Celulares da Motorola devem receber Android 11 com modo desktop

Motorola demonstra prévia de modo desktop em vídeo; recurso pode chegar aos celulares da marca com o Android 11, segundo site

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Motorola apresenta prévia de modo desktop em vídeo (Imagem: Reprodução/Motorola)
Motorola apresenta prévia de modo desktop em vídeo (Imagem: Reprodução/Motorola)

A Motorola deve trazer de volta o modo desktop aos seus celulares no futuro. Os detalhes sobre a função foram revelados nesta terça-feira (1) em um vídeo apresentado por Sergio Buniac, presidente da Motorola Mobility. O recurso pode chegar aos telefones da marca junto com o Android 11.

Motorola demonstra modo desktop em celular

O vídeo está disponível na página do Snapdragon Summit 2020, evento da Qualcomm que anunciou o novo processador Qualcomm Snapdragon 888 5G. Na prévia, é possível ver um smartphone parecido com o Moto G 5G Plus conectado em um monitor externo e uma interface com traços do Samsung DeX, que transforma os celulares Samsung Galaxy em uma espécie de computador de mesa.

Três aplicativos são executados em janelas flutuantes e independentes, como se fosse em um computador: Google Planilhas, Pinterest e Gmail. Na barra de tarefas, o usuário ainda conta com opções para navegar entre os apps abertos e minimizados, realizar capturas de tela, controlar o volume, acessar o menu de apps, entre outras funções.

Segundo o XDA-Developers, a Motorola está trabalhando em um recurso para integrar os celulares e o computador através do cabo USB ou via Wi-Fi. Isto seria possível por meio de um aplicativo que virá embalado no Android 11 em alguns smartphones da marca, conhecido como “Mobile desktop”, e que, possivelmente, irá rodar apps e espelhar notificações no PC, entre outras funções, no futuro.

Motorola trabalha em recurso para integrar os celulares e o computador (Imagem: Reprodução/XDA-Developers)

Motorola trabalha em recurso para integrar os celulares e o computador (Imagem: Reprodução/XDA-Developers)

Ainda no vídeo, a Motorola também apresentou uma interface otimizada para televisões e novidades para a família Moto G no ano que vem. “2021 marcará a 10ª geração do Moto G e nada nos deixaria mais orgulhosos do que trazer experiências da série 800 para esta família”, disse Sergio Buniac.

Vale lembrar que esta não é a primeira vez que a marca norte-americana desenvolve um modo desktop para seus telefones. Em 2011, a Motorola lançou o Motorola Atrix 4G junto com um acessório que transformava o celular em um notebook com tela de 11 polegadas.

Com informações: Android Authority, PCMag, Qualcomm e XDA-Developers

Receba mais sobre Motorola na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Canal Exclusivo

Relacionados