Início » Celular » Procon-SP vai exigir que Apple forneça carregador para iPhones

Procon-SP vai exigir que Apple forneça carregador para iPhones

Procon-SP anuncia que irá exigir à Apple a disponibilização de carregadores para iPhone caso o consumidor solicite o acessório

Bruno Gall De Blasi Por

A Fundação Procon-SP irá exigir a disponibilização do carregador do iPhone caso o consumidor solicite. A nova manifestação do órgão surge semanas após a notificação enviada à Apple em outubro, que solicitou explicações por vender o iPhone 11, XR e SE sem o adaptador de tomada na caixa, pouco antes do lançamento do iPhone 12 no país.

iPhone 12 Mini (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

iPhone 12 Mini (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

O comunicado desta quarta-feira (2) abre um novo episódio à ação da fundação devido à remoção do carregador das caixas dos celulares. Em resposta ao órgão paulista, a companhia afirmou que a alteração teve como objetivo a redução da emissão de carbono e lixo eletrônico, pois, em geral, os consumidores já possuem o adaptador de tomada em casa e não utilizam os acessórios novos que acompanham o smartphone.

Ainda assim, o Procon-SP irá exigir a disponibilização do adaptador de tomada aos clientes. “É incoerente fazer a venda do aparelho desacompanhado do carregador, sem rever o valor do produto e sem apresentar um plano de recolhimento dos aparelhos antigos, reciclagem etc”, disse Fernando Capez, diretor executivo do Procon-SP. “Os carregadores deverão ser disponibilizados para os consumidores que pedirem”.

Em nota, o órgão paulista observa que o equipamento é “essencial para o uso do produto” e é esperado pelo consumidor durante a compra do celular. Ainda segundo o Procon-SP, a Apple não esclareceu se o uso de carregadores antigos ou de terceiros podem comprometer a recarga, a “segurança do procedimento” e a garantia, assim como não informou ao consumidor sobre a alteração e não demonstrou o ganho ambiental devido à remoção.

“A conduta da Apple será analisada pela diretoria de fiscalização e, caso sejam constatadas infrações à lei, poderá ser multada conforme prevê o Código de Proteção e Defesa do Consumidor”, afirmou o órgão. A empresa também foi notificada pela Senacon.

Procurada pelo Tecnoblog, a Apple não se manifestou sobre o assunto.

Apple passa a vender iPhones sem carregador

Em outubro, além de apresentar o novo iPhone 12, a Apple também anunciou que não venderia mais celulares com o carregador e fones de ouvido na caixa. A alteração, no entanto, afetou não somente a nova linha de smartphones da marca, como, também, o iPhone 11, XR e SE.

Segundo a Apple, a remoção acontece para preservar o meio ambiente, ao reduzir a emissão de lixo eletrônico. No lugar, a companhia sugeriu os usuários a utilizarem seus acessórios antigos, incluindo o cabo Lightning, que ainda acompanha os smartphones na embalagem. Caso não possua em casa, o consumidor terá comprá-los separadamente.

Com informações: Procon-SP

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
23 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

LekyChan (@LekyChan)

ta meio errado o titulo ao meu ver, pois pelo que a matéria diz, eles não vão exigir a venda com, mas sim exigir que a Apple forneça caso o cliente queira.

Jefferson Rodrigues (@Jefferson_Rodrigues)

Minha amiga comprou o SE, e ela me disse não ver problema em não receber o carregador, pois ela tem vários.

Juliano Machado Olivetti (@Juliano_Machado_Oliv)

É um tanto óbvio que por aqui a Apple enfrentaria problemas com a medida. Da mesma forma aleatória que a Apple afirma que a maioria do clientes já tem carregadores em casa, eu estimo que a extensa maioria usa em algum momento o que veio na embalagem, isso se não o repõe por outro no meio da vida útil do produto.

Mickey Sigrist (@Mickey)

Achei as argumentações do Procon perfeitas. A Apple tem que fornecer o carregador, é um item necessário para o uso do celular. Não pode haver a presunção de que todos os usuários já possuem um carregador, até porque nem todos os carregadores são compatíveis e a empresa também não garante que carregadores paralelos funcionarão da maneira ideal com o produto dela. Também não há garantias de que se houver dano no aparelho devido ao uso de um carregador paralelo a Apple irá cobrir os custos.

LekyChan (@LekyChan)

nem todo lugar tem um fornecimento de energia decente, picos de energia podem danificar ele. Além disso tem o fato de algumas pessoas carregarem ele para todo canto, podendo assim danificar de alguma forma no transporte.

Cesar Osvaldo Müller (@cesar)

Espera só até o Procon descobrir que o Kindle vem sem carregador na Caixa…
Espera só até o Procon descobrir que o 3DS vem sem carregador na Caixa…
Espera só até o Procon descobrir que o carregador wireless que comprei vem sem carregador na Caixa…
Espera só até o Procon descobrir que a Apple TV vem sem cabo HDMI na Caixa…
Espera só até o Procon descobrir que meu iFood vem sem talheres na Caixa…

Só pra mostrar que, no final, a gente só tá reclamando por que antes vinha o carregador, mas se não viesse, nunca iriamos reclamar… Não to aqui pra defender a Maçã, inclusive acho que por uns dois anos deveria vir um gift card no valor do carregador dentro da caixa… Mas sério, isso daí me parece só mais uma forma do procon “se aparecer”, do que de realmente fazer algo útil…