Google detalha como vai abrir paywall de notícias no Brasil

Google fechou parcerias com veículos do Brasil (e outros países) para dar acesso limitado a notícias sob paywall

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Google Notícias (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Google Notícias (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Em junho, o Google anunciou um programa de licenciamento e apoio ao jornalismo que, entre outras ações, pagará por paywall. Com isso, o veículo parceiro terá alguma remuneração e, ao mesmo tempo, o usuário conseguirá acesso gratuito a um conteúdo pago. Nesta quarta-feira (2), o Google deu mais detalhes sobre como a plataforma irá funcionar.

O programa levou, em outubro, ao lançamento do Google News Showcase, iniciativa chamada de Destaques no Brasil. A plataforma oferece acesso a conteúdo jornalístico por meio de parcerias com centenas de veículos de vários países. No Brasil, há parcerias com cerca de 30 veículos, entre eles, UOL, Estadão, O Tempo, IstoÉ e Folha de S.Paulo.

Inicialmente, o conteúdo do Destaques aparecia apenas no aplicativo do Google Notícias para Android. Mas, graças a uma expansão anunciada hoje, a plataforma também passará a aparecer no app para iOS e na versão web móvel do serviço. Em breve, as notícias do Destaques também surgirão no Google Discover.

Também para breve, o Google promete liberar conteúdo restrito por paywall. A companhia diz que “para apoiar esse objetivo, pagaremos aos parceiros para fornecer acesso limitado a conteúdos sob paywall para usuários do ‘Destaques'”.

Destaques (animação: Google)

Destaques (animação: Google)

Para ter acesso a esse benefício, o usuário precisará se cadastrar no site do veículo que oferece o conteúdo de seu interesse. Essa é uma forma de permitir que o veículo crie um relacionamento com o leitor e possa, por exemplo, oferecer a ele assinaturas promocionais.

Outro novo recurso do Google Destaques é um painel que exibe uma lista de conteúdos selecionados pelos veículos favoritos do usuário. Além disso, na seção “Para Você”, a plataforma mostrará sugestões de notícias locais e nacionais.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados