Início » Jogos » Como são definidos os vencedores do The Game Awards

Como são definidos os vencedores do The Game Awards

Resultado final; após as indicações, saiba como são definidos os vencedores do The Game Awards e qual o peso do público

Leandro KovacsPor

Com todos os títulos de jogos concorrentes definidos nas categorias, é hora de decidir quem é o maior destaque em cada modalidade. Veja abaixo como são definidos os vencedores do The Game Awards e como o voto do público também é importante para o título.

The Game Awards (Imagem: The Game Awards/Divulgação)

Premiação gamer mais esperada do ano (Imagem: The Game Awards/Divulgação)

Definindo os vencedores

Os vencedores são determinados por uma votação mista entre o júri eleito pelo evento e o público, com uma relação de 90% para os especialistas e 10% para o público geral. 

Os fãs podem votar em seus jogos favoritos pelo site do evento The Game Awards, e mídias sociais em algumas categorias selecionadas. 

Na China, o público pode votar nos vencedores pelo Bilibili, uma das maiores redes sociais do país. A votação dos fãs encerra às 18h, horário do pacífico, algo próximo das 21h de Brasília do dia que antecede o evento. 

The Game Awards e eleição que não é 100% do público

Vamos parar e pensar um pouco, jogos de produtoras menores, com versão somente para uma plataforma, seriam totalmente prejudicados. Seria uma luta desleal contra as produtoras maiores, que lançam seus jogos em multiplataformas, a vantagem é grande, nesse caso, para altos investimentos e não para a qualidade do jogo em si. 

A votação do prêmio combate jogos que são alavancados socialmente, com ações de mídia, fanbase, entre outras estratégias que poderiam mascarar o resultado. O combinado entre as duas frentes é a melhor alternativa, para que o peso dos votos seja para critérios técnicos e não opiniões pessoais.

The Game Awards e corrupção de votos “técnicos”

A estrutura inicial começa com a indicação dos concorrentes. Ela é feita por diversos veículos de comunicação ou influenciadores com larga experiência na crítica de jogos.

Obviamente, alguma produtora pode tentar “subornar” para aumentar suas chances de ser indicada, mas o The Game Awards proíbe qualquer tipo de comunicação que possa ser vista como interferência. Casos suspeitos, são investigados. 

Se confirmadas as denúncias, o título pode ser desclassificado e nos casos mais graves, a produtora pode ser desclassificada de todas as premiações futuras. O rígido controle das normas, aumenta consideravelmente a transparência da votação.

Não desanime

Vá até o site do evento, veja se seus jogos prediletos estão lá, vote e acredite. Mesmo limitado ao peso de 10% do total de votos, a escolha dos jogadores pode ser decisiva para um desempate. O processo para a votação é transparente, com pesos equilibrados, onde os melhores games carregam o caneco para casa. Vote e torça.

Com informações: The Game Awards.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando