Início » Jogos » Como os indicados são escolhidos para o The Game Awards

Como os indicados são escolhidos para o The Game Awards

Prêmio global; saiba como os indicados são escolhidos para o The Game Awards e entenda como alguns títulos ficam de fora

Leandro KovacsPor

Chega o fim de ano e os gamers de plantão já ficam aguardando o resultado para ver seus jogos favoritos brigando pelo título. Veja abaixo como os indicados são escolhidos para o The Game Awards e não fique na “bronca” caso algum dos seus prediletos não esteja na lista.

The Game Awards prêmio mundial dos games (Imagem: The Game Awards/Divulgação)

The Game Awards é o prêmio mundial dos games (Imagem: The Game Awards/Divulgação)

Quem indica para o The Game Awards?

O tribunal gamer! Fora a brincadeira, o júri é formado por mais de 95 veículos globais de mídia e influenciadores, com histórico de avaliação e crítica sobre games. Júris especializados também são montados para indicar nas categorias esports e acessibilidade. 

Como é realizado o processo?

Cada veículo completa uma cédula, confidencial, não marcada e baseada na opinião diversa de todo o corpo editorial, listando os 5 indicados em cada categoria.

Após esse processo, as cédulas são tabuladas pela organização do The Game Awards. Os 5 nomes que apareceram com mais frequência nas cédulas, são os indicados. No caso de empate, até 6 ou 7 indicados podem completar uma categoria específica.

Para manter a transparência do prêmio, o produtor do The Game Awards, Geoff Keighley, não participa das indicações e nem da votação para os vencedores.

Por que utilizar um júri?

Imagine a quantidade de jogos lançados a cada ano. A escolha de um júri facilita a organização e equilíbrio da votação. O longo tempo necessário para avaliar completamente os jogos é suavizado com a ideia de foco de votação. 

Essa estrutura permite a avaliação crítica mais ampla possível. Cada cédula enviada para o The Game Awards representa a opinião coletiva de todo um veículo de comunicação, não o ponto de vista de um único indivíduo.

Os veículos recebem cópias dos jogos?

No início de cada temporada de premiações, os produtores de jogos podem acessar uma lista dos veículos que vão preencher as cédulas de nomeação. 

A maioria dos responsáveis pela votação, normalmente, tem acesso aos jogos em seu dia a dia editorial normal. Mas, os produtores dos jogos têm permissão para fornecer cópias físicas de revisão ou códigos para versões digitais.

Credibilidade do processo The Game Awards

Para garantir a credibilidade no processo de votação, o The Game Awards mantém uma política rígida contra “campanhas”. Produtores de jogos devem evitar qualquer comunicação que possa ser vista como campanha para se favorecer nas indicações. 

Todas as atitudes suspeitas nesse intuito, são revisadas e podem levar à desqualificação de um único título, até desqualificações de uma lista inteira dos produtores para qualquer ano, em casos mais extremos. 

Acompanhe o The Game Awards 2020

Agora que você já sabe como os indicados são escolhidos para o The Game Awards, com todos os processos e burocracias, pode ficar menos chateado caso seu jogo predileto não entre na lista das indicações do ano. O evento acontece com transmissão via streaming pelo próprio site da premiação.

Lembrando que os vencedores são escolhidos em 90% pelo júri e 10% pelo público, caso seu favorito seja indicado, ainda pode dar uma força rumo ao título. 

Com informações: The Game Awards.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando