A Justiça do Distrito Federal bloqueou R$ 71 milhões por fraude no sistema de vale-transporte de ônibus da capital. De acordo com o Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT), mais 38 pessoas foram denunciadas por associação criminosa e estelionato contra a administração pública.
- Senado aprova punição maior para fraudes eletrônicas
- Governo volta a cobrar IOF em transações de crédito nesta sexta-feira (27)
Operação Trickster (Imagem: Reprodução/João Stangherlin)
Para obter benefícios financeiros, os réus – que fazem parte de cinco grande cooperativas de transporte (Cooperbras, Cootransp, Transport, Cooperride e Coopertop) – teriam simulado milhares de viagens para gerar dados falsos no sistema e no banco de dados do Sistema de Bilhetagem Automática (SBA).
A operação era feita com cartões vale-transporte adquiridos de terceiros, incluindo de estudantes e especiais, e as atividades funcionavam desde 2014.
De acordo com os promotores de Justiça, o esquema teve ajuda de servidores do antigo DFTrans, órgão extinto em 2019 após diversas críticas à gestão.
Os mais de R$ 71 milhões serão retirados de ativos financeiros, bens imóveis, móveis ou semoventes, veículos, aeronaves e embarcações de cada uma das cooperativas envolvidas.
A Operação Trickster, responsável por investigar denúncias de organização criminosa e crime de inserão de dados falsos em sistemas de informações, teve sua primeira denúncia em 2018 – envolvendo cinco pessoas que participaram do esquema de fraude no SBA.
Em 2019, uma segunda denúncia foi oferecida pela Prodep, levando a réus por corrupção o ex-coordenador da Unidade de Bilhetagem Automática do DFTrans, Harumy Tomonori Honda Jr., e dois dirigentes da Cooperativa de Transportes Cooperbras.
Com informações: MPDFT
Comentários da Comunidade
Participe da discussãoOs mais notáveis
Faltou explicar como que se obtem lucro simulando viagens. Como que se procede? Roubam diretamente das pessoas?
Eles geram viagens falsas pra inflar os números e receber um repasse maior da prefeitura, já que o valor é atrelado ao número de viagens feitas.