lembram que existem alguns problemas, como a inexistência do Wi-Fi e a CPU virtualizada sempre fica em 100%.

Mesmo assim, com o processador alocado na virtualização sempre no topo do uso, o desempenho geral é avaliado pelo desenvolvedor como quase nativo.

Com informações: MacRumors.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
9 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Jiraya Uzumaki (@JoaoMaia)

Qual a vantagem de se rodar esse windows todo bugado no m1? Acho que é só um exercício de criatividade. Só pode.

ochateador (@ochateador)

Exercitar as habilidades do sujeito.
Basicamente é como se ele falasse "É possível fazer isso ? Vamos tentar fazer diferente ? Porque aceitar tudo da forma que nos é entregue ? Porque não podemos mudar esse detalhe ? ".

Schio ☭ (@Sckillfer)

Se as possibilidades de tecnologia não os interessa, o que fazem num site de tecnologia mesmo?

Matheus Moreno (@Matheusandyou)

É GPU integrada num pedacinho de silício sem refrigeração. Não compare com uma GPU “potente”, compare com os chip que tem integrada. Cada comentário sem noção.

CAV (@cav)

Um professor meu já dizia: a melhor OEM da Microsoft é a Apple.
Não me surpreenderia se no futuro a própria Microsoft passe a trabalhar com o Apple M1 e faça Windows 10 ARM progredir em 1 ano o que não progrediu em 5.