Windows 10 testa recurso de print com novo Experience Pack

Melhorias no sistema de captura de tela e possibilidade de dividir o teclado virtual chegam ao Windows 10 com o novo serviço

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Tela do Windows Update (Imagem: reprodução/Windows 10)

Tela do Windows Update (Imagem: reprodução/Windows 10)

A Microsoft divulgou nesta segunda-feira (30) uma nova forma para entregar recursos e ferramentas ao usuário do Windows 10, chamada de Windows Feature Experience Pack. A ideia é de levar novos recursos para as pessoas de forma mais rápida e com mais testes, evitando problemas com bugs e falhas.

Atualmente o Windows 10 recebe alguma coisa nova duas vezes por ano, com correções pequenas no decorrer dos outros meses. O calendário também envolve os recursos, que esperam a janela de lançamento para chegar aos beta testers do programa Windows Insider antes de serem entregues para o público final.

“Por meio do Windows Feature Experience Pack, podemos melhorar certos recursos e experiências que agora são desenvolvidos independentemente do sistema operacional”, diz a Microsoft em nota de lançamento do pacote. “Eventualmente, as atualizações do Windows Feature Experience Pack serão incorporadas ao processo de serviço do Windows 10 e entregues aos clientes por meio do Windows Update”, complementa.

Com isso ferramentas novas poderão ser liberadas para teste sem a necessidade de esperar uma atualização semestral, que traz um punhado de coisas em um pacote cumulativo. Sem a espera do sistema operacional inteiro receber o update, falhas podem ser descobertas e as ideias podem chegar mais cedo aos usuários do Windows 10.

Ferramenta de print é a atualizada no Windows 10

O Windows Feature Experience Pack 120.2212.1070.0 já está liberado no Beta Channel da Microsoft e ele entrega duas novidades, sendo a primeira mais importante: uma nova forma para a captura de tela, ou print. Neste momento, o usuário final pode utilizar o atalho tecla Windows + Shift + S para iniciar a captura, que fica salva na área de notificações e no clipboard.

A partir deste local, é possível editar e salvar o print, ou então descartá-lo. Com a nova ferramenta o usuário poderá configurar para que uma captura de tela seja salva automaticamente em uma pasta, de forma muito semelhante ao que faz o macOS.

A segunda novidade afeta apenas quem utiliza o Windows 10 em uma tela de toque. Nela, o usuário poderá dividir o teclado virtual em duas partes. O recurso parece pouco importante, mas permite uma melhor pegada quando o 2 em 1 ou tablet está nas mãos do dono.

Como receber o Experience Pack no Windows 10 agora

Se você quer entrar neste novo formato de entrega de novos recursos para o sistema operacional da Microsoft neste momento, basta entrar no Beta Channel do programa Windows Insider. Uma vez dentro, abra o Windows Update da mesma forma como qualquer outra pessoa faz e o Windows Feature Experience Pack será baixado – desde que a build instalada seja a 20H2 Build 19042.662.

Com informações: Microsoft.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Canal Exclusivo

Relacionados