Windows 10 ARM roda em Mac com Apple Silicon sem emulação

O desenvolvedor que virtualizou o Windows 10 no Apple Silicon garante que até mesmo programas x86 rodam bem no Mac utilizado

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Chip Apple M1 (Imagem: Reprodução/Apple)

Chip Apple M1 (Imagem: Reprodução/Apple)

Com a chegada do chip Apple M1 nos Macs, morreu a possibilidade nativa de instalar o Windows 10 via Boot Camp. Pois bem, um desenvolvedor chamado Alexander Graf resolveu arregaçar as mangas e conseguiu colocar a versão do sistema operacional móvel da Microsoft para este tipo de chip em um Mac com Apple Silicon.

A instalação não é bem da forma simples como é possível em computadores da maçã com processadores Intel, mas ao menos o Windows 10 está rodando sem emulação. O sistema operacional da Microsoft foi virtualizado com base no código aberto do QEMU, que alinhou o lado ARM do Windows com as instruções do hardware presente no M1. Funcionou e como se espera de virtualização: acesso direto ao hardware, de forma nativa.

Programas para Windows 10 rodam bem no Apple Silicon

O grande problema de ter o Windows 10 em versão ARM pode aparecer na hora de rodar programas criados para processadores x86. Aparentemente não foi o caso desta virtualização. “O Windows 10 ARM64 pode executar aplicativos x86 muito bem. Não é tão rápido quanto no Rosetta 2, mas chega perto”, afirma Graf.

Windows 10 rodando no Apple Silicon (Imagem: Alexander Graf/Twitter)

Windows 10 rodando no Apple Silicon (Imagem: Alexander Graf/Twitter)

O QEMU utilizado recebeu um patch personalizado pelo desenvolvedor e a versão do Windows 10 instalada faz parte do programa de testes da Microsoft, o Insider. A virtualização foi feita com base no Hypervisor.framework da Apple e as notas inseridas por Alexander Graf lembram que existem alguns problemas, como a inexistência do Wi-Fi e a CPU virtualizada sempre fica em 100%.

Mesmo assim, com o processador alocado na virtualização sempre no topo do uso, o desempenho geral é avaliado pelo desenvolvedor como quase nativo.

Com informações: MacRumors.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados