Início » Internet » Google detalha como vai abrir paywall de notícias no Brasil

Google detalha como vai abrir paywall de notícias no Brasil

Google fechou parcerias com veículos do Brasil (e outros países) para dar acesso limitado a notícias sob paywall

Emerson Alecrim Por

Em junho, o Google anunciou um programa de licenciamento e apoio ao jornalismo que, entre outras ações, pagará por paywall. Com isso, o veículo parceiro terá alguma remuneração e, ao mesmo tempo, o usuário conseguirá acesso gratuito a um conteúdo pago. Nesta quarta-feira (2), o Google deu mais detalhes sobre como a plataforma irá funcionar.

Google Notícias (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Google Notícias (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

O programa levou, em outubro, ao lançamento do Google News Showcase, iniciativa chamada de Destaques no Brasil. A plataforma oferece acesso a conteúdo jornalístico por meio de parcerias com centenas de veículos de vários países. No Brasil, há parcerias com cerca de 30 veículos, entre eles, UOL, Estadão, O Tempo, IstoÉ e Folha de S.Paulo.

Inicialmente, o conteúdo do Destaques aparecia apenas no aplicativo do Google Notícias para Android. Mas, graças a uma expansão anunciada hoje, a plataforma também passará a aparecer no app para iOS e na versão web móvel do serviço. Em breve, as notícias do Destaques também surgirão no Google Discover.

Também para breve, o Google promete liberar conteúdo restrito por paywall. A companhia diz que “para apoiar esse objetivo, pagaremos aos parceiros para fornecer acesso limitado a conteúdos sob paywall para usuários do ‘Destaques'”.

Destaques (animação: Google)

Destaques (animação: Google)

Para ter acesso a esse benefício, o usuário precisará se cadastrar no site do veículo que oferece o conteúdo de seu interesse. Essa é uma forma de permitir que o veículo crie um relacionamento com o leitor e possa, por exemplo, oferecer a ele assinaturas promocionais.

Outro novo recurso do Google Destaques é um painel que exibe uma lista de conteúdos selecionados pelos veículos favoritos do usuário. Além disso, na seção “Para Você”, a plataforma mostrará sugestões de notícias locais e nacionais.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
2 usuários participando