Início » Jogos » O que é e como usar o recurso de Atividade no PS5?

O que é e como usar o recurso de Atividade no PS5?

Recurso de atividade no PS5 permite que o jogador interaja com conteúdos extras e ainda acompanhe o próprio progresso nos jogos

Vivi WerneckPor

A interface de usuário do PlayStation 5 traz algumas novidades, em relação a do PS4. Uma delas é o novo recurso de atividades, criado para aproximar o jogador de elementos extras do jogo, como bastidores, dicas, DLCs e etc. Conheça mais detalhes e como usar uma atividade no PS5.

ps5-review

PlayStation 5 (Imagem: Vivi Werneck/Tecnoblog)

Atividades no PS5: o que é?

As atividades fazem parte dos novos recursos da interface de usuário no PS5. Por meio de cartões, localizados na base da tela, o jogador tem acesso a, por exemplo, dicas dos próprios desenvolvedores para jogos que tenham suporte, o seu progresso numa fase, troféus conquistados, desafios e mais.

Esses cartões de atividades podem ser ativados de duas maneiras: na tela principal e no hub de algum game. Cartões na tela principal (sem que nenhum jogo esteja rodando) geralmente mostram assuntos de interesses gerais do console, como diários de produção de alguns games, promoções e etc.

Cartões visíveis ao selecionar algum game ou voltando ao hub com um jogo rodando (se o game tiver este suporte) podem exibir o quanto ainda falta para terminar a parte que está jogando, avançar no jogo, voltar para buscar itens perdidos, receber dicas, ver capturas (prints e vídeos) feitas, fazer desafios, acompanhar os troféus, dentre outras atividades.

ps5-atividades

Comece a jogar rapidamente com os cartões de atividades (Imagem: Reprodução/PlayStation 5)

Atividades no PS5: como usar?

Os cartões de atividade também podem ser usados como atalhos para começar um jogo, por exemplo. Ao selecionar algum game, no menu principal do PS5, e mover a tela para baixo você poderá ver um cartão mostrando onde parou numa partida e começar diretamente desta parte, sem ter que passar pelo menu principal do título. Se o jogo permitir, o jogador também poderá retomar rapidamente desafios pendentes.

Mas não é só isso. Estando com um game ativo ou não e descendo mais um pouco a tela (após ter selecionado um jogo) é possível assistir a vídeos relacionados ao título (a maioria com gameplays da comunidade) e ver expansões ou DLCs disponíveis. É muito recomendado explorar esses atalhos mostrados pelo recurso de atividades. Nunca se sabe quando se tem algum DLC gratuito para baixar.

Também é possível usar os cartões na aba de mídia do PlayStation 5. Ao explorar os cards de TV e vídeo, por exemplo, você encontra conteúdos de destaques dos principais aplicativos de streaming, como Disney+, Netflix, Prime Video e etc, além de tendências no YouTube e outros canais.

Assim como na aba jogos, ao selecionar algum app de streaming que tenha baixado é possível ver conteúdos extras específicos para cada canal, como novos filmes e séries e conteúdos recentemente adicionados. Daí é só selecionar algum, se quiser, e já começar a assistir (lembre-se de fazer o seu login antes).

ps5-atividades

Acompanhe seu progresso em jogos (Imagem: Reprodução/PlayStation 5)

Vale a pena usar as atividades do PS5?

Vai depender muito da sua necessidade em consumir conteúdo extra, seja de novidades gerais do console a itens específicos, como dicas em jogos, consultar seu progresso em fases ou verificar quais as novas adições em apps de streaming.

Em todos os casos, esta é uma boa adição à interface de usuário e apesar da grande quantidade de informações por item escolhido, não compromete a agilidade da navegação dos menus.

Para quem foca mais no conteúdo de jogos do que mídia e, por mais que não vá fazer uso constante destes cartões, vale ficar de olho neles de vez em quando por conta de promoções e DLCs gratuitos, que podem passar despercebido.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação