Início » Aplicativos e Software » Windows 10 ARM roda em Mac com Apple Silicon sem emulação

Windows 10 ARM roda em Mac com Apple Silicon sem emulação

O desenvolvedor que virtualizou o Windows 10 no Apple Silicon garante que até mesmo programas x86 rodam bem no Mac utilizado

André FogaçaPor

Com a chegada do chip Apple M1 nos Macs, morreu a possibilidade nativa de instalar o Windows 10 via Boot Camp. Pois bem, um desenvolvedor chamado Alexander Graf resolveu arregaçar as mangas e conseguiu colocar a versão do sistema operacional móvel da Microsoft para este tipo de chip em um Mac com Apple Silicon.

Chip Apple M1 (Imagem: Reprodução/Apple)

Chip Apple M1 (Imagem: Reprodução/Apple)

A instalação não é bem da forma simples como é possível em computadores da maçã com processadores Intel, mas ao menos o Windows 10 está rodando sem emulação. O sistema operacional da Microsoft foi virtualizado com base no código aberto do QEMU, que alinhou o lado ARM do Windows com as instruções do hardware presente no M1. Funcionou e como se espera de virtualização: acesso direto ao hardware, de forma nativa.

Programas para Windows 10 rodam bem no Apple Silicon

O grande problema de ter o Windows 10 em versão ARM pode aparecer na hora de rodar programas criados para processadores x86. Aparentemente não foi o caso desta virtualização. “O Windows 10 ARM64 pode executar aplicativos x86 muito bem. Não é tão rápido quanto no Rosetta 2, mas chega perto”, afirma Graf.

Windows 10 rodando no Apple Silicon (Imagem: Alexander Graf/Twitter)

Windows 10 rodando no Apple Silicon (Imagem: Alexander Graf/Twitter)

O QEMU utilizado recebeu um patch personalizado pelo desenvolvedor e a versão do Windows 10 instalada faz parte do programa de testes da Microsoft, o Insider. A virtualização foi feita com base no Hypervisor.framework da Apple e as notas inseridas por Alexander Graf lembram que existem alguns problemas, como a inexistência do Wi-Fi e a CPU virtualizada sempre fica em 100%.

Mesmo assim, com o processador alocado na virtualização sempre no topo do uso, o desempenho geral é avaliado pelo desenvolvedor como quase nativo.

Com informações: MacRumors.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
9 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Jiraya Uzumaki (@JoaoMaia)

Qual a vantagem de se rodar esse windows todo bugado no m1? Acho que é só um exercício de criatividade. Só pode.

Diogo Silva (@uzu)

Tenho o mesmo sentimento, rodar qualquer outro OS em um Mac é um desperdício.

ochateador (@ochateador)

Exercitar as habilidades do sujeito.
Basicamente é como se ele falasse "É possível fazer isso ? Vamos tentar fazer diferente ? Porque aceitar tudo da forma que nos é entregue ? Porque não podemos mudar esse detalhe ? ".

Daniel Cavalcanti Pierre (@Daniel_Cavalcanti_Pi)

Quero é ver se esses chips da Apple terão desempenho gráfico superior ao das placas de vídeo da AMD e nVidia…

Schio ☭ (@Sckillfer)

Se as possibilidades de tecnologia não os interessa, o que fazem num site de tecnologia mesmo?

Matheus Moreno (@Matheusandyou)

No meu Mac rodava macOS e Windows, aliás, Windows roda melhor num Mac do que nos trambolhos feitos pra ele.

Matheus Moreno (@Matheusandyou)

É GPU integrada num pedacinho de silício sem refrigeração. Não compare com uma GPU “potente”, compare com os chip que tem integrada. Cada comentário sem noção.

Everton Dreher (@Dreher)

Claramente você está visitando o site errado.

CAV (@cav)

Um professor meu já dizia: a melhor OEM da Microsoft é a Apple.
Não me surpreenderia se no futuro a própria Microsoft passe a trabalhar com o Apple M1 e faça Windows 10 ARM progredir em 1 ano o que não progrediu em 5.

Daniel Cavalcanti Pierre (@Daniel_Cavalcanti_Pi)

A questão não é essa comparação que você tá citando aí, é simplesmente a falta de opção se eu quiser utilizar uma GPU mais potente para tarefas que demandam mais desempenho ou jogar os jogos atuais, coisa que na Apple não será possível… Falta de noção é de quem compra um computador desses da Apple, falta noção sobre dinheiro, custo x benefício, isso sim…