Como assistir ao Disney+ em 4K Ultra HD, HDR10 e Dolby Vision

Descubra como assistir o Disney+ em 4K Ultra HD e Dolby Vision, e curta seus filmes e séries com grande qualidade de imagem

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 11 meses
Disney+ (Imagem: Reprodução/Disney)
Disney+ (Imagem: Reprodução/Disney)

O Disney+ possui uma vasta quantidade de conteúdos, entre filmes, séries, animações e documentários do acervo de mais de 80 anos da empresa. Alguns desses conteúdos são compatíveis com 4K, HDR10 e Dolby Vision, dependendo apenas da tela do usuário. Saiba como assistir ao Disney+ em 4K Ultra HD, HDR10 e Dolby Vision a seguir.

4K Ultra HD, Dolby Vision ou HDR10?

O termo 4K Ultra HD, apenas 4K ou Ultra HD, diz respeito à resolução da tela do usuário. Neste caso, o conteúdo é exibido em uma resolução de 3.840 x 2.160 pixels em telas que suportem tal qualidade de imagem.

O Dolby Vision e o HDR10, por sua vez, são tecnologias semelhantes. Ambas são soluções de HDR (High Dynamic Range, ou Grande Alcance Dinâmico em português), que permitem reprodução de conteúdo com maior fidelidade de cor e contraste. Telas do tipo são capazes de entregar maior fidelidade de cores, quando comparadas com um display sem a tecnologia.

O HDR10 e o Dolby Vision são ambos formatos HDR, mas são concorrentes. O primeiro, desenvolvido em parceria pela Sony e Samsung, é de código aberto, podendo ser implementado em TVs gratuitamente. O segundo, por sua vez é uma tecnologia proprietária da Dolby, que cobra pela licença.

O Disney+ suporta tanto 4K Ultra HD, quanto Dolby Vision e HDR10, dependendo apenas da tela do usuário.

Como assistir Disney+ em 4K, Dolby Vision e HDR10

X-Men: Primeira Classe é compatível com HDR10 (Imagem: Ronaldo Gogoni/Tecnoblog)
X-Men: Primeira Classe é compatível com HDR10 (Imagem: Ronaldo Gogoni/Tecnoblog)

Diferente da Netflix, que possui vários planos de assinatura com mais ou menos resolução, o Disney+ possui apenas um, que libera 4K, Dolby Vision e HDR10 para todos os usuários. Por padrão, conteúdos nesses formatos reconhecerão a compatibilidade da tela e serão liberados.

Funciona assim: se sua TV for 4K Ultra HD, as obras do Disney+ que suportam a resolução serão exibidas nesse formato, do contrário, ela respeitará o limite da tela (1080p, 720p, etc). O mesmo vale para conteúdos em Dolby Vision ou em HDR10.

Ou seja, se sua TV for Full HD, o filme, série, animação ou documentário será exibido na resolução de 1080p, sem Dolby Vision e sem HDR10, visto que ambos formatos só funcionam com Ultra HD.

Star Wars: A Ascensão Skywalker é compatível com Dolby Vision (Imagem: Ronaldo Gogoni/Tecnoblog)
Star Wars: A Ascensão Skywalker é compatível com Dolby Vision (Imagem: Ronaldo Gogoni/Tecnoblog)

Para saber se um conteúdo do Disney+ é compatível com Dolby Vision ou HDR10, é preciso acessar a página de cada um em uma TV ou tela 4K compatível com ambas tecnologias. Ao fazer isso, as informações exibirão uma nota dizendo com qual formato de HDR ele é compatível. Por padrão, obras que suportam HDR10 ou Dolby Vision estão na resolução 4K Ultra HD.

Fazer a consulta em uma tela Full HD não funciona, pois como a resolução 1080p não é compatível com HDR10 ou Dolby Vision, as informações do conteúdo não exibirão nenhuma nota.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Dolby Vision na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Relacionados